terça-feira, 13 de setembro de 2016

NENHUM SEGREDO

A polêmica em torno da escolha de "Pequeno Segredo" como o representante do Brasil no próximo Oscar não tem hora para acabar, e eu me enfiei no meio dela. Ontem minha coluna no F5 tratou do assunto; hoje saiu na Folha uma entrevista que eu fiz com o crítico Marcos Petrucelli, o pomo da discórdia entre os integrantes do comitê de seleção. Não é segredo que essa disputa reflete a atual divisão política do país. Agora é torcer para que a Academia goste do filme da família Schurmann, e que Sonia Braga seja indicada para melhor atriz por "Aquarius". Jamais voltaremos a ser um país só, mas isto apaziguaria os ânimos.

33 comentários:

  1. Hoje a Folha SP publicou uma crítica de Pequeno Segredo e entre outras coisas diz que: " é um dos piores filmes do cinema brasileiro dos anos recentes". Goste se ou não das posições políticas da equipe de Aquarius, o fato é que o filme é de fato excelente. O filme ficou entre os 5 melhores do último festival de Cannes (segundo a crítica que cobriu o festival), venceu os Festivais de Sidney e Amesterdam e ontem foi ovacionado no mais importante festival de cinema da América, o TIFF Toronto Filme International Festival. Ao preterir Aquarius para nos representar no Oscar, me parece que o governo quis evitar dar maior exposição internacional ao filme, o que na minha visão não deixa de ser uma espécie de censura, e isso é grave, muito grave. No mais, eu no lugar do diretor e da equipe de Aquarius ficaria muito feliz ao ver meu filme não ser o representante de um governo pequeno, ilegítimo e golpista!

    ResponderExcluir
  2. Começaram a conhecer o filme desconhecido,
    Crítica de hoje da Folha de São Paulo:

    "Em uma escolha bastante audaciosa, o júri reunido pelo Ministério da Cultura elegeu como representante do Brasil no Oscar um dois piores filmes do cinema brasileiro dos últimos anos.
    "Pequeno Segredo" é um oceano de clichês e sentimentalismo. A narrativa é piegas, as imagens são piegas, a banda sonora é piegas, a direção é de uma platitude sem fim.
    Nem a talentosa Júlia Lemmertz salva-se do naufrágio, enroscada em uma encenação monocórdia e maçante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pequeno segredo filme piegas de sessão da tarde da globo

      Excluir
  3. A escolha não representa a divisão do pais , quem escolheu o filme que ninguém viu foi uma comissão podre e não o povo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O povo" não escolhe o filme que vai concorrer ao Oscar em nenhum país.

      Excluir
    2. Achei engraçado o cara dizer que fez um filme para ganhar o oscar baseado no gosto do jurado da academia americana. Kkkkkk só ele tem a formula . Será que academia já sabe que ele descobriu o segredo?kkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Tony eu seu que o povo não escolhe, mas Aquarius foi visto em Canes e elogiado, foi visto no Brasil e elogiado, ganhou vários festivais e também já foi visto por quase 200.000 brasileiros e bastante elogiado . Isso é curriculum para o Oscar

      Excluir
    4. 12:10 e a camisão brasileira endossou esta conversa fiada de que “pequeno segredo “ foi feito p agradar a academia americana para disfarçar a perseguição pura e dura à Kleber Mendonça Filho - Aquarius

      Excluir
    5. "Aquarius foi elogiado" = saiu de mãos abanando

      Excluir
  4. Poderia não comentar aqui mas não vou dar esse gostinho a essa esquerda atrasada. Esses ditos 'artistas progressistas' estão reclamando do quê? Ora bolas, o filmeco da dona Anna Muylaert ano passado foi escolhido por pura politicagem. A esquerda atrasada ficou toda serelepe com o filme que seria uma obra à lá marxista, que refletiria "a luta de classes na sociedade brasileira", quanta bobagem, o que se tem é um filme pretensioso com resultado demasiadamente mediano. Vendo esses ditos 'artistas progressistas' se pronunciarem parece que o PT não se aliou com o Paulo Maluf, José Sarney, com o PSC, PRB, e por aí vai, a lista é longa. Parece que o governo do PT não instalou uma cleptocracia nunca antes vista na história desse país. Esses ditos 'artistas progressistas' falam como se o governo do PT tivesse obtido grandes avanços nos direitos reprodutivos para as mulheres. Quem pensam que enganam? De maneira contraproducente enganam a si mesmos. Dilma foi cassada e a esquerda atrasada logo se pronunciou afirmando que tal ato revelava misoginia, se assim fosse, para começo de história, dona Dilma nem presidente teria sido eleita. O Marcelo Calero foi vaiado em um festival por essa gente, usando a lógica dos petistas no caso de Dilma, entendo que a vaia foi um ato de homofobia. Pronto, simples assim, descobrimos também que os petistas são homofóbicos? São os que proclamam golpe aqui mas que apoiam Cuba, Venezuela, governos de fato golpistas, mas imagina, para a esquerda atrasada são regimes revolucionários, para esse gente funciona assim. Ficar calado é que não vou, isso é tudo o que eles querem. As pessoas hoje não tem mais medo do PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma gota de nexo nos seus delírios ... me parece um tipo de mania persecutória ... mas não sou especialista.

      Excluir
    2. Parabéns João, bom ver que muitos não se calam nem se intimidam diante a patifaria e a gritaria dos petistas e da esquerda caquética com seus falsos valores.

      Excluir
    3. 'artistas progressistas' Fernando e Sorocaba, zeze, chitãozinho, safadão e você.

      Excluir
    4. JOAO PAULO, DEBOAS MANO TEU TEXTÃO CHEIO DE ERROS DE CONCORDÂNCIA VERBAL DÁ UMA PREGUIÇA DE LER DA PORRA

      Excluir
  5. Um diretor ( Pequeno Segredo) que diz que fez filme para agradar academia americana , deve ser uma vergonha para a classe . Imagina o que pensa Tarantino, Woody Allen desse tipo de diretor.

    ResponderExcluir
  6. A esquerda reclamando que Aquarius não foi escolhido para representar o Brasil na premiação que melhor representa o capital no país mais capitalista do mundo? A gente vive e não vê tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra vc ver como os "esquerdistas" mudaram, só não mudou a visão de vcs "direitistas" em relação aos esquerdistas - acham que os "esquerditas" querem transformar p Brasil em Venezuela e Cuba, em ditadura de esquerda, que são patéticos e que o PT é o único e o grande partido corrupto do Brasil. Ou seja, a esquerda mudou sim, por isso muitos são "caviar" e não vejo nenhum descredito de se ter uma esquerda caviar!
      Nick

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKK AMOOOO.
      Amo demais essas comentaristas que se vangloriam da própria hipocrisia. Gritam contra o malvado capitalismo, contra as malvadas corporações, imploram por mais estatais para dar mais empregos cabides a eles, e por trás estão celebrando tomando champanhota e postando em iPhones comprados com os impostos do brasileiro ralé, aquele que paga os luxos da esquerda caviar que se diz defensora dos pobres e oprimidos mas ela que vive linda enquanto o povão xexelento recebe bolsa familia.
      Essa Nick é bem a cara do lixo que varreu o Brasil, dos folgados que nunca trabalharam e se orgulham de viver nababescamente com o dinheiro do povo. Caso a inteligência dela não permita entender, a gente desenha pra ela ver que esquerda caviar é nojenta não apenas pela hipocrisia, mas por gostar da mamata com o dinheiro do povo.

      Excluir
    3. "Dinheiro do povo", eu quero saber se o pessoal do filme "Aquarius" não trabalhou, se o filme foi feito com mágica! Se eles não trabalharam fazendo roteiro, horas de estúdio e externas! Eu não imploro por mais estatais e nem por emprego cabides, onde você leu isso? Porém sei que na Noruega: "30% of the labour force are employed by the government" e"The state has large ownership positions in key industrial sectors, such as the strategic petroleum sector (Statoil), hydroelectric energy production (Statkraft), aluminum production (Norsk Hydro), the largest Norwegian bank (DNB) and telecommunication provider (Telenor). The government controls 31.6% of publicly listed companies. When non-listed companies are included the state has an even higher share in ownership (mainly from direct oil license ownership)." (wikipédia). Nojentos são vocês que se declaram povo a custas de outros cidadãos dessa pátria somente porque temos opiniões diferentes! Me diz se os artistas do filme Aquarius não trabalharam que vou rir,se o filme esta sendo elogiado em todo mundo uma coisa eu tenho certeza, ele foi bem produzido e as pessoas que estão nele trabalharam sim! E você nem me conhece cara, nem sabe se tomo "champanhota e postando em iPhones comprados com os impostos do brasileiro ralé", o que não tomo e nem sou assim! Sabia que isso é difamação?
      Nick

      Excluir
    4. Luciano, vai visitar o Cunha.

      Excluir
    5. "eu quero saber se o pessoal do filme "Aquarius" não trabalhou, se o filme foi feito com mágica! Se eles não trabalharam fazendo roteiro, horas de estúdio e externas"

      Trabalhou sim. O diretor, por exemplo, tem cargo comissionado (sem concurso) na Fundação Joaquim Nabuco em Pernambuco. Trabalhou pro filme em horário de expediente, e além disso, como funcionário público, não poderia ser beneficiado pela Lei da Mamatinha Artística. Mas tudo isso é bobagem, afinal ele é de esquerda e quer um mundo melhor, não é mesmo?

      Excluir
  7. Vou explicar essa esquerda atrasada p vc João Paulo:
    1)"o filmeco da dona Anna Muylaert ano passado foi escolhido por pura politicagem", eu gostei do filme, mas vc pode estar certo na sua opinião de ele ter sido escolhido por pura politicagem. Talvez fosse um filme mostrando a sujeira do PT, não seria selecionado também.
    2)"Vendo esses ditos 'artistas progressistas' se pronunciarem parece que o PT não se aliou com o Paulo Maluf, José Sarney, com o PSC, PRB, e por aí vai, a lista é longa". Isso eu vejo, a esquerda vê, todos vemos,e não gostamos.
    3)"Parece que o governo do PT não instalou uma cleptocracia nunca antes vista na história desse país." Se vc listou ladrões a que o PT se associou vc não pode dizer que ele foi o partido que instalou a cleptocracia, pois essa já existia, não tenho uma ideia mas acho que se tornou mais forte essa cleptocracia no Brasil por causa do PMDB (do "coitado" Temer que emprestou um pouquinho do seu próprio dinheiro a mais para outros candidatos e tem que pagar uma pequena multa), e respingou no PT (não que este seja o inocente nessa história).
    4)"Dilma foi cassada e a esquerda atrasada logo se pronunciou afirmando que tal ato revelava misoginia, se assim fosse, para começo de história, dona Dilma nem presidente teria sido eleita". Misoginia da do Congresso! pois foram eles que a cassaram, não o povo. Se fosse um plebiscito em que a populaçao votasse pelo afastamento dela ou não, ai a tese de misoginia não era verdadeira, pois como vc disse ela foi eleita pelo povo diretamente, e cabe ao povo afastá-la diretamente. Além do mais dizem que petistas são sem educação por terem vaiado Temer no fatídico domingo de 07 desde o começo do dia, mas esquecem que Dilma foi mandada tomar no cu pelos coxinhas! Além do mais quem é conta o Temer não pode se manifestar porque ou esta sendo manipulado pela esquerda, e retardado, isolado no cerrado, etc. Ou seja, somente coxas são cidadãos brasileiros e podem se manifestar.
    5) "O Marcelo Calero foi vaiado em um festival por essa gente, usando a lógica dos petistas no caso de Dilma, entendo que a vaia foi um ato de homofobia". Não, foi vaido por participar do governo Temer!
    6)"apoiam Cuba, Venezuela, governos de fato golpistas, mas imagina, para a esquerda atrasada são regimes revolucionários, para esse gente funciona assim.". Não apoio esses governos, mas apoio o governo brasileiro do PT de ajudar financeira e economicamente essas nações. Os EUA já estão começando a olhar Cuba com outros olhos e o governo do PT já via o potencial da ilha a muito tempo- pode até ser por simpatia do PT por Fidel.
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e para piorar o mania persecutória... ainda conversa com si próprio...

      Excluir
    2. Nick is the new DeFU com seus calhamaços de comentários?

      Excluir
    3. Nick temos pena de vc.
      Sabe por quê?
      Porque vc jamais será mais do que esse amontoado de mentiras e visões distorcidas que servem para justificar sua hipocrisia e sua politica mantida por ladrões.
      Seu bla bla bla é decadente, patético, deprimente, infantiloide, mesquinho, vazio e nos deixa felizes em nao fazermos parte do seu grupinho marginal de delinquentes ideológicos.

      Excluir
    4. Sai pra lá maluka!

      Excluir
    5. Não alimentem o Nickelodeon. É só uma criança Tapadinha.

      Excluir
    6. Hum, então segundo Nick, Calero foi vaiado por ser do gover o Temer, mas Dilma foi cassada por misoginia. Ok. Alguma chance, mesmo que remota, dela ter sido cassada por ter cometido crimes fiscais e por ser absolutamente inepta? Hein, hein?

      Excluir
    7. Eu não disse que ela foi cassada por misoginia e sim que a misoginia pode estar misturada na questão! Sei que ela foi cassada por cometer um "crime" que o governo Temer e qualquer outro vai cometer e ninguém vai ser afastado por isso. Somente não gosto de dois pesos e uma medida, o que vale pra uma vale pra todos, e se protestaram contra um governo que não achavam legítimo (Dilma), deixem quem não acha o governo Temer legítimo protestar também e parem de tentar defende-lo de seu "pequenos erros".
      Nick

      Excluir
  8. 1)"sua politica mantida por ladrões". Me diz em quem votou e vota, conversamos depois.
    2)"delinquentes ideológicos", é o Sr Frota ai? O que seria deliquente ideológico? Minha ideologia e meu pensamento vai além de esquerda e direita, é formada por que eu leio em livros, revistas, jornais, nacionais e internacionais, do que percebo do mundo, do que assito, de filmes, de blogs. Por exemplo,o que vocês falam de mim e de quem não apoia a opinião de vocês me lembra o comportamento dos apoiadores de Trump, da Fox News americana, e dos americanos que acham que Obama não é americano. E dou graças aos céus de vc não fazer parte do meu grupinho, que pensa e é educado, ao contrário de vcs que diz que os outros são mal educados e só difamam e difamam quem não concorda com vcs.
    Nick

    ResponderExcluir
  9. vi muita gente comemorando o fato de aquarius não ser o escolhido. mas será que esse povo sabe que "pequeno segredo" captou o dobro de dinheiro público?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pessoal só enxerga o que eles querem!
      Nick

      Excluir
  10. conteúdo bloqueado na web até qdo senhooor

    ResponderExcluir