domingo, 24 de julho de 2016

NO FUNDO DO POÇO


"Um Dia Perfeito" foi lançado sem muito alarde por aqui, apesar do elenco hollywoodiano e dos prêmios que ganhou. Talvez porque seja um filme espanhol, embora falado em inglês. O tema também parece datado: toda a ação se passa ao longo de 24 horas num país sem nome dos Bálcãs, um dos muitos nos quais a Iugoslávia se desintegrou nos anos 90. Aquelas guerras bárbaras, onde vizinhos se voltaram contra vizinhos, me fizeram perder ainda mais a fé na humanidade, e este é um dos temas centrais do filme: vale a pena tentar se ajudar, quando as pessoas querem mesmo é se matar umas àsn outras? A resposta é sim, vale, mas não é risonha e franca. O roteiro (adaptado de um livro) ganhou um Goya, o Oscar da Espanha, e parte de uma premissa simples: um grupo de voluntários estrangeiros quer retirar um cadáver de um poço, antes que que ele contamine a água consumida por uma aldeia. O que se segue poderia ser chamado de comédia de erros, se fosse engraçado. Mas há um certo humor, e também há Benicio del Toro melhorado pelos anos. "Um Dia Perfeito" não é, aham, perfeito, mas é um bom contrapeso nessa temporada de férias escolares.

5 comentários:

  1. Dois loucos: Benicio Del Toro e Tim Robbins, os dois grandes atores, ambos excelentes em seu papel. Benicio Del Toro como mulherengo inveterado que tenta manter a sanidade diante da loucura da guerra e Tim Robbins que é o verdadeiro louco dos dois , aproveita com maestria cada cena que protagoniza

    ResponderExcluir
  2. Benício Del Toro, esse sim é uma delícia. Perto dele, Molon lembra um solterona católica idosa muito limpinha, mas que a tia carrasca sempre manteve em rédea curta.

    ResponderExcluir
  3. Alguém ainda aguenta del toro atuando que nem um tamanduá com cólicas?

    ResponderExcluir
  4. Extra: Rede Goebbels desmascarada! Tentou construir um factóide para emplacar a falácia esquetdista "Islã, religião da Paz" e foi desmacarada:

    https://m.facebook.com/AlexandreBorrges/photos/a.542916875766128.1073741828.542868939104255/1126444667413343/?type=3&theater

    Que feio, Plim Plim!

    ResponderExcluir
  5. Quem não tem um cinema por perto e assina Net ou Claro pode assistir no Now. A estreia foi simultânea ao cinema.

    ResponderExcluir