sábado, 16 de julho de 2016

ERA GOLPE

A Turquia moderna foi fundada pelo exército. Foi um grupo de jovens oficiais que, terminada a 1a. Guerra Mundial, depôs o último sultão otomano e proclamou a república. O líder da turma, Mustafa Kemal, fez com que o novo estado fosse totalmente laico e ainda trocou o alfabeto árabe pelo latino. Ganhou o apelido de Atatürk, o pai dos turcos: seu retrato está até hoje por toda parte, das lojinhas dos bazares às cédulas de dinheiro. Os militares ainda formam a insitutição mais poderosa do país, e promoveram vários golpes de estado ao longo do século 20. Mas não estavam unidos nessa tentativa desastrada de derrubar o presidente Recep Erdogan. Os rebeldes tampouco contavam com apoio popular: apesar dos desmandos e da corrupção desvairada, o proto-ditador turco ganha todas as eleições há mais de uma década. A razão disto é a economia, cada vez mais forte. E gente com dinheiro no bolso aguenta muita coisa, inclusive censura à imprensa, prisões políticas e atentados em série. Outro dia suspeitei que o próprio Erdogan estivesse por trás do ataque no aeroporto de Istambul; agora também aposto qe ele irá usar esse golpe frustrado para se eternizar no poder. Ele merecia ser derrubado, mas não pela força das armas. E não é divertido ver o mundo inteiro condenando essa quartelada na Turquia, menos o Brasil?

95 comentários:

  1. Sou contra qualquer tipo de golpe, e repito como é que o povo turco aborta um golpe sob ameaça de armas e o povo brasileiro não consegue abortar um golpe sem tanques, sem helicópteros e sem soldados, comandado por um grupo de políticos decadentes e fichas-sujas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa da economia, como eu digo no texto do post. A economia da Turquia vai de vento em popa desde que Erdogan chegou ao poder em 2003. No Brasil, Dilma trouxe inflação, recessão e desemprego.

      Excluir
    2. Poizé. A Europa é um dos prrocinadores do Erdogan. Teremos um novo Mubarak? Obediente ao ocidente e algoz do próprio povo?

      Excluir
    3. O pior foi ler as palavras do ex Presidente Turco Abdullah :” não confundam Turquia com um país da Aamérica latina ou África , ninguém pode tomar o poder do dia para noite “

      Excluir
    4. E é mentira: a Turquia já foi palco de muitos golpes militares, alguns bem sangrentos. O último aconteceu em 1997.

      Excluir
    5. 17:44 Erdogan é terrível, mas foi eleito e o golpe na Turquia falhou devido à reação popular. E o cara ainda disse que a Turquia não é algum país da América do Sul ou da África... Vergonha pra nóis...

      Excluir
    6. cala a boca Tony, o golpe foi por causa do pré sal

      Excluir
    7. 17:32 Bem, como estamos vendo só deixaremos os golpistas expulsarem de vez a Dilma e com ela a Democracia se quisermos. Todos os dias juristas, senadores responsáveis reclamam em voz alta que a imprensa vil não quer registrar que o procurador da República Ivan Cláudio Marques arquivou investigação criminal sobre pedaladas fiscais que causaram o golpe.

      A imprensa vil nada diz.

      O Congresso Nacional finge que não é com ele.

      Somos 54 milhões de brasileiros. Podemos!

      O Judiciário vai ter que se mexer e colocar a presidenta eleita de volta a seu local de onde nunca deveria ter saído. O Palácio do Planalto.

      Excluir
    8. A criação de uma sociedade de consumo cria uma sociedade passiva aos interesses estrangeiros, e mais preocupada com seu novo aifône, como são os trouxinhas daqui, que por muito tempo restringiram seus agravos com o PT a impostos de mercadorias gringas importadas.

      Excluir
    9. aqui no Brasil os conspiradores estão no poder fazendo o que bem entendem

      Excluir
    10. 17:32: ERAM 54 milhões. Duvido que esse mesmo número de pessoas gostaria de ter Dilma de volta.

      Presidente nenhum é deposto quando a economia vai bem. Vide Lula em 2005, em pleno mensalão.

      Excluir
    11. 17:53 PODEMOS PODEMOS PODEMOS E VIVA A NOSSA DEMOCRACIA

      Excluir
    12. É isso mesmo TONI GOES ,vc tá certíssimo. . E viva o golpe que tirou a Dilma!
      Viva Moro

      Excluir
    13. Porém a justificativa de seu afastamento não é inflação, recessão e desemprego.

      Excluir
    14. Tony 17:44 conclui-se que é igual a um país da América latina ou África , aonde se pode tomar o poder do dia para noite.

      Excluir
    15. Os turcos tem vergonha na cara. Os brasileiros falta dela

      Excluir
    16. A Dilma não trouxe a recessao. A responsável pela crise é a classe média que tentar manter a mobilidade entre classes estática. Qualquer político do mundo adoraria resolver os problemas do Brasil e virar um herói. Mas como fazer isso sem furar o bloqueio da classe média? Tem muita gente fina feliz em viver num país segregador de bosta.

      Excluir
    17. Brasil o terceiro mundo do terceiro mundo

      Excluir
    18. As viúvas do PT, lobotomizadas pelas sandices de Marilena, segue confundindo um legítimo Impeachment com golpe.

      Sempre resta um grande l

      Excluir
    19. Ainda resta organizare um grande levante de mortadelas pró-dilma... Ops, esqueci que mal conseguem mobilizar meia dúzia de quadras na avenida paulista. Isso pagando militante.

      Excluir
    20. Essa mesma pessoa que floda aqui comparando o afastamento da anta com o AUTOGOLPE islâmico na Turquia é digna de pena. Coloque sua camiseta vermelha e vá defender o mais novo ditador turco e a camarilha muçulmana. Aqui, Dilma não volta e seu candidato andará de tornozeleira eletrônica, antes de 2018.
      Beijinho no ombro, fofa!

      Excluir
    21. Bom, pois já temos claríssimo uma coisa . Os brasileiros tiveram a oportunidade de viver na modernidade, na democracia e no laicismo e não quiseram.

      Excluir
    22. Tony 17:32 Desde quando político é afastado porque cai sua porcentagem em relação a sua eleição.

      Excluir
    23. O tal do golpe foi realizado por militares, certo? Por que então destituir milhares de juízes no dia seguinte? Seriam todos agentes do FBI? Simples, Marilena, Erdogan aproveitará a situação para impor a teocracia, ora bolas. Já corre a teoria de que o golpe foi incentivado pelo próprio governo turco para justificar um regime autoritário.

      Dilma e Lula tentaram o mesmo por aqui, mas felizmemte não somos uma nação de mortadelas alienadas. Os imbecis são uma minoria por aqui. Barulhentos, mas apenas uma minoria.

      Excluir
    24. Governo Sarney, inflação de 80% ao mês, recessão e desemprego maiores que hoje e não lembro de ninguém indo às ruas pedir para trocar de presidente! Duvido que mesmo com inflação, recessão e desemprego um governo conservador e de direita teria sido interrompido. Governo incompetente se derruba nas urnas e não em golpe parlamentar ao som do bater de panelas.

      Excluir
    25. Porque durante o governo do Sarney não havia mais CINQUENTA PORCENTO da população entre 30 e 40 anos com o CPFs negativados, vitimados pela política irresponsável de crédito fácil do período Lula/Dilma.

      O país está no fundo do poço e com as mãos amarradas. Eis porque se ouvia panelas: muitos batiam nelas com a testa.

      Quanto ao afastamento de Dilma, não foi apenas pela crise, mas por terem roubado o país até exaurir estatais e bancos públicos, como já comprovado.

      Por fim, lembremos que Dilma tentou mobilizar as FFAA para dar um golpe, mas foi impedida pelo comandande Villas Bôas. Para nossa sorte, o PT não teve tempo de aparelhar o militares, como fez com o STF.

      Excluir
    26. Gente que adora o Brasil República das bananas, sorvete na testa & cheiro de bosta , capitalista e sem capital da época de FHC, Sarney, Color, e do Regime Militar só pode ser pão com ovo com síndrome de Estocolmo .

      Excluir
    27. 14:28 rindo litros kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    28. 14:26 rindo litros kkkkkkk e desconsiderem o 14:28 pois não existe, me equivoquei, pois acabei de acordar agora pensado que era meia noite kkkkkkk

      Excluir
    29. Meo deos!!!!

      O esforço na criação de uma narrativa que transforme a era lula/dilma em algo bom leva os comentadores deste blogue ao limite da licença poética.

      Juro que acharia graça se não fosse certo o acreditar na fantasia dessa gente cretina. Nem estando fudidos e sem qualquer perspectiva na vida, dão o braço a torcer.

      Esquerdismo afeta o cérebro. Quando nada é feito a tempo, o dano pode ser irreverssível, coleguinhas!

      Excluir
    30. As mortadelas já entenderam que o "golpe" na Turquia foi uma farsa? Acho que não. Afinal, nem se deram conta que foram enganadas pelo PT...

      Excluir
    31. "pois acabei de acordar agora pensado que era meia noite"

      Olha o nível da criatura!

      Vai?

      Não, não vai.

      Excluir
    32. Detectado no blog vários pão com ovo com síndrome de Estocolmo que nem pra coxa serve

      Excluir
  2. O que o ministro interino brasileiro da cultura estava fazendo em Istambul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a uma reunião da Unesco para tentar que o complexo da Pampulha, em Belo Horizonte, seja declarado Patrimônio da Humanidade.

      Excluir
    2. 17:37 aprendendo como se dá um golpe, pk isso de pedaladas não funciona .kkkkkkk

      Excluir
    3. Erdogan acaba de expulsar todos os golpistas da Turquia , inclusive Marcelo Calero ministro interino do Presidente golpista Michel Temer

      Excluir
    4. ...hum.....ministro brasileiro golpista vai pra Turquia...e pimba GOLPE . Sinistro

      Excluir
    5. Um amigo turco me contou que quando o Marcelo Calero chegou na Turquia o Erdogan começou a gritar :"Vai dar merda, vai dar merda, vai dar merda, vai dar merda vai..."

      Excluir
    6. Se reunir com os golpistas da Turkia , mas quando viu a situação disse: não vemos estrutura para inventar pedaladas , tem que ser golpe militar mesmo

      Excluir
    7. 19:40 Calero é satanista

      Excluir
    8. 20:02

      Bom... Perdeu!!!

      Excluir
    9. Calero chegou na Turquia pra auxiliar no golpe. Foi quando tudo começou a dar errado pra eles.

      Excluir
    10. Visitar o viaduto Negrão de Lima em Madureira pra assistir o baile charme mais antigo e tradicional do Rio o Calero não vai. Infelizmente esse ministro entende a cultura como a arte do bom gosto. Eu sou artista e nunca me senti tao pouco representado. Eu olho ao meu redor e não vejo nada parecido com o Calero.

      Excluir
    11. Dois golpes no mesmo ano. Mais um e caleirinho já poderá pedir música no fantástico!

      Excluir
    12. Só o fato de Calero incomodar os "artistas" de quinta, sedentos por uma boquinha estatal e com uma produção sem qualquer relevância, já faz dele um ótimo ministro.

      Excluir
    13. "Baile charme"... eca!

      Excluir
  3. O golpe turco esta fora de moda .Logo, logo eles entrarão na era dos golpes jurídico-midiáticos-legislativos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei o mesmo. Por pior q o brasil seja não dá pra esperar que vamos ter um golpe como acontece em países africanos.

      Excluir
  4. Que desastre essa tentativa de golpe. Perceptível que planejamento não houve. Os militares tentaram dar um golpe em um governo que de uns anos pra cá vem adotando medidas autoritárias. Quer dizer, uma tentativa de golpe sob um governo descaradamente autoritário.

    ResponderExcluir
  5. Lá o povo vai às ruas defender a democracia contra o golpe militar, aqui os coxinhas vão às ruas pedir intervenção militar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mídia PIG do Brasil é cômica, horrorosa e ...imprestável.
      No caso da Turquia ela pronunciou incessantemente a palavra GOLPE, já o golpe que está em curso no Brasil, trucidando direitos sociais usam o hipócrita termo IMPEACHEMENT!

      Excluir
    2. Na Trquia teve tanque na rua e helicóptero disparando em policiais. Beeeem diferente do que aconteceu no Brasil.

      Excluir
    3. Devemos ser realistas. Que tivemos problemas com a nossa economia, tivemos.Mas, o rumo do país poderia ser acertado mais adiante se não fossem as causas internas e externas das quais, muitas questões concorreram para isso. A oposição comandada por Aécio Neves e outros covardes opositores, com o auxílio de grupos de mídia conservadora, tiveram responsabilidade nisso. Acredito que a mídia com seus telejornais televisivos terroristas, batendo na tecla do desemprego e inflação, diariamente, massacrando o povo com processo de indução de pensamento é uma das causas. Tudo para tentar estabelecer suas teorias midiáticas golpistas.afastando investidores com seu exagerado pessimismo o que muito muito contribuiu para o agravamento da crise no Brasil. Mas, o cerne da questão foi a crise internacional, com a queda do barril de petróleo que derrubou até a economia chinesa. o que foi terrivelmente omitido pela mídia. Todos esses fatos não podem ser utilizados para pedir o impeachment de uma presidente democraticamente eleita pelo voto popular.

      Excluir
    4. É fato perceber a hipocrisia de gente que ainda resiste a defender a volta da Presidente Dilma.E cada vez mais visível que a nossa sociedade não é tão democrática assim .

      Excluir
    5. Tony, jura que vc acha que em países ocidentais em desenvolvimento golpes sao dados com tanques na rua? O mundo mudou, os direitos humanos são mais modernos, a ONU faz imposições. É ingênuo achar que no Brasil serão vistos tanques e militares na rua. É muito mais fácil e aceitável um golpe parlamentar como vimos esse ano.

      Excluir
    6. Tony se aqui tivesse um golpe militar tu ia defender o Temer?

      Excluir
    7. Chamar a inédita e profunda crise brasileira -- como mostram todos os números disponíveis, com Estado, empresas e população profundamente endividados -- de "pessimismo exagerado", como fez o anônimo acima, nem seria mais um fruto da má-fé endêmica da esquerda, mas apenas burrice com toque de esquizofrenia.

      Com gente assim, este país está condenado ao fracasso.

      Excluir
    8. 12:32 e ainda assim FHC e todos os outros que o antecederam perdem para Lula e para Dilma… E que tal se fôssemos verificar os números de: PAGAMENTO DA DÍVIDA ExTERNA, CONSTRUÇÃO DE UNIVERSIDADES E ESCOLAS TÉCNICAS,RODOVIAS, ESTALEIROS, PORTOS AEROPORTOS, etc..etc...etc...O governo FHC, ficará parecendo um zero preto no nada!!!

      Excluir
    9. 12:53,

      Definitivamente você não tem a menor ideia sobre o que fala. Só repete a propaganda do partido, atuando como mais um "idiota útil" para a esquerda.

      Sinto por sua condição.

      Excluir
  6. Verdade! Todo mundo preocupado com o golpe da Turquia, porque foi dado pelos militares, e o que dizer do golpe do Brasil, que foi dado por um pacto entre corruptos e pela mídia manipuladora? Gostem ou não, a presidenta Dilma disputou uma eleição e venceu nas urnas, não respeitar este fato, é não respeitar a democracia. Se o governo tem problemas que desagradam a população, tem que se encontrar medidas democráticas que resolvam, não inventar fatos inconstitucionais para derrubar um presidente, a isso não tem outro nome senão golpe. Muitos, podem até fingir que não sabem o que está acontecendo, se fingindo de surdo e mudo, mas os fatos estão aí para qualquer um vê e ouvir, foi um golpe baixo que vai manchar a história do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil, os corruptos foram afastados. Falta prender Lula. No aguardo.

      Excluir
    2. "No Brasil, os corruptos foram afastados. Falta prender Lula. No aguardo."
      Toc toc Temer ainda está ai? Estou
      Toc toc Aécio ainda está aí? Estou
      Toc toc Tem político honesto aí? Silêncio
      Não vi nenhum corrupto afastado, só corruptos de um certo partido, deoutros, continuam lá.
      Nick

      Excluir
    3. Corruptos foram afastados e aí você acordou né colega? Renan foi afastado? Jucá perdeu o mandato? Agripino? Pauderney? Cunha foi cassado? Aécio está de tornozeleira? Francamente...

      Excluir
    4. Nick em... "A burrice em forma de comentário".

      Estrelando: um desinformado qualquer, que repete clichês para defender um partido indefessável.

      Elenco de apoio: uma multidão de bichas intelectualmente desfavoverecidas, ressentidas por serem feias e que confundem crime comum com crime de responsabilidade; impeachment com golpe.

      Excluir
  7. Corre a boca pequena que os derrotados no golpe na Turquia estão em negociações avançadas com cunha, quadrilha, anércioporto, mp e mais a globo local com o fim específico de tomar o poder aplicando as mesmas estratégias de um país da america latina. A dúvida estaria em relação a posição da coxinhada local, mas nada preocupante segundo declarações do cunha, hehe.

    ResponderExcluir
  8. Quanta diferença entre Brasil e Turquia no trato com os golpistas. Parabéns povo turco!!!Golpista lá não é tratado a pão de ló, como foram os golpistas de 1964 e os usurpadores de 2016

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de não ter um sentimento tão profundo que este é o caso. Mas, com prisão de juízes(por juízes? O exercito , supostamente, encenando o golpe) instituição da pena de morte, e reprimir o exercito, é difícil não pensar que tudo foi feito com um propósito, maior repressão por vir e Erdogan se tornar o Saddam Hussein da Turquia . E para concluir Michel Temer teria se tornado o Pinochet do Brasil se Dilma tivesse renunciado

    ResponderExcluir
  10. Gente mas que tanto falam (ou será uma pessoa só, o tempo todo?) de Dilma para cá, Dilma para lá... afinal O QUE É DILMA em pleno julho/2016??? Sério, quem quer que uma criatura dessas volte numa hora dessas? Para quê? Enquanto ela própria faz tudo que pode para ser esquecida, ignorada, considerada morta de preferência, as viúvas do regime bolivariano aqui continuam tentando ressuscitá-la à força. O tempo da Dilma e do PT já passou, chega. Vamos ao próximo assunto por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai dar o cu na Venezuela coxa

      Excluir
    2. Depois de você MAV do inferno.

      Excluir
    3. Tony nem se dá o trabalho de responder essas sandices postadas nos comentários. Mesmo não gostando do Sr. Temer a Srª Rousseff já era.

      Excluir
    4. bolivariano virou bordão de ignorante pobre de direita, que não sabe o que significa bolivariano. Povo burro povo manipulado capacho de elite

      Excluir
    5. Que fino o argumento do Anônimo16 de julho de 2016 23:51

      Excluir
  11. tony https://royal31dotcom.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Turquia esta em guerra civil contra os Kurdos e Erdogan quer reinstalar o Império Otomano conquistando Síria e Iraque para tornar-se Sultão...Igual que Putin quer ser Zar ...igual que Temer que ser Presidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O golpe caiu do céu para o Sultão Erdogan. Seu sonho de ditador e poder absoluto foi realizado pelos militares assim como o sonho do Michel Temer foi realizado pelo PSDB , DEM e os cariocas que adoram Cunha e Bolsonaro.

      Excluir
    2. 12:50 se o golpe falha aqui,e os brasileiros não tomarem cuidado 2018 teremos presidente evangélica no Brasil e adeus estado laico, mais conversão de brasileiros e como consequência aumento da radicalização evangélica com leis retrogradas , retrocesso dos direitos LGBT ou como mínimo estancamento p sempre

      Excluir
    3. 13:27... hum.. Temer ou presidente evangélica...se ficar o bicho pega se correr o bicho come. Sinistro

      Excluir
  13. Os americanos para isso de golpe são bastante incompetentes(veja o caso do Brasil agora e de 1964 . Esta montagem parece coisa de Putin, que parece mais esperto e pode ter sugerido a seu novo amigo Erdogan

    ResponderExcluir
  14. Para os Turcos golpe é o apocalipse. Para os brasileiros golpe é moda cibernazi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Governo Temer oferece ajuda à Turquia . Mandou avião da FAB com Janaina Paschoal , Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr

      Excluir
  15. As guei que vem aqui são 9inhas demais para lembrar ou cretinas mesmo, pois quando Collor caiu o país estava afundado em crise, a fiat Elba foi a cena do crime arrumada para tirar alguém que desagradava todo mundo, exatamente como Dilma, a história se repete, mas as guei aqui querem tanto idolatrar PT e fazê-lo vitimazinho. Asco dessas guei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai pra Maceió viada

      Excluir
    2. Bambina o Color renunciou. Vai se informar para melhorar tua cultura política

      Excluir
    3. Collor renunciou E sofreu impeachment. Teve os direitos políticos cassados por oito anos.

      Excluir
    4. Color renunciou no dia da votação do senado que o condenou , porem foi absolvido criminalmente pelo Supremo Tribunal Federal em 1994. Em 2006, foi eleito senador e continua se elegendo até hoje.

      Excluir
    5. Sim, e ainda assim sofreu impeachment. Teve os direitos cassados por oito anos.

      O julgamento do impeachment é sempre político, não criminal no sentido de crime comum. As pessoas no Brasil se confundem um pouco, porque aqui existe a figura do "crime de responsabilidade". Não é necessariamente um crime que dá cadeia.

      Excluir
    6. Isso não é uma regra, mas no Brasil político cuja inocência foi comprovada pelo supremo nem sempre é inocente e quando condenado nem sempre é culpado.

      Excluir
    7. 11:48 Até aí nada de mais; o problema é quando o chefe do bando tem estilo Gilmar Mendes

      Excluir
    8. A irmã do Bambino não tem nada a ver com essa história.

      Excluir
  16. O mio babbino caro
    "Vazamento" de discurso de posse de Temer.
    O desembarque do PMDB com exceção de Temer.
    A foto icônica do sorriso de Temer assistindo aquele circo dos horrores que foi a votação na Câmara, comandada por Cunha.
    "Pedaladas" como instrumento de afastamento de um mandatário
    Não acredito que precisa ser Petista para admitir que as circunstância disto que estamos vivendo não é razoável. É fato. Sim isso tudo cansa. Não acredito, principalmente como LGBTs que estamos indo na direção certa.

    ResponderExcluir
  17. Sem duvida este foi o melhor comentário feito aqui :
    “Gente que adora o Brasil República das bananas, sorvete na testa & cheiro de bosta , capitalista e sem capital da época de FHC, Sarney, Color, e do Regime Militar só pode ser pão com ovo com síndrome de Estocolmo”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petista/esquerdista falando em síndrome de Estocolmo. Is it ironic?

      A propósito, já viu a foto da multidão faminta na fronteira da Venezuela, hoje? Dá um pulo lá, gata, e explica suas teorias contra o capitalismo malvadão pra eles!

      Excluir
    2. 18:21 o pastor de seu Deus está enganando você!

      Excluir