quinta-feira, 2 de junho de 2016

AVE GALINHA CHEIA DE GRAÇA

Não é só Michel Temer e seus comparsas que vivem na era pré-internet. Vejam o caso desse juiz de Goiânia que proibiu a artista Ana Smile de produzir, divulgar e vender suas obras que misturam imagens de santos católicos com personagens da cultura pop. Tem a Galinha Pintadinha, a Mulher Maravilha, o Batman, o Coringa,  a Malévola, a Minnie, o Chapolin Colorado... Por causa de uma ação movida pela Igreja Católica (esta ainda nem saiu da Idade Média), a moça foi obrigada a derrubar até mesmo sua página no Facebook, sob pena de multa de 50 mil reais por dia de desobediência.
Aí o caso foi parar nos sites de notícias, fartamente ilustrado. E adivinha o que aconteceu? Muita gente está postando fotos dessas pequenas maravilhas nas redes sociais, dando uma projeção a Ana Smile que ela nem sonhava em ter. O que era uma manifestação regional agora repercute do Oiapoque ao Chuí. Tremo só de pensar quanto cada uma dessas estatuetas já deve estar valendo no mercado negro... Neste momento em que o Brasil retrocede a passos largos, também acho que é um dever moral e cívico espalhar essas madonas coloridas por toda a rede. Abaixo a censura, viva o estado laico, viva a liberdade de expressão. E pode vir me multar que eu não estou nem aí.


ATUALIZAÇÃO: A internet já está em chamas. Descobriram que as obras de Ana Smile são descaradamente "inspiradas" nas de uma artista francesa chamada Soasig Chamaillard. Não são idênticas, mas a ideia é a mesma: reinterpretações pop da iconografia católica. As imagens de Soasig são até mais refinadas. Mas isto não desmerece o repúdio à censura que Ana e todos nós estamos sofrendo.

14 comentários:

  1. Fiquei doido pra comprar. Quanto será que está? E olha que eu nao curto badalhocas (bibelôs) pela casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha achado do caralho quando vi e fiquei louco por um. Mas daí vi as obras da francesa e são tão, tão, tão melhores e mais bem feitas que só senti um pouco da usual vergonha de nós brasileiros.

      Excluir
  2. Queria saber quando a Igreja ganhou os direitos autorais sobre santos e Jesus

    ResponderExcluir
  3. O mio babbino caro
    Desnecessário repetir tudo aquilo. Tome Temer!
    Tome Temer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk como se a Dilma fosse presidente esse juiz não fosse acatar o pedido ds igreja, patético vc as usual.

      Excluir
    2. " Neste momento em que o Brasil retrocede a passos largos"

      Excluir
  4. Tony sortudo vai trabalhar com o gato do Bonadio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou não, não estou mais na Fremantle. Agora trabalho numa produtora chamada Coração da Selva, que só faz ficção.

      Excluir
  5. Ganhei da Bia um Chapolim Sagrado, antes da censura.

    ResponderExcluir
  6. independente de religiosidade : achei de péssimo gosto

    ResponderExcluir
  7. Prefiro ver a imagem transformada sob o olhar da arte do que ser quebrada por falsos religiosos.

    ResponderExcluir