segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O BRANCO NO ESCURO

Não fico nem um pingo triste com a provável saída de cena de Dilma Rousseff. Ela se mostrou inábil em quase tudo o que fez na presidência. Conseguiu destroçar uma economia que vinha crescendo e voltar contra o si o maior apoio parlamentar que um mandatário já teve neste país. Até sua insistência em ser chamada de “presidenta” revelou-se um equívoco: ao invés de ressaltar que tínhamos pela primeira vez uma mulher no comando da república, a palavra machucou muitos ouvidos e contribuiu para nos dividirmos ainda mais. Além disso, sua fama de durona se evaporou quando confrontada com a realidade. Dilma me lembra dois patrões com quem tive o desprazer de trabalhar. Exigentíssimos, rigorosos com horário, obcecados pelo trabalho - e no entanto, na hora do vamovê, capazes de cagadas muito maiores do que as de seus subordinados.

Dito isto, tampouco fico contente com Michel Temer no Alvorada. O final de sua interinidade servirá para sua elogiada equipe econômica mostrar de fato a que veio - ou não. Mas ele já mostrou ser o cara errado para o momento que o país atravessa. É antigo, pomposo, apegado a um certo autoritarismo que as urnas jamais lhe garantiram. Também está atolado até os cabelos no mesmo lamaçal povoado por Cunha, Renan, Sarney, Jucá, toda sua turma. Sua legitimidade é tão frágil que ele agora se esconde nas sombras, como o vampiro com que de fato se parece. Jamais gozará da inocência presumida que tinha Itamar Franco, alçado ao cargo em 1992 sem ter mexido uma palha contra Collor, que era odiado quase que por unanimidade. Temer tem, sim, as mãos manchadas, não de sangue, mas do cal usado por sua quadrilha neste golpe branco.

Sim, falei golpe, porque é golpe mesmo. Não um golpe de estado, muito menos um golpe militar, mas um golpe palaciano, um golpe branco com as páginas onde está impressa a Constituição. Tudo feito nos conformes, com a benção do Supremo e de boa parte da sociedade. O Brasil sobreviverá? Claro que sim, já passamos por coisa bem pior antes, e aqui estamos. Mas o ocaso do PT no poder não trouxe na sequência o raiar de um novo dia. Ainda estamos no escuro, pelo menos até 2018. E então, será que teremos em quem votar?

25 comentários:

  1. O mio babbino caro
    Que eu saiba presidente ruim é retirado em eleições seguintes.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem. O golpe de 64 também foi sancionado pelo legislativo e judiciário da época.
    O de hoje também vai receber o julgamento que merece da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 64 se discutia tb se era golpe ou não.

      Excluir
    2. Hoje não se discute mais.

      O de hoje também não será daqui a uns anos.

      Excluir
  3. O pior do golpe é ver tanta gente boa à nossa volta gostando de servir como massa de manobra. Amigos, parentes, todos funcionando como zumbis do ódio, da incoerência. O golpe é mesmo vermelho sangue porque sangue é o que jorra da falta de distribuição de renda. Vitória para São Paulo, vocês que paguem o preço disso com a criminalidade galopante, com a vida que deixa de ser vivida num trânsito impossível, com a falta de água. Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda tenho que ouvir os idiotas dizerem que "conseguiram tirar a louca do poder". Conseguiram foi ser massa de manobra para a Globo e a FIESP. O chefe deles deve ficar feliz com os posts no feice.

      Excluir
  4. Gente o Zuckerberg dono do faceboock retirou a pagina dos” revoltados online” do face para sempre e o menininho postou um vídeo chorando como uma criança que perdeu o pirulito . Tadinho do fascistinha né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o dono do Faceboock, “rovoltados online” é igual aqueles do ISIS que fica incentivando outros a cometerem violência com seus discursos de ódio

      Excluir
    2. Aquilo era parque de diversão para os pobres de direitas. Gente com limitação intelectual buscando uma oportunidade na vida através da estupidez. Pq eu pessoalmente não consigo debater com a estupidez. Estupidez foi feita pra ganhar sempre, então pra que discutir?
      O MBL e coisas similares são uma versão light e "aceitável" do revoltados.

      Excluir
    3. Tá chorando pq Cunha, Temer, Aécio, enterraram ele na sarjeta do esquecimento depois que assumiram o poder

      Excluir
    4. Foi preciso alguém de fora tomar uma atitude e colocar um fim nesses discursos de ódio dos revoltados online , porque os juízes daqui e nada é a mesma coisa. Em qualquer pais de primeiro mundo como a França, Alemanha este homem estaria preso ou sob vigilância da justiça.

      Excluir
  5. Não Tony, não é um golpe. É uma cena de pastelão numa republiqueta das bananas. Apenas isso. Um congresso formado por palhaços não tem condições de aplicar um golpe de estado. Golpe de estado é aplicado por estadistas. Que eu me lembre, o único que temos é o Lula.
    Esse showzinho midiático vai garantir uma sobrevida para jornalistas que hoje são absolutamente inúteis em tempos de internet.
    Acho que o PT, Lula e Dilma são indefensáveis. Então o momento era esse para discutirmos um novo pacto nacional.
    Mas não, preferimos romper todos os contratos sociais e destruir as instituições para chegarmos a NADA.
    A empolgação dos jornalistas na narração essa manhã apenas me faz lembrar como eu odeio a classe média.
    Parabéns para todos os envolvidos, ao pensamento médio, aos homens bons, aos que temem a Deus e ao obscurantismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +10!!!
      O preço já está sendo pago. A classe média vai dar o voto de revolta nas urnas.
      Rio de Janeiro: Marcelo Crivela
      São Paulo: Russomano.
      As eleições municipais são o primeiro indicador do que teremos na próxima década.
      Brasil, república fundamentalista cristã.

      Excluir
    2. Golpe da classe média. Do mau-gosto. De gente sem argumento crítico. Vão todos comemorar em algum camarote mais perto.
      Nunca vi tanta pobreza e falta de classe.
      As fotos em breve numa coluna social ZZ.

      Excluir
  6. Machado: -Rapaz, a opção mais fácil era botar o Michel.

    Jucá: -Conversei com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem "ó, só tem condições sem ela (Dilma). Enquanto ela estiver ali, essa porra (lava-jato) não vai parar nunca."

    ResponderExcluir
  7. O que Dilma suportou destes homens de ética duvidosa. Uma prova viva é o Color que renunciou, assim como Cunha . Quem não deve não teme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DILMA CAI DE PÉ .E ATIRANDO29 de agosto de 2016 às 14:59

      “Tai uma mulher que nunca fugiu à luta . Não consigo não me emocionar com a força e a coragem dessa mulher que nunca abaixou a cabeça . É exatamente por isso que foi torturada, é exatamente por isso que esta caindo: porque nunca se rendeu . Num pais em que nenhum torturador foi julgado por seus crimes, num pais em que Temer, Cunha, Renan e Aécio nunca foram julgados por seus crimes, a queda de Dilma só prova que, nesse país, tudo é perdoável, menos a honestidade. Dilma cai de pé. E atirando. (Gduvivier)”

      Excluir
  8. Gente gente! Agora mesmo aparece os "direitosos" pra chamar os comentaristas anônimos de MAVS. Eu acho que a presidente cometeu sim alguns erros e que ela não é a melhor opção como presidente. Mas segundo turno entre ela e Aécio votei nela. Ou seja, foi por falta de opção. E estou com o que ela falou hoje, o impeachment não é golpe até agora, será quando a afastarem sem crime, ou seja, condenar uma inocente. (Não que eu ache que o PT não roube, mas no caso dela vão culpar uma inocente sim no caso em questão).
    Nick

    ResponderExcluir
  9. E o acordão para salvar Cunha e, consequentemente, Temer e metade do congresso já está no forno quentinho pra vcs.

    ResponderExcluir
  10. Concordo em gênero número e grau contigo, até 1918 reinarão as trevas, e espero que o dia raia para uma próxima eleição para Presidente.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  11. Tony seu blog parece o diário do centro do mundo com esse pessoal fanático pelo PT nos comentários tendo arroubos de arrogância em se achar melhor do que outros brasileiros e tendo delírio em tentar culpar a oposição ao PT pelo caos que está o pais, colocando dona Dilma como a santa que só queria o bem dos pobrinhos.
    Sério, estou com pena de vc, seu blog não merecia esse fim melancólico.

    ResponderExcluir
  12. Só digo uma coisa:Tchau Querida! Vai pro inferno e leve com vc todos seus cupinchas e sindicatos e movimentos sugadores!

    ResponderExcluir