sábado, 11 de junho de 2016

NAVALHAS NA CARNE

Lembro bem de cruzar com Plínio Marcos nas portas dos teatros, nos anos 80 e 90. Obeso, o dramaturgo vendia poemas e me causava uma certa aflição. O que só contribuiu para eu não me interessar por seu teatro, povoado por marginais e prostitutas. Meu preconceito acabou ontem, depois de eu ver "Bentido Seja Seu Maldito Nome", uma colagem de vários textos de Plínio, dirigida por Jean Dandrah e interpretada pela companhia Palco Meu (eita nome bom). A montagem está em cartaz até agosto na Casa Amarela, um casarão centenário na rua da Consolação, em São Paulo. O lugar passou anos abandonado até ser ocupado por artistas, e se mostrou o cenário perfeito para o albergue onde se cruzam diversos personagens que antes estavam em peças diferentes. Como os atores não são famosos e eu estava na primeira fila - na verdade, no primeiro degrau de uma escada - tive a sensação de estar presenciando cenas reais. E violentíssimas, conduzidas por diálogos afiados feito lâminas e uma visão de mundo para lá de pessimista. O espetáculo é toda uma experiência sensorial, reforçada pelo frio que anda fazendo. Recomendo aos estômagos fortes.

11 comentários:

  1. Obrigada, obrigada e obrigada!!!! Linda descrição!!! Gratidão pela presença de vocês ontem!!!

    ResponderExcluir
  2. O melhor do teatro feito em Sampa é produzido por "não-famosos", "não-globais". Aliás, o chamado teatro de grupo investe numa pesquisa que só potencializa seu espetáculo. Vá sempre e vc vai ficar de cara com tanta coisa boa, que foge do óbvio.

    ResponderExcluir
  3. como é isso Tony de criticar tv, teatro cinema, artes visuais, literatura, rádio,...? Uma das prerrogativas para ser um bom crítico não seria a especialização? Quando vc inicia a crítica gastronômica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já falei muito de comida aqui no blog, procura aí nos marcadores.

      Mas aqui não tenho a pretensão de ser m crítico. Sou só um blogueiro passando impressões superficiais e desinformadas.

      Excluir
  4. O mio babbino caro
    O preconceito sempre nos empobrece. Só por ter deixado como legado a Banda Redonda, Plinio Marcos já mereceria nosso afeto. São Paulo nos ganha pelas suas surpresas.

    ResponderExcluir
  5. Antony, vc saberia dizer porquê Alice Braga conseguiu e consegue tantos trabalhos nos Estados Unidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque ela é uma autêntica "movie star". Você já a viu em pessoa? Alice é baixinha e não especialmente bonita. Mas vira uma deusa na frente da câmera. Ah, e o fato de falar bem inglês ajuda muito.

      Excluir
    2. Ela não é especialmente bonita... Ela é feia mesmo. Só vai fazer pais de vilã e nunca será uma estrela do porte de Salma Hayek, Jennifer Lopez, Sofía Vergara, Eva Mendes, Jessica Alba e Penélope Cruz. Mesmo que estas praticamente só façam protagonistas étnicas e não papéis que possam competir com atrizes não latinas ou hispânicas.

      Excluir
  6. Alice Braga é boa atriz, será que isso não basta? O povo ainda fica achando que ser bonita é prerrogativa pra entrar no cinema ou tevê, é por isso que a gente se depara com tantos ex-bbb's e ex-bloegueiros e outras subcelebridades achando que são atores. Alguns até conseguem enganar, mas parece que talento nunca conta. Triste isso!

    ResponderExcluir
  7. Eeeeeeeeee não fala de ex-blogueiros não.

    ResponderExcluir