segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O ESPELHO OLÍMPICO

No dia 17 de abril passado, o Brasil se olhou no espelho e não gostou do que viu. A votação na Câmara que autorizou a abertura do processo de impeachment mostrou a qualidade dos deputados que escolhemos para nos representar: despreparados, provincianos, mesquinhos, ridículos. Mas um retrato do país, apesar das distorções que nos fazem clamar pela reforma política. A Olimpíada nos proprcionou o segundo grande espelho do ano. E dessa vez o reflexo foi o oposto: mesmo com tantos problemas, o país que apareceu ali é generoso, bem disposto, festeiro. Fizemos os melhores Jogos possíveis, e ainda calamos a boca de meio mundo. A boa vontade dos voluntários compensou a babaquice de gente que se recusou a tratar os turistas com respeito; a empolgação das torcidas cometeu injustiças, mas deixou as competições muito mais divertidas. E o legado para o Rio será positivo, sim: o Bulevar veio para ficar, assim como o BRT, o VLT e a nova linha do metrô. Mais estrutura para a cidade se posicionar como a "party capital of the world", já que ninguém comemora melhor que os brasileiros. Que não resolvemos nenhum dos nossos problemas de base, e é tolo quem acha que os Jogos eram para isso. Mas podemos, sim, nos gabar. Brilhamos como o ouro.

16 comentários:

  1. Pode-se perceber um certo "fenômeno deformacional, inconsciente no brasileiro.Para não ficar preso na imaturidade o brasileiro precisa atravessar o espelho. Novas eleições estão chegando para prefeitura e em breve para senado, congresso, presidente e governadores e ai sim poderemos analisar a metáfora do espelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de ver vc passar uma vida enfiado dentro de um ônibus por 6 horas diariamente tendo que achar que o Rio é ótimo e que tudo é maravilhoso.

      Excluir
    2. 16:52 Apenas um alerta: aonde vc leu no comentário do 14:39 que o Rio é ótimo e que tudo é maravilhoso. Que coisa!!!! Como vão entender alguma coisa se não sabem nem o que estão lendo???

      Excluir
    3. Enquanto o povo escolher o vereador pelo jingles a imagem no espelho continuará igual :Ditaduras, golpes, impeachment, golpes, impeachment, golpes...

      Excluir
  2. 14:39 Talvez seja, o outro lado do espelho, o lugar a partir do qual o brasileiro possa recriar um mundo que vai além do simples reflexo. Vale a pena fazer esse trabalho de reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 15:07 e 14:39 brasileiro acha feio tudo o que não é espelho. Próximas eleições mais do mesmo, com muito orgulho com muito amor narcisista. kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. 15:39 deBoas mano com a "olimpíada do livro " e sem Mendoncinha, AlexandreFfrota e Calero, mandando na educação e na cultura, Brasil consegue o Ouro

      Excluir
    3. Risos. Além do Temer, todo os ministros do Temer fugiram. Como pode uma olimpíada acontecer no Rio e o atual Ministro da Cultura e ex secretário da Cultura da cidade não dar as caras? Eu não vi o Calero em lugar nenhum.

      Excluir
    4. Sinto decepcioná-lo, mas vários ministros do Temer estavam na tribuna de honra do Maracanã - inclusive o Calero. A televisão mostrou.

      Mesmo assim, havia vários lugares vazios na tribuna.

      Excluir
    5. 16:33 Cansei de entrar em consultório médico e o medico ficar tentando me doutrinar contra o PT, usando argumentos que a saúde é uma bosta por culpa do PT, que a crise, blá blá blá, seria legal a medicina sem partido Hahahaha

      Excluir
    6. 17:54 E dentista, Ocupam a minha boca e ficam de blah, blah falando mal de todos os projetos sociais que formam o "bolsa vagabundo atleta " e você sem poder reagir.... Deveria fazer parte do código de ética dos Dentistas: Não emitir opinião política com a mãozorra na boca dos outros.

      Não que tenhamos uma esquerda maravilhosa ou o governo do PT tenha sido uma maravilha, mas reduzir o problema a "culpa do PT/esquerda" é muita falta de contextualização histórica.

      Ah, e não tenho amor por ideologias políticas. Só não prático a cegueira partidária

      Excluir
  3. E a Folha e o Uol hj? Não cansam de detonar. Ai...

    ResponderExcluir
  4. Só gostei dos 8 minutos dos japoneses na festa de encerramento. Aquilo é que foi LACRAR.

    ResponderExcluir
  5. O Rio é melhor, mas BsAs que não tem nem metade da cidade maravilhosa vai continuar levando a maior fatia do bolo no quesse turistas.

    ResponderExcluir
  6. O Rio é melhor, mas BsAs que não tem nem metade da cidade maravilhosa vai continuar levando a maior fatia do bolo no quesse turistas.

    ResponderExcluir