quarta-feira, 29 de junho de 2016

TURQUIA DA CONSPIRAÇÃO

Não se sabe até agora se foi mesmo o Estado Islâmico o responsável pelo atentado no aeroporto de Istambul, mas faz um certo sentido. Desde que começou a perder terreno na Síria e no Iraque, o EI vem recorrendo a este tipo de ação espetacular para projetar nos corações e mentes do Ocidente um poder que ele já não tem em seus próprios domínios. Mas não ganha muito mais do que o pavor. Foi por isto que eu pensei, então quem é que ganha com a onda de explosões e mortes que vem sacudindo a Turquia? Hmm, que tal o primeiro-ministro Recep Erdogan? O sujeito fez até mais do que estava ao seu alcance para se tornar um sultão. Perseguiu adversários políticos, calou a imprensa, manipulou eleições. Umas bombinhas aqui e ali servem para criar um clima de pânico, que só um governo autoritário seria capaz de aliviar. Prefiro acreditar que Erdogan não teria a audácia de atacar o povo e a economia de seu país, mas capaz dele sair ainda mais forte dessa tragédia toda.

9 comentários:

  1. Mandemos a Dilma pra conversar com o EI, ela pode explicar pra eles o que é nuvem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que leve o barbudo junto com toda corja!

      Excluir
  2. Os títulos que vc dá normalmente são ótimos, mas esse foi simples mente excelente!

    Em tempo: Será que vai ter bicha de direita defendendo o Erdogan nesse post?

    O povo de direita adora uma figura autoritária, um strongman - desde que ele respeite piamente o direito à propriedade enquanto reduz todos os outros, além de subscrever ao fundamentalismo do livre mercado. Ah e é claro, que abaixe a cabeça para o big business.

    Não é a toa que seus ídolos atuais sejam Donald T, Jair B e Nigel F.

    Recep Tayyp E também o será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Donald T e Nigel F não são nada favoráveis ao livre mercado. Um quer o fim das negociações de um acordo de livre comércio com a UE. O outro literalmente pulou fora da UE. Ambos querem isolar seus respectivos países do mercado mundial.

      E o Recep Tayyip E vai continuar mantendo a Turquia como a candidatura mais longa para a UE.

      Excluir
  3. Horrorizado com tamanha barbaridade, de acordo com o texto na política do tal presidente, tudo é possível! E um vôo vindo de SP tinha acabado de chegar a Istambul.Todos nos corremos muito risco, lá fora e aqui também!

    ResponderExcluir
  4. Amei fundamentalismo do livre mercado.
    Comunistas sempre reinventando o jeitinho cafajeste de clamar pela estatização de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estatização de TUDO. TUDINHO. Até desse blog aqui por exemplo. E porque não, da sua ignorância sobre o comunismo também.

      Excluir
  5. O mio babbino caro
    Foi aqui
    Antes mundo era pequeno
    Porque Terra era grande
    Hoje mundo é muito grande
    Porque Terra é pequena
    K

    ResponderExcluir
  6. Erdogan é conhecido por culpabilizar tudo e todos pelas suas ações, digo, crimes. Isso inclui culpar o bombardeio de comícios HDP nos próprios curdos, guerra contra os curdos como parte das operações do PKK, acusando Assad de comprar o petróleo e... assim por diante.

    ResponderExcluir