domingo, 21 de agosto de 2016

MEDALHA MEDALHA MEDALHA

A primeira Olimpíada a que eu assisti foi a de Munique, em 1972. Tive que fazer um trabalho para o colégio comentando a participação do Brasil em todas as categorias em que competimos. E fomos pífios: apenas duas medalhas de bronze. Repetimos esse desempneho deplorável em Montreal, quatro ano depois, e só voltamos a ganhar ouro em Moscou, em 1980. De lá para cá viemos subindo a cada edição, até chegarmos às 19 deste ano, sete de ouro. Não chegamos entre os dez primeiros colocados como queira o COB, mas somos de longe os melhores da América Latina - aliás, é curioso ver como um país grande como o México só faturou cinco medalhas, nenhuma de ouro. Dois terços dos países que vieram ao Rio saíram de mãos abanando, e uma olhada no quadro de medalhas deixa perceber que quem costuma se dar bem também é quem educa bem seus cidadãos. Educação e esporte não caminham lado a lado: são uma coisa só, e exceções como o Quênia ou a Jamaica, que se destacam nas corridas, são as excecões que confirmam a regra. Será que vamos melhorar em Tóquio? Provavelmente, se os investimentos se mantiverem. E também se prestarmos atenção de vez em quando a algo que não seja o futebol. Sim, sou eu que digo isso, aquele que não dava a mínima.

24 comentários:


  1. Fazendo as contas: gastamos 150 milhões por medalha.

    Se bem que, tirando a piscina verde, a química que deixou de ser uma ciência exata, o policial metralhado pelo tráfico, a plateia mal-educada, as arquibancadas vazias em diversas competições e algumas derrotas não planejadas, fomos bem!

    Agora teremos a conta para pagar, uma crise imensa a enfrentar, e a ameaça da esquerda acéfala voltar ao poder em 2018.

    Já sinto o gosto amargo da ressaca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 21:13 'não pense em crise, trabalhe' diz Temer para você

      Excluir
    2. 21:13 - Aaaiiiii que bixa chata!!!!!

      Com toda certeza deve ser orfa de mae, pai e cacete!!!!

      Excluir
  2. E a Áustria que passa Olimpíadas invicta e nesta mesma só ganhou um bronze??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E são riquíssimos e devem rir dos pobres que não tem esgoto nem casa loucos por medalha kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Devem estar ocupados organizado a 1000ª edição dos jogos de inverno em Innsbruck.

      Excluir
    3. Áustria prefere investir em cultura musical É o país que reúne os eventos mais importantes da música clássica mundial, entre eles O Festival de Viena (maio), o Festival de Salzburg, o Festival de Bregenz (Julho/Agosto), e a Schubertiade em Schawarzenberg (Junho), além de muitos outros

      Excluir
    4. Certíssimo ali se respira cultura. E muito investimento nisto.

      Excluir
  3. Desde ontem eu vejo mensagens tristes da elite sobre o fim das olimpíadas. Os brancos passaram os últimos 15 dias mais enfiados na bolha do que nunca. Parece que aquele país de propaganda da década passada tinha ressurgido. Eu nunca vi nesse país tanta propaganda em tã pouco tempo. A Light Rio já enviou a primeira conta: por conta dos gastos com energia nos jogos, o aumento da conta é certa para os próximos meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Propaganda enganosa ainda. A gente pede sustentabilidade mas não despoluímos as lagoas. O lixo de todas as instalações não foi reciclado.

      Excluir
    2. Não aceito racistas que tratam os outros como "os brancos". Gente assim deveria ser processada.

      Excluir
  4. O dia que o Neymar pagar os impostos eu passo a acreditar em olimpíadas. Não derramei uma lágrima por ele e me orgulho disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo com vc, aliás sou muito mais o Portuga Cristiano Ronaldo!

      Excluir
  5. Cuba já ganhou muitas medalhas em outras edições e a situação de lá não é boa. Vários países se lixam para as Olimpíadas e a maioria da população vive muitíssimo bem. Em Tokyo será difícil aumentar a quantidade de medalhas, pois a Rússia estará de volta e lá não estará nossa torcida mal educada para atrapalhar os gringos. E esse ouro no futebol? Brasil sofrendo para ganhar nos pênaltis contra os bebês da Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Situação de Cuba não é boa, mas educação nunca foi problema por lá.

      Excluir
    2. Coitado do 10:26: confunde doutrinação com educação. Quem acompanha o triste caso dos médicos/escravos cubanos sabe que a maioria deles mal se equipara a um enfermeiro brasileiro.

      Excluir
  6. Fizeram um impeachment e a corrupção acabou no Brasil. Fizeram os jogos olimpicos e entramos no primeiro mundo. Brasilsilsilsil!

    ResponderExcluir
  7. E como você também disse, acendeu o fogo olímpico. E orgulho de ser brasileiro, pelo visto.

    ResponderExcluir
  8. Já não bastava o debate político insuportável, agora teremos tb uma eterna discussão sobre o legado das olimpíadas.

    ResponderExcluir
  9. O mio babbino caro
    A Olimpíada foi, "um pouquinho de saúde, um descanso na loucura".

    ResponderExcluir
  10. Tony vamos defender e enaltecer os atletas paraolímpicos! Ingressos a partir de 10,00 reais. Paraolimpíadas quase não vendeu ingressos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a única emissora a transmitir é a TV Brasil, e os atletas paraolímpicos levam muitas medalhas.

      Excluir
  11. Gostaria muito de que vc fosse um cronista esportivo. Sua sensibilidade daria outra cara aos textos de esportes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, obrigado, mas antes eu preciso gostar mais de esportes. Se bem que durantes a Olimpíada eu tive o prazer de ver algumas das minhas colunas no F5 aparecerem na home do UOL sob a rubrica de Esportes.

      Excluir