segunda-feira, 26 de setembro de 2016

BOLIVARIANO NO BOM SENTIDO


Dos nove semifinalistas ao Oscar de filme estrangeiro do ano passado, sete entraram em cartaz no Brasil. Até mesmo o candidato da remota Geórgia, um país do qual muitos brasileiros nunca ouviram falar, passou nos nossos cinemas. Isto torna ainda mais escandaloso o fato do venezuelano "Libertador" só ter saído por aqui em DVD. Talvez os nossos exibidores tenham ficado com medo dessa cinebiografia de Simón Bolívar ser acusada de propaganda bolivariana, vai saber? Mas agora o filme ganha uma nova chance. Já está disponível no Netflix, e merece ser visto por quem gosta de história. Não que a vida do maior herói da independência das Américas esteja muito detalhada. Claro que em apenas duas horas cabem apenas "highlights", o que acaba proporcionando um épico sem barriga. O guapetón Édgar Ramírez estrela com autoridade e carisma, e o elenco conta com nomes internacionais como Danny Huston ou Iwan Rheon (o Ramsay Snow de "Game of Thrones"). "Libertador" é fundamental para quem quiser saber mais sobre os nossos vizinhos. Mas, independente disto, também é um filmão, com grandes cenas de batalha e uma produção de cair o queixo. E aí surge a pergunta inevitável: porque o Brasil produz tão poucos filmes históricos?

22 comentários:

  1. Brasil é um pais isolado que consome sua própria cultura, não faz intercambio cultural nem com países vizinhos da América do Sul, isso empobrece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 19:41 concordo com vc . Parece que estão todos presos num filme. Sabem suas falas, onde caminhar, como atuar..E é um filme ruim de gente estúpida, misturada com gente estúpida , que se estupidificam entre eles , seus interesses parecem concentrar-se em novos carros , futebol e televisão. E as pessoas engolem Deus sem pensar, engolem o pais sem pensar, engolem a política sem pensar e deixam os outros pensarem por elas.

      Para os evangélicos que estão no poder, os gays, os artistas, escritores, os maconheiros, as vadias mataram o filho de Deus. Alguém acha que aqueles sacanas os vai perdoar?

      Excluir
    2. E a bicha das 20:06 é a bonitona, que pensa acima de todos e saiu da matrix.

      Num guento esse povo que se acha. Afe!

      Excluir
    3. Depois de ler os comentários 19:41 e 20:06 , percebi que não era o único neste pais de macacos nus à sacar a realidade bestial que nos cerca.É como entender Nietzsche. É preciso estômago

      Excluir
    4. "à sacar"
      E os macacos nus são os outros...

      Excluir
    5. 19:41, consomem sua própria cultura ou bosta made in Hollywood

      20:06, engolem televisão sem pensar e engolem internet sem pensar...

      22:20, isso que o pessimismo de Nietzsche é um pessimismo otimista e acho que as coisas estão pra Schopenhauer mesmo

      Excluir
    6. 08:30 se as pessoas sabem o que está procurando e tem um senso razoável de como proceder, a internet pode ampliar as suas perspectivas. Mas se as pessoas se aproximam da internet de forma desinformada, o efeito pode ser o oposto já que a verdade sobre cada assunto fica enterrada sob montanhas de mentiras que pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro

      Excluir
    7. Adoro quem diz que o outro só "pensa" se estiver alinhado com seus ditames.

      Sintomatologia pura.

      Excluir
  2. Porque nossa história é só de underdogs.

    ResponderExcluir
  3. Porque nossa história só tem bandido e ladrão. Não tem um heroizinho pra turma torcer. Filme só de vilão só se chamassem talvez Tarantino pra filmar.

    ResponderExcluir
  4. Porque ia ser acusado de "doutrinar" kkk
    Nick

    ResponderExcluir
  5. Tem sim, Tony!

    Uns direitista super bacanas estão terminando (ou já terminaram, preciso me informar):

    "Bonifácio: O Fundador do Brasil".

    Mas sabe cumé... Como não idolatra um revolucionário nos moldes da esquerda, a mídia "isenta" tentará fingir que o filme não existe.

    Tem promo no Youtube.

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da proposta do filme, temos que estudar mais sobre pessoas como Bonifácio sim! Mas no crowdfunding e vocês que tem asco da esquerda, têm que aprender a vencer de outro modo. Ao invés de atacar a esquerda e dizer coisas como ". A diferença é que nos esquecemos deles, relegamo-los a um injusto esquecimento, jogamo-los no abismo sombrio de uma História Marxista que não aceita heróis e glorifica bandidos". Mudem o discurso, promovam o filme como o de um herói nacional esquecido, como é mesmo, mas não ataquem e não venham com esse papo de doutrinação, saibam vender o produto de vocês!
      Nick

      Excluir
    2. Nick, só esse filme não é um produto para agradar a velha estética esquerdista de sempre. Fora que Bonifácio não foi "esquecido", mas metodicamente ignorado pela historiografia oficial que fala de "Zumbi" em sala de aula, mas suprime os fatos verdadeiramente relevante.

      Bjus.
      :*

      Excluir
    3. Melhor uma sala de aula que fala de Bonifácio E Zumbi, do que uma sem "doutrinação ideológica"! É a mina opinião e sei que não vai ser a sua!
      Nick

      Excluir
    4. Aliás fui nesse site aqui:http://unbconservadora.blogspot.com.br/2011/11/zumbi-dos-palmares-heroi-de-que.html
      Vi que a esquerda cria um "herói" em cima de alguém muitas falhas, mas a direita também faz isso! Além do mais, lendo alguns comentários nesse site,vi o porque pendo mais pra esquerda no espectro político, apesar de ela inventar coisas! Comentários racista e homofóbicos!
      Nick

      Excluir
    5. Você pende mais para a esquerda porque a direita exige certa maturidade intelectual. Pensar via clichês ("fascista", "racista", "machista", feio e bobo) é muito mais fácil.

      :*

      Excluir
    6. *só QUE esse filme (em 2:04)

      Excluir
    7. "Mas tudo isso é culpa nossa, afinal, nós é que permitimos que estes espécimes alóctones invadissem nossos continentes. "Os erros devidos à bondade das almas são a coisa pior que há." (Karl von Clausewitz).
      Não obstante, falhamos ao perceber nosso erro e não tomar nenhuma atitude cirurgicamente adequada quanto a tudo isso.
      Agora nossa sociedade não estaria ameaçada e o mundo condenado a destruição certa e a ignorância advindo da desinformação" Comentário no site em questão, se é um clichê, eu não sei, mas está lá pra quem quiser ver.
      Nick

      Excluir
  6. Tony petralha exaltando ditadura bolivariana

    ResponderExcluir
  7. O mio babbino caro
    "porque o Brasil produz tão poucos filmes históricos?"
    Porque é um pais de covardes e não consegue mexer em suas chagas.

    ResponderExcluir
  8. Valeu Tony; estava com medo de assistir exatamente pelos motivos que você enumerou; agora vou dar uma chance.

    ResponderExcluir