quarta-feira, 7 de setembro de 2016

LOUCURINHAS


Uma das minhas maiores surpresas do cinema no ano passado foi "Capital Humano", que representou a Itália no Oscar de 2015. Achei que estava diante de um novo grande cineasta, e por isto corri para ver o novo filme de Paolo Virzì. Aí, é claro, não gostei tanto quanto eu esperava... Mas "Loucas de Alegria" não é ruim: só não é uma obra-prima do quilate de seu antecessor. A trama não é propriamente original. Duas internas de um manicômio judicial conseguem escapar: uma delas é uma mitômana que só quer se divertir, a outra, uma punk tatuada que tentou se matar e ao filho pequeno. O trailer promete uma comédia maluca e de fato há muitas cenas engraçadas. Mas também há drama, porque ficamos sabendo como cada uma delas enlouqueceu. A resolução é convencional e o melhor é mesmo a interpretação de Valeria Bruni-Tedeschi, a meia-irmã de Carla Bruni, destrambelhada na medida certa (isto é possível?).

5 comentários:

  1. Às vezes o cineasta quer apenas fazer algo diferente do já fez, se experimentar, fazer um filme despretensioso, não necessariamente uma outra obra-prima... Acho meio babaca essa cobrança de que um cineasta tenha que fazer sempre obras-primas, ainda mais de quem diz que é cinéfilo, devia saber que isso é bem raro e nem é obrigação nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente q quer genialidade em tudo. Vai ao teatro, ao cinema, a um restaurante, ou liga a tv, e se o q tiver sendo servido ñ for genial, de cair o queixo, é considerado inferior.

      Excluir
  2. O filme é bom, não é? ´Conta a sua história, dá o seu recado, cumpre a sua função de entreter, emocionar e abordar os conflitos humanos? Então... Não precisa ser extraordinário, excepcional, o filme do ano do novo cineasta sensação.

    ResponderExcluir
  3. Que necessidade é essa que a maioria dos chamados cinéfilos tem de construir sempre homens que vão inventar a roda, ela já foi inventada, migo, e às vezes uma trama simples mas bem contada é bem mais marcante do que um filme que veio para abalar a tal da Sétima Arte.

    ResponderExcluir
  4. Thelma & Louise foram parar no hospício?
    Louca pra ver, bee!!!

    ResponderExcluir