segunda-feira, 29 de agosto de 2016

UM PÉ EM CADA BARCO

Curioso. Na minha timeline do Facebook, praticamente todos os meus amigos que exercem profissões ligadas às artes - principalmente os atores - são contra o impeachment. Consigo entender perfeitamente: artistas têm sensibilidade acima da média, não só à estética como também às desigualdades sociais. Além disso, costumam ser ruins com números.

Já os meus amigos que não trabalham com artes - especialmente os empresários - são majoritariamente a favor do impeachment. Entendo também: eles foram dos primeiros a sentir os descalabros da gestão da Dilma, e não suportam ver os impostos suados que pagam irem para a corrupção. Mas às vezes só enxergam os próprios interesses.

E eu? Eu sou roteirista e publicitário, tenho um pé em cada barco. Por isto me falta a paixão com que tantos defendem seus pontos de vista.

46 comentários:

  1. Fácil. Qual seu lado você mas gosta de exercer? De roteirista ou de publicitário/empresário? Responda essa questão e já tem um bom caminho andado e saberá onde seu pé pesa mais. E "não suportam ver os impostos suados que pagam irem para a corrupção" se aplica a todos acho, não só a empresários. A questão é: não foi Dilma que inventou os altos impostos brasileiros e a corrupção nesse país!
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E portanto ela deve ser autorizada a cobrar impostos para depois desviá-los?

      Excluir
    2. Onde eu escrevi isso???
      Nick

      Excluir
    3. Antes que venham me corrigir: * qual lado seu você MAIS gosta de exercer? E não, ela não deve ser autorizada a cobrar impostos e depois desviá-los, eu como TODOS BRASILEIROS que pagam impostos (que não são somente empresários que pagam), achamos isso. Mas é que não se tem muitas opções nesse país. Com Aécio pagaríamos impostos e ele desviaria para construir aeroportos nas fazendas de parentes.
      Nick

      Excluir
    4. Tony, cd a prova de que ela desviou impostos?
      Pelo jeito o seu lado está claro.
      Pior post da história desse blog.
      Clichês do tipo, artista sensível, empresário impiedoso.
      E vc ainda critica do povo de comportamento binário.

      Excluir
    5. De onde você acha que vem o dinheiro público? Das árvores?

      Dilma não desviou para si mesma, mas é o-bóvio que ela sabia do esquema da Petrobras e de outros.

      Excluir
    6. A corrupcao nas estatais brasileiras acontece a decadas, so lembrando...

      Excluir
    7. 20:32, não é pq acontece há décadas que devemos continuar a fazer vista grossa.

      Excluir
    8. "20:32, não é pq acontece há décadas que devemos continuar a fazer vista grossa." Quem faz vistas grossas aqui é vc anonimo das 09:31. Te relembro uma certa frase:"tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria".
      Nick

      Excluir
  2. meu, que análise rasa!
    melhor realmente cortar a política do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corto não, nhénhénhé, Ocêis num manda im eu.

      Excluir
    2. VRÁÁÁÁÁHHHHHH... Na cara das inimigas.

      Excluir
  3. Tony, o nome dessa posição é NEUTRÃO. o NEUTRÃO não escolhe lado mas tem lado escolhido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, porque para o neutrão tanto faz como tanto fez. Eu me incomodo com ambos, Dilma e Temer.

      Excluir
  4. O que vc considera artista? Pq o Márcio Garcia, Susana Vieira, Luciano Huck, Thiaguinho, Angélica, Alexandre Frota, sertanejos, axés, etc...são todos patinhos amarelinhos.
    Ou seja, para vc artista da Globo tem sensibilidade alguma e estupidez enorme.
    Achei que vc nunca admitiria isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, em que emissora mesmo que trabalham Letícia Sabatella, José de Abreu e Monica Iozzi?

      Excluir
    2. Pouquíssimos artistas na Globo se encaixam no perfil intelectual. A maioria é formado por galãs, ex modelos, reaças, ratos de academia, desinibidos e oriundos da oficina da Wolf Maia.

      Excluir
    3. Bixa a Wolf quieta, fazendo os testes do sofá dela.

      Excluir
  5. Todo mundo paga impostos e não é somente o empresário. Existe uma carga tributaria em todos os produtos que consumimos. Tem também o IPTU, IPVA etc....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma carga escorchante. Ainda mais se pensarmos nos serviços que recebemos em troca.

      Excluir
  6. Oi Tony! Na vdd estou aqui para expressar minha opinião a respeito do VMA..Sim, pq não tenho cont/email na "Folha" e acho um "saco" ficar criando várias e várias "accounts". Bom, eu não acho q a MTV seja desimportante, assim como o VMA. É claro que não possui o mesmo prestígio de outrora, mas esse ano por exemplo, a produção se esforçou inovando e mudando certas características. Não revelaram quem seriam os apresentadores (e faziam isso todos os anos muito antes da transmissão), levaram a "turma olímpica" (achei sensacional ver Phelbs, Biles e CIA), dividiram a apresentação de Rihanna em partes durante o show (o q certamente segurou a audiência), novamente deu espaço a Beyoncé para se apresentar por um longo período... Não dá para não dizer q não se esforçaram concorda? Não tem como todo ano ter momento escandaloso (como vc mesmo colocou) assim como não tem espaço para todos os artistas todos anos. Faltou rock, soul ? Sim, faltou (artistas desses gêneros poderiam facilmente ter "entrado" no lugar do discurso bobo do West), porém a duração da premiação não permite isso, já que todas as atrações são programadas e eles sempre acabam levando em conta os sucessos atuais, o gênero musical do momento, diferente , por exemplo, do "AMA" e do "Grammy". Adoraria ter visto Adele, Coldplay, mas os nossos artistas favoritos não aparecerão todos os anos... Infelizmente! Adele , aliás, está em turnê... As apresentações da Rihanna é aquilo mesmo: cantar e dançar ! Não tem mais o q fazer né rs.. É a mesma coisa de pedir que Elton John fizesse performances com coroeografia rs não dá! Tbm senti falta de homenagens a Bowie e Prince, poderiam pelo menos ter feito algo simbólico, enfim... O q eu sinto é q as pessoas, todos os anos, só querem ver barraco, baixaria, ou só vão assistir " se meu artista favorito for"... Não é bem assim né... Se a premiação fosse tão desimportante assim, o público ignoraria as performances q a MTV finalmente resolveu postar no Facebook oficial da emissora. São milhares de curtidas, comentários... Bem legal de observar! Curto muito seus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente feia e pouquíssimos STARS de verdade.

      Excluir
  7. Você está como o Leão da Montanha da Hanna-Barbera: "saída pela direita". (Brincadeira, viu?)
    Agora, em relação aos artistas, você disse algo interessante: "são ruins com números". Dilma sofre impeachment por coisas técnicas, e talvez, e isso não é desmerecimento, por isso a classe artística não consegue entender o motivo do impeachment. Por despreparo.
    Mas também todos sabemos que impeachment é um julgamento essencialmente político. Se teve crime de responsabilidade? Teve, sim (e foda-se a opinião dos anônimos petistas, podem xingar)! Mas seria relevado se a economia estivesse bem.
    No fundo, ela está sendo enxotada por conta da incompetência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc jura que artista é despreparado e vc, um zé ninguém, tem preparo para dar palpite? Baseado em que vc pode dizer que artista é despreparado? Por favor construa um argumento que vá além do cliché do artista sensível e ingênuo.

      Excluir
    2. Basicamente, de forma confusa, ele disse que artistas não conseguem entender coisas tecnicas. Mas ele consegue.

      Excluir
    3. Se artistas conseguem ou não compreender coisas técnicas, não sei. Mas a Dilma com certeza não consegue! Escutar ela respondendo às perguntas sem conseguir responder a nada, mesmo quando feitas de forma simples, dá bem pra entender pq o país ficou desse jeito. Ela nunca teve condições mentais pra governar nada e aguentar toda a pressão em cima.

      Excluir
    4. Lourival Lima Jr, os MAV's conseguem dar palpite. Em TUDO! Mesmo sem nada saber.

      Excluir
  8. Não vou te xingar, mas quando você diz:"No fundo, ela está sendo enxotada por conta da incompetência" está admitindo que esse processo foi armado por algo que a lei não prevê como crime de responsabilidade.
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo conte Dilma só colocou uma fração do conjunto da obra. O julgamento é político. Para um bom entendedor...

      Excluir
  9. Há uma outra explicação para o apoio da classe artística: o medo de perder os incentivos à cultura e afins. A tentativa de fusão de ministérios proposta pelo governo-vampiro ajudou a aumentar este temor, e mesmo quem não era inicialmente (muito) contra, passou a sê-lo. Ou seja, a sensibilidade da classe artística não é realmente com o social, é com o próprio sustento. Não estou dizendo que isso é certo nem errado, até porque os que são à favor do impeachment também estão pensando no próprio bolso, mas esta imagem de que os artistas são todos seres iluminados e maravilhosos, e que só querem o bem universal, é um equívoco. Os artistas são gente como todo mundo, que precisa comer e pagar conta.

    ResponderExcluir
  10. Se estes artistas vivessem a realidade que vivem as pessoas que trabalham nas indústrias, entenderiam muito bem o porque desta vontade que ela saia do poder. A quantidade ENORME de amigos desempregados. O descalabro econômico. Se elas conhecessem pessoas do meio petrolífero, que estão sem emprego devido à quase falência da Petrobras (vide o que está acontecendo em Macaé), elas entenderiam a razão do descontentamento do povo com a incompetência monstruosa do governo Dilma.
    Também não concordo com o golpe, mas esperar até 2018 pode ser bem arriscado, com o país à beira do abismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode falar da PEC das domésticas.

      Excluir
    2. Isso é um erro. As condições de trabalho de um artista é pior do que qualquer trabalhador assalariado e de carneira assinada. Artista não tem seguridade, plano de saúde e 13° salário. Muito injusta a sua afirmação. Não confunda artista com artistas da globo, intelectuais, etc...isso é 1% de um universo de milhões de pessoas no Brasil que vivem da arte.

      Excluir
  11. Sei que você fica em cima do muro Tony, mas não te largo! Meu blogueiro favorito! ❤️ #foratemer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai dessa! Se o Tony largar do Oscar, ele vai ficar comigo.

      Excluir
    2. Admito que jornalistas são meu fraco, mas já sou o Oscar de alguém. E a minha Ceição é muito brava!

      Excluir
  12. NÃO SEI COMO VOCÊS AGUENTAM MORAR NO RIO DE JANEIRO .OS CARIOCAS ELEGERAM O EVANJEGUE DO CUNHA E PARECE QUE GOSTARAM TANTO QUE VAI ELEGER O PREFEITO EVANJEGUE CRIVELLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele no máximo vai ao 2° turno.

      Excluir
    2. Marco Feliciano, Maluf e Russomano foram ótimas escolhas em SP.

      Excluir
  13. Em matéria de impeachment, não sou contra nem a favor, muito pelo contrário...

    ResponderExcluir
  14. Era só o que faltava nos dividirmos também entre quem trabalha ou não com arte. Tempos binários...

    ResponderExcluir
  15. Que alívio ter saído a tempo do fiasco x factor hein?! Ter aquilo no curriculo é triste.

    ResponderExcluir