quinta-feira, 22 de setembro de 2016

SE EU FOSSE CARIOCA


Rio e São Paulo não são cidades rivais: são dois países diferentes, com língua e cultura próprias. Falo isso com carteirinha, porque nasci em uma e moro no outra, e passei a vida inteira na Ponte Aérea. Essa picuinha histórica rende assunto para uma comédia, mas "Desculpe o Transtorno" não é esse filme. O roteiro faz tanta força para evitar os clichês sobre paulistas e cariocas que acaba ignorando os contrastes entre eles. E acaba passando a mensagem de que o Rio é, no fundo, superior a São Paulo, o que não é exatamente uma estratégia de marketing inteligente. Gregorio Duvivier faz um cara que, assim como eu, nasceu lá e veio cá morar. Ao contrário de mim, ele muda de personalidade quando pisa em sua terra natal, num passe de mágica semelhante ao de "Se Eu Fosse Você" (talvez não por acaso, também produzido por Daniel Filho). Ele está ótimo na caracterização dos dois lados do personagem, assim como suas colegas Clarice Falcão (que na vida real é recifense) e Dani Calabresa - esta chega a exagerar o sotaque paulistano, como se o tivesse pouco. Mas a partir de certo ponto o filme anda em círculos, embora nunca se torne maçante. Já o desfecho só irá agradar aos cariocas da gema, e aos que se comoveram com a crônica de Gregorio publicada pela Folha na semana passada.

8 comentários:

  1. Aqui nos comments vai chover de gente fingindo criticar o filme, mas quer mesmo é cagar no Greg.

    ResponderExcluir
  2. Assistir. Filme agradável e sem pretensões de agradar ou desagradar aos que julgam os ganhadores do OSCAR . Gregório e Clarice doce. Dani Calabresa optou pela caricatura , e foi ela quem arrancou as gargalhadas do espectador no dia em que assistir.

    ResponderExcluir
  3. Espero que o governo continue investindo em cine Pernambucano ,porque não aguento mais ir no cinema e ver em cartaz as mil e uma comédias produzidas em Rio e São Paulo por Ingrid Guimarães, Leandro Hassun e os mesmos atores de sempre.

    Espero que o governo incentive e invista também em cine Baiano, cine da Paraíba, cine do Pará, cine Mineiro, cine do Rio grande do Sul , cine do Mato Grosso, cine de Brasília e cine Pernambucano também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas comédias do Hassun, Glória Pires e Tony Ramos, Porchat, etc...é o que o pessoal de direita amarelinha que empurra pato na paulista gosta.
      No caso desse filme que tem o Greg Duvivier e foi bancado pela Lei Rouanet (como se todos os outros não tenham sido tb feitos) eles vão boicotar.
      O patriotismo brega dessa gente não permite.

      Excluir
    2. Lei do Audiovisual, desinformado!

      Excluir
  4. O mio babbino caro
    Paulista não tem muito tempo para se preocupar com carioca. Acho o Rio bonito e com muita energia. Quanto a atores globais, são um pé no saco.

    ResponderExcluir
  5. Vc jura que isso ainda dá enredo? Rio e SP? Gente, que país de bosta.

    ResponderExcluir
  6. Filme fraco, simplesmente porque não atinge nada do que pretendia. Não rendeu. Nada. E juntou gente bacana pra caralho. Super sem graça. Nota 4,5.

    ResponderExcluir