sexta-feira, 7 de outubro de 2016

LES MECS DE L'ANIMALERIE


Eu nunca ouvi tanta música francesa como agora, nem quando voltava de viagem. A culpa é do Apple Music, que descobriu minhas preferências e libera uma lista com as novidades francophones toda sexta-feira. Uma das melhores descobertas foi a dupla Paradis, que parece uma versão parisiense dos Pet Shop Boys até na pegada gay de seu álbum "Recto Verso" (o clipe da música-título, no entanto, é decepcionantemente hétero). Eles fazem exatamente o tipo de som que eu mais gosto no momento: um pop suave com lindas melodias e toques eletrônicos. São descendentes diretos do grande Etienne Daho e primos-irmãos de Christine and the Queens. E já entraram para minha lista dos melhores do ano, lááá em cima.

Outra dupla do mesmo gênero é The Pirouettes, formada por um rapaz e uma moça. Um tipo de formação que é comum, aliás, no pop de muitos países latinos, mas não no Brasil. Só os nomes deles já são tout un programme: Vicki Chérie e Leo Bear Creek. "Dans le Vent de l'Été", o primeiro single do disco "Carrément Carrément", soa na verdade como duas músicas distintas, ambas ótimas. As outras faixas não são assim tão sublimes, mas OK, ça marche.

Adrien Soleiman foi descoberto num concurso da revista Les Inrockuptibles, e sua música é alguns tons mais sombria do que a das minhas sugestões anteriores. Mesmo assim, "Brille", seu trabalho de estreia, é agradável do começo ao fim, e seu visual de urso destoa da fragilidade costumeira dos mancebos  da varieté (vide as sugestões anteriores). Gostou? Então confira também Julien Doré, Polo & Pan, Aliose, Clea Vincent, Juniore, Noir Éden e Bon Voyage Organisation. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário