segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ES GOLPE

A Venezuela permite o “recall”. Se houver assinaturas suficientes, o país promove uma votação para saber se o povo quer que o governante termine seu mandato. Não precisa haver crime de responsabilidade ou pedalada fiscal: bastam as assinaturas. O mecanismo foi implantado na constituição aprovada por Hugo Chávez, e ele mesmo se submeteu a este tipo de referendo em 2004. Saiu vencedor, e ainda mais forte. Agora seu sucessor Nicolás Maduro está fazendo tudo o que pode para melar um novo pleito. As assinaturas já foram colhidas, mas o equivalente local ao TSE agora diz que elas precisam ser não de 20% do eleitorado nacional, mas 20% do eleitorado de cada estado. Só para garantir que o “recall” não aconteça este ano. Se rolasse ainda em 2016, seriam convocadas novas eleições. Se ficar para o ano que vem, Maduro até sai da presidência, mas em seu lugar ficaria um vice-presidente chavista - que pode ser apontado a qualquer momento. Por isto, concordo com a oposição venezuelana, que diz que um golpe está em curso no país. Quero ver alguém dizer que não. Os defensores do bolivarianismo andam com o rabo entre as pernas, confrontados com o desastre absoluto que é o governo Maduro. A economia da Venezuela se liquefez, a criminalidade explodiu, há dezenas de presos políticos. O parlamento de lá está convocando a população a resistir, e a sessão de ontem acabou em pancadaria quando governistas invadiram o plenário. Sempre achei que essa história iria terminar em sangue, e temo que meus pressentimentos se tornem realidade.

18 comentários:

  1. Num tô nem ai pra Venezuela duas pragas assolam o Brasil : flanelinha e pastor evangélico.

    Evangélicos tem poder devido à quantidade de dinheiro que movimentam. E dinheiro isento de impostos, já que não declaram os 10% que tiram dos bolsos dos fiéis, isso sem contar as "ofertas". E essa arrecadação nunca cai, não é abalada por crises. Porque, desde que o mundo existe, só há dois mercados que sempre estiveram em alta: sexo e fé.

    Se não acabarmos com essa praga que se alastra pelo país vamos pagar muito caro... esperem pra ver....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu já li por aí que a arrecadação das igrejas evangélicas também caiu com a crise, e que muitas delas estão em dificuldades financeiras. É, a crise atingiu todo mundo.

      Excluir
    2. A igreja sempre explorou a pobreza das pessoas. E para eles a crise é solo fértil para dar continuidade a exploração e expandir seu poder

      Excluir
    3. Nem o próprio Jesus Cristo eleito prefeito dá um jeito no Hell de Janeiro

      Excluir
    4. Me revolta ver toda essa turma que foi responsável pelo levante em direção à direita permanecer calada com essa distorção que é a eleição do Crivella no Rio.
      Ou seja, se não tem carnaval, pato e roupa da seleção pra tirar as selfies ninguém sai de casa.
      A ridiculosidade da classe média no Brasil é deprimente.
      Que queimem todos quando o bispo transformar o camarote semivip em igreja.

      Excluir
    5. Enquanto continue a religião(que é assunto privado de cada pessoa)presente na vida política(que é assunto publico) nem a democracia nem o respeito a liberdade de cada cidadão vão avançar.

      Excluir
    6. Os cariocas acostumados às benesses do império , não se esforçou até hoje em aprender a votar.

      Excluir
    7. 18:38 e vc não se esforçou em aprender a escrever corretamente.

      Excluir
  2. VIVA O COMUNISMO .As vezes você só precisa de um trago e um cigarro com um broder que te entende. Valeu Stalin te considero pacas.

    ResponderExcluir
  3. O que acontece na Venezuela é o que o PT queria fazer aqui. Mas Brasil não é uma republiqueta de banana qualquer. Somos diferentes dos nossos vizinhos. Petismo tentou e não conseguiu. Venezuela é o quadro perfeito do que de fato é o bolivarianismo. E bolivarianismo não passa de nazismo. Este que é herdeiro do comunismo. Ideologia mais fracassada e estapafúrdia que há nesse mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase impossível o PT transformar o Brasil numa Venezuela. O que chamam de "venezuelização" é uma estratégia para demonizar a esquerda e aterrorizar quem tem dificuldade para raciocinar. Tb quero o PT longe do governo por enquanto, mas não deixe a massa e transformar vc em um cidadão ignorante qualquer que repete o mesmo argumento de sempre: lulopetismo, chavismo, dilma louca do planalto, bolivarianismo, etc...todo partido político é ideológico. A direita é cheia de ideologias.
      Caia fora do lugar comum enquanto é tempo.

      Excluir
    2. Adooooooooroooooo quando esquerdinha almofadinha vem chamar que não é de esquerda de ignorante. É super inteligente tentar desqualificar assim que não corrobora suas ideologias.

      Excluir
    3. Eu não vi o leitor chamar quem não é de esquerda de ignorante, somente que a massa composta pela mídia e por "direitistas" podem te transformar em ignorante! Vamos ver então a frase do anônimo 12 e 46 que o anônimo das 12 e 55 disse que pode se transformar em ignorante:"bolivarianismo não passa de nazismo. Este que é herdeiro do comunismo" Os de direita vão dizer que nazismo vem do socialismo e comunismo, ou seja, da esquerda e os de esquerda vão dizer que foi ditadura de direita. Nos livros de história, aqui e em todo lugar, classificam nazismo como far right wing (extrema direita), mas os de direita vão dizer que as universidades daqui e do mundo são doutrinadas e que o nazismo foi sim de esquerda. O que sei é que Hitler não gostava de comunista, apesar de poder ter sido um, segundo a direita brasileira! E também acho que é bem diferente o Brasil se tornar uma Venezuela. Só sei de uma coisa: minha vida não mudou com Dilma ou sem Dilma, e a vida de muitos "coxas" da paulista também não mudou. Se alguem me vê na rua e for do PT pode me achar o esteriótipo de coxa (classe média, "branco"), mas sei muito bem que o partido dos "coxas" PSDB faz muito mais mal ao país que o dos petralhas! A inflação continua acima do teto, se fosse a Dilma ia ser massacrada dia e noite na tv, como é o Temer só uma notinha. Os casos de zica so aumentm, se fosse Dilma ia ser do Bom Dia Brasil até o Jornal da Globo, como é o Temer, somente uma menção que aumentou os casos e focar no otimismo das famílias que tem crianças com caso de microcefalia. E o anônimo das 15 e 24 diz:"É super inteligente tentar desqualificar assim que não corrobora suas ideologias.", ele foi bem educado, mas que qualquer "direitista" que comenta aqui e em notícias do uol e do g1 que diz que quem não concorda com eles é petralha, mav, esquerdopata, e sempre o mesmo discurso - parece até que é a mesma pessoa comentando em todo lugar!
      Nick

      Excluir
    4. Além do mais, faço um pedido para os libertários e liberais comentadores aqui leiam esse artigo:https://niskanencenter.org/blog/cant-make-government-smaller/
      Principalmente nessa parte:"If you’ve ever wondered why the right-leaning “freedom movement” hasn’t had much success in actually making Americans more prosperous or free, try this on for size:
      Smaller government can’t be the sine qua non of the politics of freedom in a Wagner’s Law world.
      The failure to understand or accept this amounts to a fundamental misapprehension of political reality, which has led freedom-lovers to adopt a self-defeating public message and political strategy.

      This is just a conjecture. But when the world’s most vocal supporters of freedom-as-small-government show that the developed countries with the biggest governments are also among the world’s freest, and show the United States—where the freedom-as-small-government philosophy is most powerfully promoted and most widely accepted—has lost ground in economic freedom year after year for nearly two decades, it’s a conjecture worth taking very seriously"
      Nick

      Excluir
    5. 12:46 eheheh Brasil é Paraguai meu filho.

      Excluir
  4. Praga mesmo é a primeira bicha que postou - preconceituosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preconceituoso é o teu pastor que diz que católicos, espíritas, hinduístas e outras religiões pregam doutrinas demoníacas e homossexuais é o próprio demônio encarnado .

      Excluir
  5. E essas bandeiras são a favor ou contra o Maduro?

    ResponderExcluir