sexta-feira, 12 de agosto de 2016

BESTA É TU

O Daily Beast faz parte da minha ronda matinal pela internet desde que foi lançado, em 2009. Mas ontem de manhã eu pulei um artigo que iria incendiar as redes sociais, até ser derrubado no fim do dia. Ainda consegui ler a versão editada, já sem o título original nem a ilustração que aparecem aí do lado. Também foram limadas as pistas que permitiam a identificação dos atletas gays com quem um jornalista inglês marcou encontros através do Grind'r. Nico Hines é hétero e casado, e achou que seria uma boa pauta baixar todos os aplicativos de negação e testá-los na Rio-2016. Olha só que furaço de reportagem que o cara conseguiu: tem viadagem no esporte! Nem ele nem seus superiores se deram conta do perigo a que estavam expondo suas vítimas, mesmo depois da gritaria generalizada na internet. Sendo que algumas delas vêm de países onde a homossexualidade é proibida por lei. Por fim a matéria foi tirada do ar, mas claro que ainda está circulando por aí. Os editores do site publicaram um pedido de desculpas e reassumiram seu compromisso com a causa LGBT, mas agora é meio tarde. Este episódio serve para lembrarmos que a homofobia (e o machismo, e o racismo, e etc.) ainda vicejam latentes mesmo dentro de gente que se acha moderninha e bem-intencionada. Tipo eu.

ATUALIZAÇÃO: Esqueci de incluir na primeira versão desse texto o fato crucial de que pelo menos um dos atletas que marcou encontro com Nines vem de um país onde os gays podem ser condenados à morte. Agora incluí: está em negrito no post. O jornalista foi muito além de devassar a intimidade de alguém: ele expôs pelo menos uma pessoa a perigo de vida. Tinha que ser demitido ontem.

35 comentários:

  1. Se seguir esta mesma frágil linha de raciocínio, pode-se usar o argumento de que se manter no armário nos dias de hoje também é homofobia (internalizada), já q eles são atletas que representam um país, logo são formadores e influenciadores de opinião e podiam ajudar milhares de seus seguidores hétero e lgbt. Se eu tivesse esses dados em mãos, não pensaria duas vezes em expor esses enrustidos e causar um mini choque de realidade nessas Alices como minha irmã, que acham que se o homem é bonito e másculo, ele não pode ser gay. Mas tbm entendo que o senso de "respeitar a intimidade(?!)" do outro é mais forte lá fora.
    Seu blog tá com um aviso xatíssimo de conteúdo adulto. Tá parecendo uma pornô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criatura, o lance é q alguns atletas são de países onde ser gay é considerado crime.

      Excluir
    2. Não é questão de "intimidade". É questão de segurança e de respeito pelo outro.

      Vc se dá conta de que ser homossexual em alguns países é crime, e portanto tirar alguns atletas os colocaria em risco de vida?

      Vc se dá conta que se assumir é uma escolha pessoal, da circunstância de cada pessoa, e apenas da pessoa? Vc não conhece a situação de vida de quem está no armário. Pode ser porque ainda depende financeiramente de pais extremamente homofóbicos.

      Tenha um pouco mais de empatia ao impor regras de quando pessoas que vc nem conhece devem se assumir.

      Excluir
    3. Acho que é uma atitude super desrespeitosa (pra dizer o mínimo) tirar alguém do armário "à força". Ainda que a pessoa viva num armário de vidro. Cada um tem o direito de ser o que é e de viver como acha que deve (inclusive os que acham que devem se enganar a vida toda).

      Admiro exemplos como os do Tom Daley e, mais recente, da judoca Rafaela Silva, de assumirem publicamente sua sexualidade, e espero que eles inspirem outros atletas de alto nível a fazerem o mesmo.

      Respeito, de forma geral, é uma atitude a ser praticada sempre. O respeito à intimidade então deve ser observado mais ainda (de preferência, sem aspas).

      Excluir
    4. Engraçado, agora nas certidões de nascimento tem que colocar sexo: .... - orientação sexual: indefinida e depois no documento de identidade a gente fica sabendo. Amigo, se heteros nao se expõem, porque devem os gays se exporem. Ah vá... foro de intimidade, sabe o que é isso? As pessoas sabem quantas fodas você dá na semana. Queria ver se alguem fizesse o outing de alguma coisa só sua para ver se vc ia gostar? Fora que isso é publicidade inútil no meu ponto de vista. Fora que gays assumidérrimos vivem em torno desta imagem interna que criam de sí. Para se autoafirmar ou o que for. Isso acontece em menor escala conosco, todos temos uma imagem residual, independente de orientação sexual. Para requerer respeito eu não preciso dar close e gritar que sou gay, viu, Francisco Almeida.

      Excluir
    5. 09:22 Arrazou gata. Eu acho que empatia deveria passar a fazer parte do curriculo obrigatório do ensino médio. Infelizmente vai ter um idiota do escola sem partido pra dizer que empatia é coisa de esquerda lulopetista bolivariana.
      Empatia é a palavra mais importante desse século.

      Excluir
    6. 09:29 Eu sou assumido para todos. Mas dentro do ambiente familiar e de trabalho eu não toco no assunto. Pq percebo que em casa minha família fica constrangida e que no trabalho, mesmo com política de diversidade, gays tem o seu desenvolvimento prejudicado.

      Excluir
    7. 10:37 falou em empatia num comentário agressivo e antipático. Apenas mais um esquerdista sendo... esquerdista!

      Excluir

    8. Falando em Olimpíada, tivemos a maior delegação de todos os tempos, o maior investimento em esporte já visto, bolsa-atleta distribuída aos borbotões, propaganda sem fim paga pelo contribuinte, e qual o resultado até agora? Um retorno pífio, ainda pior que o da edição anterior, salpicado pela eterna problematização esquerdista e antimeritocrática.

      Pelo visto, esta será a Olimpíada das bichas ressentidas, das palavras que ferem, do incômodo com quem cobra resultado pela internet, do conformar-se em viver na favela, e do "quase lá". Seria o efeito dessa pedagogia que premia a todos, independente da qualidade de atuação? O problema é que, no mundo real, só há UMA medalha de ouro. Um primeiro lugar.

      Brasil, o país do eterno 7X1? Pelas gays semiletradas que comentam aqui, sim. A conferir.

      Excluir
    9. A bicha burra não sabe, ou finge que não sabe, que os EUA, Canadá, Inglaterra, etc.. etc.. etc.. dão BOLSAS e MAIS BOLSAS para promissores atletas em suas Universidades e escolas de ensino médio! Mas que é incentivada e, oferecido suporte de ponta, desde a fase mais novas das crianças!

      Aqui - pagando os ALTISSIMOS IMPOSTOS DO PLANETA - os governos (TRADICIONALMENTE DE DIREITA E "ELITISTA") os contribuintes tem que jogar o esporte que for em quadras esburacadas, sem redes, na gambiarra!

      SEMPRE FOI ASSIM.

      MUITO ANTES DO PT.

      PT PELO MENOS deu bolsa!

      E os outros que NUNCA deram nada?

      Só os que babavam ovo da "elite"?

      Excluir
    10. Esqueceu de comentar que justamente ontem - OLHA A COINCIDÊNCIA - era dia ONZE!!!!

      Excluir
  2. Mas cade o artigo? Que esportistas foram descobertos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O artigo não está mais no ar. Googlei e não achei mais em lugar nenhum. E nem que eu soubesse eu diria quem foram os atletas descobertos...

      Excluir
  3. Naquele episódio do Last Week Tonight que você postou outro dia, o John Oliver zoa esse novo "jornalismo" clickbait Buzz/Huff. Teve também o "furo" do Leo Dias de que o irmão do Huck é gueidacu. Só que o cara é assumido desde sempre e mandou um VRÁ de volta. Vai se acostumando a essa valsa.

    ResponderExcluir
  4. Ridículo o que o Daily Beat fez com os atletas gays.
    E a Veja batendo na tecla de que o o Arthur Nory da ginástica tem um caso com a Simone Biles propositalmente pois sabe que ele é assumidamente gay e que isso cria fofoca. A mídia tá no lixo e não descobriu ainda.
    Ontem o Fernando Meireiles e o Andrucha Waddington detonaram com o Estado de SP e a Folha de SP na cara da Miriam Leitão no Globo News. Três dias antes foi feito um ensaio da abertura das olimpíadas para os jornalistas de todo mundo. A ideia era que eles pudessem entender, ver e assim narrar melhor a abertura. Foi solicitado segredo absoluto. Todos os jornalistas do mundo, voluntários, dançarinos, artistas e corpo técnico mantiveram o segredo por meses MENOS o Estado de SP e a Folha que no dia seguinte lançaram um roteiro completo de tudo o que aconteceria no Maracanã.
    A mídia inglesa é ruim mas a brasileira é um lixo e a opinião é unânime. Tenho muita pena de jornalista hoje pq perderam completamente a dignidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje li que o Nory tirou fotos com a Simone Biles pra desviar o assunto do vídeo racista que ele tinha feito zombando do colega negro da equipe de ginástica. Tudo armado como de costume.

      Excluir
    2. Com o impeachment e as olimpíadas o jornalismo chegou no seu ponto mais baixo na história.
      Não vejo jornalistas mas palhaços procurando popularidade a qualquer custo.

      Excluir
    3. Primeiramente, fora Dilma e Lula.

      Excluir
  5. Está botando a cara ou mandando foto num aplicativo público e quer sigilo? Contraditório. Seria o mesmo que chupar no banheirão e reclamar que filmaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O banheirão também é um espaço privado, depois que você fecha a porta...

      Excluir
    2. Banheiråo público, I meant.
      Não faz a pura.

      Excluir
    3. Banheirão é sempre público. Mas repito o que disse: fechou a porta, trancou, virou privado.

      Senão, quem está lá dentro fzendo suas necessidades também poderia ser fotografado numa boa, o que não é o caso.

      Excluir
    4. Adoro essa gente que vem aqui pra culpar a vítima.
      Filmar gente no banheirão é coisa de gente muito fdp. Pode notar que os filmadores nunca se expõem exatamente poque são uns covardes doentes.

      Excluir
  6. eu acho q foi mais um busca desesperada por audiencia...eles sabiam da repercussão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira versão da matéria era mesmo "clickbait", buscando audiência com sensacionalismo.

      Mas a repercussão foi tão péssima que eu garanto que eles estnao arrependidos.

      Excluir
    2. Já falei. Esse é o futuro do jornalismo clickbait. Huff/Buzz. Get used to it.

      Excluir
  7. Tony, já assistiu ao venezuelano De Longe Te Observo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vi na Mostra de SP do ano passado.

      Comento sobre ele neste post aqui:

      http://www.tonygoes.com.br/2015/11/latinos-mostra.html

      Excluir
  8. De que adianta demitir o jornalista que escreveu o artigo se sites que publicam ou mandam fazer este tipo de matéria continuam impune.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. No fundo o jornal adora quando o jornalista faz isso. Não pede claramente ao funcionário para escrever esse tipo de matéria, mas o mesmo sabe que deve fazê-lo. Os diretores fazem vista grossa. Depois fica tudo bem e que venha a próxima polêmica

      Excluir
  9. Fazia um tempo que eu não visitava o blog e hoje me deparei com isto:
    "Aviso sobre conteúdo: Alguns leitores deste blog entraram em contato com o Google porque acham que seu conteúdo é questionável".

    Deus me livre. Que povinho mais desqualificado. O blog não merecia esse alerta. Mas...

    Não acho certo que se tire alguém do armário no fórceps. Tenho um primo que foi exposto pelo irmão idiota. Foi um choque para a família, ele tentou negar, mas o irmão tinha prints de conversas, realizadas justamente nesses apps que o Daily Beast usou.
    Ele sempre me diz que não teve benefício algum por ter sido exilado de Nárnia. Só no dia em que nos virem como homo sapiens, não como homossexuais, é que o closet deixará de ser tão interessante para alguns.

    ResponderExcluir
  10. Não existe "dentro" nem "fora" do armário. Existem gradações. Entramos e saímos do armário mil vezes ao longo de cada dia. Por mais assumido, ou enrustido, que você seja, sempre há aspectos ou situações em que você será mais dentro/fora. Seja com algumas pessoas, alguns lugares, algumas situações (profissionais, familiares etc.) ou diferentes momentos da vida mesmo. Todo mundo sai um pouco, e às vezes se esconde um pouquinho, nem que seja atrás da porta aberta, e por uns instantes só. Cada um sabe o quanto quer e pode entrar/sair, e isso é uma questão pessoal. Não cabe a ninguém ditar isso.

    ResponderExcluir
  11. Certíssimo, Tony! Só acrescento um comentário: o tal "jornalista" disse que usou a própria foto de rosto no aplicativo e ele é... feio para ca****. Como foi conseguir 3 encontros em um hora? Muito suspeito

    ResponderExcluir