quinta-feira, 28 de julho de 2016

FOGO APAGOU

Uma hora ia acontecer. Tentativas não faltaram. Hoje finalmente conseguiram apagar a tocha olímpica, quando ela passava por Angra Reis. Um grupo de porfessores, justificadamente furioso com o atraso de seus salários, resolveu melar a festa e atrair a atenção do mundo para seu problema. Conseguiram, e também acenderam um debate na minha cabeça: cou contra ou a favor desse tipo de protesto? Como disse o Antonio Prata em sua crônica de domingo passado, a tocha não é do PMDB: é de Zeus, de João do Pulo (na verdade, foi o pai dele, o também escritor Mário Prata, quem falou isto, para convencer o filho a carregar a tocha em Itu). Mas é claro que muitos políticos querem tirar partido das Olimpíadas, a começar por Eduardo Paes - e não é engraçado que tantos outros agora fujam da cerimônia de abertura? Dilma, Lula, FHC, todos recusaram o convite, e é óbivo que estão com medo de serem vaiados. Mas voltando à tocha: apagá-la não implica em maiores problemas. Com cada uma que vai sendo segurada, seguem outras oito de reserva, todas acesas. Não é porque uma se extinguiu que os Jogos serão cancelados. Claro que eu acho uma lástima o evento acontecer justo num momento em que o Brasil está tão complicado, tanto na política como na economia. Era para ser nossa festa de debutante no Primeiro Mundo, não para nos dividirmos ainda mais. Mesmo assim, ainda sinto que vamos sair no lucro. Isto é, se ninguém ganhar o tal do Bolão do Terrorismo.

24 comentários:

  1. De que adianta fazer olimpíadas para convencer o mundo que o Rio é um destino turistico legal quando.na verdade nua e crua a cidade é um cu em muitos aspetos? A grande mentira do evento é essa. Cidade cuzona que tirista vem e anda apavorado com medo de assalto. Quantos brasileiros tiram férias na cidade do México? Porque seria o equivalente, convencer um brasileiro a ir ao cu do mundo no México em vez de Paris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, estive no RJ em abril deste ano, fui conhecer o museu do amanhã, aquela região ficou muito bonita e o centro do RJ em obras um caos, perguntei ao guarda local se poderia ir andando do museu do amanhã p o centro p os lados da Candelaria, ele não recomendou devido ser domingo pois uma quantidade grande de moradores de rua estarem migrando p o centro foram expulsos da região da Lapa e locais em obras, ou seja muito perigoso,fui de taxi p onde eu queria ir, e a saída do aeroporto também tive medo por aquelas linhas amarela e vermelhas e etc.

      Excluir
    2. O turista europeu e americano não vem pro Brasil pq é caro e é um mundo desconhecido para eles. A Ásia é mais segura e mais barata.

      Excluir
    3. 17:55 Depois que vc vai anos seguidos pra Europa vc acaba indo aos cus do mundo como a Cidade do MéxiCU, acredite. Pq ng tem forças de visitar a torre Eiffel ou a London Eye quatro ou cinco vezes - chega uma hora em que vc não tem mais o q fazer, turisticamente falando. E americanos têm bem mais grana e viajam muito mais.

      Excluir
    4. 08:33 Isso não é verdade. Tem praia de sobra na Europa , assim como tem cidades e regiões de montanha pra vc visitar pela primeira vez por uma vida toda. Conheço pessoas que passaram uma vida frequentando Barcelona ou Marbella. Esse teu pensamento é muito cabecinha da média brasileira

      Excluir
    5. Aonde entra a tocha nessa ostentação verde amarelo leblonguaçu.

      Excluir
  2. O mio babbino caro
    A única certeza é esta avacalhação total.

    ResponderExcluir
  3. A tocha e os jogos olímpicos tem cunho político desde 1936.

    ResponderExcluir
  4. As Olimpíadas é imoral. É como esfregar na cara do brasileiro a sua insignificância. A gente tem tanto trabalho pra fazer nesse país e fica agora a política e a mídia voltada pra um evento que só serve para agradar a elite que pode se deslocar até o Rio, bancar ingressos, entradas, alimentação, etc...Espero honestamente que o Paes não seja eleito governador, nem os seus pupilos Pedro Paulo e Marcelo Caleiro (que antes de ser agraciado com um ministério não sabia se se candidatava a vereador pq tem baixa aceitação popular).

    ResponderExcluir
  5. Pq aceitamos esses jogos olímpicos 7 anos atrás e hoje rejeitamos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq na época juraram que tanto a Copa qto as Olimpíadas seriam custeadas SEM DINHEIRO PÚBLICO. Pq agora descobrimos que o país que nos venderam na época - uma nação em crescimento, com pleno emprego, índices melhorando, grau de investimento, que estava se organizando e que seria capaz de organizar eventos internacionais - era um engodo e foi pelo ralo. Sobrou um país quebrado e a Vergonha.

      Excluir
    2. O Eduardo Paes vai ter muita coisa pra explicar. Ele diz que a maior parte da verba é privada. Mas a gente sabe que o capital que as empresas privadas usam vem através de empréstimos do BNDES para pagar eternamente, com juros baixos, possibilidade de arrolamento, perdão, etc...ou seja, dinheiro público para fazer show para ricos.

      Excluir
  6. O Rio de Janeiro dos Jogos da Exclusão. Uma cidade segregada. É esse o legado das Olimpíadas no Rio de Janeiro. As favelas ocupadas, os crimes ambientais e as obras repletas de irregularidades. Nada foi feito pela Baía de Guanabara.
    O custo social é chocante. 77.000 lares removidos para que os ricos ganhem 31 novos prédios de alto padrão para morar na Barra.
    O mais importante que seriam os legados sociais e ambientais foram zero. Acho um vexame ver as pessoas apoiando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei os prédios bem vagabundos.

      Excluir
    2. Lares = terreno invadido

      O brasileiro ama endeusar invasão de terra. Desde que não seja a dele, claro.

      Excluir
    3. 21:26 Pra vc ver como as coisas são no Rio. Cada apartamento custa hoje em torno de R$650mil. Ruim e caro.

      Excluir
    4. Coragem de quem comprar esses armengues. Os prédios do Pan tão aí afundando.

      http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/07/29/vila-do-pan-2007-e-mico-de-r-230-milhoes-tem-chao-afundando-e-crateras.htm

      Excluir
    5. 22:13 já ouviu falar na Santa Maria, Pinta e Nina.

      Excluir
    6. 17:14, ótima resposta para o ignorante das 22:13; mas cuidado, ele pode ser um daqueles que dizem que nossos livros de história são doutrinadores (da esquerda) e que isso não existiu. Evito comentar aqui agora, muito cheio de "trumpetes" ou pessoas com pensamento "trumpiano". Mas seu bom humor e resposta certeira me cativaram a comentar. Haters em 1,2,3
      Nick

      Excluir
  7. Todas as obras das olimpíadas deveriam ter sido feitas na periferias da zona norte e zona oeste para reurbanizar essas áreas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amoooor muita coisa é na zona norte, como Deodoro, e ao contrário do q propagam tanto a vila olímpica quanto o parque olímpico ficam em Jacarepaguá e não na barra.

      Excluir
    2. Gata vc nao conhece o Rio. A area fica em Jacarepagua, mas é uma parte nobre que é entendida como a Barra e tem preços tão caros ou mais caros que a Barra.

      Excluir
    3. KKKKKKK não conheço. Eu moro exatamente na área e só fingem que é barra para inflacionar preço. Mas é Jacarepaguá com direito a todas as mazelas da região, tipo tráfico que manda e disputa com milicia, coisa que não tem na verdadeira Barra.

      Excluir
    4. Guariba, Meu pedacinho de terra, não se deixe misturar...

      Excluir