quinta-feira, 12 de maio de 2016

TCHAU, FERIDA

A foto ao lado é antiga, do tempo em que a Dilma ainda era popular. Mas é uma boa tradução do dia de hoje: ferido de morte, o segundo governo da presidente se dá por encerrado, com pouquíssimas chances de sobreviver ao julgamento no Senado. Dilma, ela mesma, é uma ferida aberta na história do Brasil que vai levar um bom tempo para cicatrizar.  Ungida por Lula como sua sucessora, ela na verdade era o plano C - antes dela vinham Zé Dirceu e Palocci, que foram tragados pelas próprias falcatruas. A ex-ministra da Casa Civil ainda disputou com Marina Silva e Marta Suplicy a honra de ser a primeira mulher a concorrer pelo PT ao cargo máximo da república. Hoje Lula deve se arrepender amargamente de sua escolha, mas na época ela passava mesmo a imagem de gerentona dura e eficiente. Que seduziu até uma parte do eleitorado que não engolia o ex-sindicalista barbudo - e eu mesmo, que nunca votei nela, acreditei no começo que essa fama era merecida. Mas Dilma revelou-se uma incompetente contaminada pela arrogância. Destruiu uma economia que ia bem, indispôs-se com Deus e o mundo, mentiu descaradamente. Não conheço uma só pessoa que goste dela, mesmo entre os petistas mais aguerridos. Agora ela sai de cena, e não vai deixar saudades. O que não quer dizer que um novo Brasil, risonho e franco, surgirá amanhã: eu também não queria o Temer, e muito menos os vários citados na Lava-Jato que compõem seu ministério. Mas pelo menos Henrique Meirelles na Fazenda me dá algum alento. Está na hora de virar a página.

93 comentários:

  1. Respostas
    1. Vai bater nas pessoas bee? Ou vai ficar tweetando linda do conforto do lar que não vai ter golpe?
      Me poupe, covardona.

      Excluir
    2. Temer, Aécio, PMDB e PSDB não tem condições de se elegerem dignamente. A esquerda estará novamente no governo em 2018. Será o tempo suficiente para transformar vcs todas em funcionárias terceirizadas. Sim, vc tb. Vc que acha que é elite e que nada acontece com vc. Vai virar aquele funcionario operacional que ninguém quer ser.

      Excluir
    3. Verdade. Se não foi possível coalisão com engravatados a quem preenchendo os bolsos tudo podia, imagina agora com, literalmente, 2/3 do país contra? Felizmente xingar de "covardona" usando o recurso covarde do anonimato em caixa de comentário é um recurso inútil. E covarde, obviamente.

      Excluir
    4. Essa confusão toda só começou. Quando o povo perceber que o bolsa família não caiu na conta vcs verão o que é ódio de verdade. Foi-se o tempo quando pobre tinha medo de rico nesse país. Uma verdadeira revolução está próxima. Melhor vcs limitarem a internet do povo mesmo se querem continuar ilesas.

      Excluir
    5. Terão todas que fazer mais clareamento dental para os dentes reluzirem mais forte na boate e fazer mais preenchimento labial para aumentar o bico de pato e, assim, conseguirem aquele diferencial que "todas tem".

      Excluir
    6. 10:49 Sua loka! Rs.

      Excluir
    7. O preenchimento labial e o clareamento dental ficou muito caro com a crise. Elas vão apelar por mais uma tatuagem pra continuarem a ser diferentes.

      Excluir
  2. Não é alento... É apenas uma troca de projetos de poder. Tudo permanecerá como antes, inclusive a corrupção. Porém, em outras mãos. Sem uma discussão sistêmica não haverá mudança, de fato. Não há esperança, mesmo na democracia que acaba de falir totalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que já teve o final da copa, esse será o assunto que permeará o noticiário nos próximos anos.

      Excluir
    2. Se tem um lado bom é este: é a prova de que a Democracia Representativa é só uma máscara pra os mesmos autoritarismos de meia-dúzia com dinheiro na mão. Hora de recriar essa Democracia, em moldes mais participativos e sem concentração de poder pessoal.

      Excluir
    3. Aí eu concordo totalmente com você, Thais. Reforma política já. Reforma política ontem.

      Excluir
    4. Esperem para ver a reforma política que o Renan vai cobrar do Temer...

      Excluir
    5. Tony, nao acredito que vc queira reforma política. Isso não beneficia vc e seus leitores. No fundo vcs nunca quiseram.
      Na internet querem profundas mudanças.
      Na vida real agem cinicamente. São brasileiros que querem distancia dos brasileiros. O que a Dilma mais tentou foi a reforma política. Os empresários não deixaram. Vc acha mesmo que o Temer vai conseguir?
      Acho que existe um conflito enorme de valores e desejos nos brasileiros. As pessoas querem a mudança sem pagar preço algum para isso.
      Faço a pergunta, que preço vc está disposto a pagar para mudar o Brasil? Não vale dizer que vc já paga imposto demais ...

      Excluir
    6. Eu já pago imposto demais.

      Excluir
    7. Que preço ele quer que se pague? Que eu vire pobre dependente de bolsa familia e minha casa minha vjda, para saciar a sanha dele por igualdade?
      É isso que se espera para se forjar um pais rico, moderno e justo?
      Ele já começou fazendo a parte dele nisso que ele julga ser o preço a ser pago? Qual seria? Conta aí, nos inspire com seu sacrifício.

      Excluir
    8. Conte-me na história qualquer país que tenha conquistado a sua democracia sem luta. Consegue? A história é feita de luta.
      Nunca vi tanta gente revoltada por ver pobre ganhando dinheiro pra comprar arroz e feijão.

      Excluir
    9. Vc devia andar com gente mais legal, pq eu não conheço gente com esse ódio que vc cita.
      Vai que é algo internalizado aí...

      Excluir
  3. Prefiro seus textos de política a outros temas, porque não tenta ser comentarista político de TV, ou sair do F5 e ir para a folha escrever sobre politica, ou mesmo, porque como roteirista não propõe um seriado nos moldes de House of Cards?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adivinha no que eu estou trabalhando agora?

      Excluir
    2. Vc e a outra metade dos roteiristas do Brasil.

      Excluir
    3. Eu sozinho sou metade dos roteiristas do Brasil? Olôco.

      Excluir
    4. Tony, imagina em breve vc trabalhando como roteirista terceirizado trabalhando apenas com uma mão na hora do almoço. Rs.

      Excluir
    5. Eu tenho carteira assinada.

      Mas trabalhando já é ótimo: o que tem de roteirista desempregado por aí, por causa da bagunça econômica patrocinada pela Dilma...

      Excluir
    6. Vc ta trabalhando na série que a Netflix vai fazer sobre a crise no Brasil?

      Excluir
    7. Adoro rir de celetistas.

      Excluir
    8. Adoro rir de semi-analfabetos "SELETISTAS"

      Excluir
  4. Vou dar um vidro de óleo de peroba pra vcs.
    Perderam uma oportunidade única para mudar o país de verdade.

    ResponderExcluir
  5. Ela quebrou o país seguindo parcialmente a agenda neoliberal (essa aberração que detona economias pelo mundo e até nos EUA deixou cidades devastadas). Agora chega Temer pra completar o massacre. Melhor apertarmos o "sinto muto" de segurança. O Brasil, enquanto país dos corruptos, nunca esteve tão bem representados quanto agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Thais, Dilma jamais seguiu a agenda neoliberal. Foi a Nova Matriz Econômica que quebrou, que de liberal não tem nada. Depois Dilma tentou consertar o buraco com Joaquim Levy, que de fato é neoliberal, mas nem ela nem o PT deixaram o cara implantar tudo que devia.

      Excluir
    2. Adoro essa gente entendida sobre economia #sqn, que deve acreditar que estatizar até a mãe é a solução das mazelas globais.
      Tipo, nem dá pra engatar uma conversa.

      Excluir
    3. A amigue nunca deve ter ouvido falar da Nova Matriz, nem a cartilha petista ela leu.

      Excluir
    4. Durante o governo PT os bancos nunca lucraram tanto na história. Inacreditável que vc que é educado e adestrado não ache isso ultraliberal.

      Excluir
    5. Você pode dizer que Lula seguiu essa cartilha (e fez o país crescer, lembra?). Mas Dilma, não: ela é brizolista no DNA, acredita na intervenção do Estado nos mínimos detalhes e tentou moldar a economia a seu gosto. Deu no que deu: inflação, recessão, desemprego, desesperança.

      Excluir
    6. Ótimo Tony! Vamos trazer Lula de volta em 2018! Valeu!

      Excluir
    7. E vc acha que até lá ele estará vivo? A cara de doente dele hoje, durante o discurso inflamado da megera, já diz tudo. A saúde do homem já era.

      Excluir
    8. Com sorte pra ele, estará preso. Com azar, morto.

      Excluir
  6. Já baixou o dólar? Saímos da recessão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o dólar baixou. Mas só quem acredita em realismo mágico acha que a recessão acaba da noite para o dia.

      Excluir
    2. Estão ficando tão ridiculos os discursos, agora vem essa de cobrar um novo Brasil hoje. Queria ter visto essa exigência e ironia toda sendo cobrada da Dilma enquanto ela quebrava o país durante 6 anos.

      Excluir
  7. O mais irônico é que os protestos que o PT planeja poderão ser enquadrados na lei anti-terrorismo, que ninguém menos que Dilma sancionou.

    Acho que isso prova não só que Dilma era intencionalmente uma péssima presidente, mas também que não era de esquerda. Os petistas estão órfãos há 5 anos já e não perceberam.

    ResponderExcluir
  8. Bom, a turma da "cobra" já saiu, vamos pra frente que atras vem gente kkk. Falando em cobra, olha o que saiu sobre Janaina Paschoal, autora do pedido de impedimento:http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1770422-autora-de-pedido-de-impeachment-divide-opinioes-como-professora.shtml
    Pontos a considerar:
    1) Foi dito na matéria que ela é contra a lei do aborto
    2) Que ela é contra a lei do feminicídio
    3)Ela tomou o próprio veneno defender essas ideias nada feministas ao ser chamada de louca por seu discurso, e foi defendida justamente pela ala esquerda do curso que da aula.
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Janaina Paschoal está aproveitando os 15 minutos de fama como vários outros brasileirinhos vociferando na internet e garantindo a popularidade. Ela não tem importância dentro do cenário acadêmico nacional. Existe milhares de outros juristas mais importantes.

      Excluir
    2. Não obstante ela quem foi lá, deu a cara a bater e tirou uma presidente.
      Durma com isso.

      Excluir
    3. Rs. Ela vai passar uma vida sendo lembrada como agilizadora de uma farsa. Vai precisar de muito rivotril pra dormir.

      Excluir
    4. "Não obstante ela quem foi lá, deu a cara a bater e tirou uma presidente." Sim no ritmo dela de ser contra pautas feministas e tirar umA presidente, ela pode esperar que do mesmo jeito que foi desqualificada por ser mulher (adjetivo: louca da cobra) vai perder o emprego do mesmo modo em um governo que ja nasceu sem nenhuma mulher no poder.
      Nick

      Excluir
    5. Pior do que não ter uma mulher, é o fato de 7 novos ministros serem citados na Lava Jato. O presidente do Brasil é ficha suja. Não há representantes negros e o Ministro da Ciência e Tecnologia é um bispo da Igreja Universal. PARABÉNS BRASIL! QUE EMOÇÃO! FINAL DE COPA! REENCARNA SENNA!

      Excluir
    6. Não, o "bispo" foi desconvidado para o cargo.

      Mas o resto é verdade.

      Excluir
    7. A MBL postando um vídeo de um garoto negro chorando pq o dia do juizo final...ooops, desculpem,...do impeachment mostra o grau de cinismo e sujeira desses grupos alto proclamados elitizados e homens de bem, escolhidos por deus para levar o Brasil para o futuro.

      Excluir
  9. Sinceramente, com Dilma o pais só ia afundar mais, então que tenhamos essa chance de sair do buraco sem ela. Como de costume, o povo da esquerda prefere o país falido a admitir o fracasso do PT e que melhore sob outra gestão.
    Sem falar da tristeza de não poderem mais roubar....

    ResponderExcluir
  10. O mio babbino caro
    #Somos todos Paraguai#

    ResponderExcluir
  11. Imundas! Vá colocar foto no instagram sujas!

    ResponderExcluir
  12. Quem é essa garota (Thais)? Ela é a nova mono? Entendedores, entenderão. Bjs Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É minha amiga de Facebook. Discordamos frequentemente, mas temos uma relação cordial.

      E ela pelo menos usa o próprio nome e a própria foto.

      Excluir
    2. Ela assina, é meio educada, mas limitada, discurso comprado do PT, e torce contra o Brasil, isso já diz tudo sobre a pessoa.

      Excluir
    3. Agora todo mundo que nao concorda com esse "liberais" e pró-impedimento foi comprado pelo PT (ou por seu discurso) e torce contra o Brasil? Leia o Tony e aprenda com ele pelo menos.
      Nick

      Excluir
    4. 12:16 ao contrário, o seu discurso diz tudo sobre vc. Pode espernear e se vender pra elite pq não adianta. O impeachment passou e vc continuará no seu emprego operacional repetitivo com baixas expectativas seja lá qual governo esteja na posição.

      Excluir
    5. Bofe, eu não me vendi pra elit. Eu sou da elite. Nascido de pais pobres que com muito trabalho conquistaram, sem ajuda de governo , conforto e alguma segurança financeira. Adoraria que fosse assim ou pelo menos o mínimo digno para todos, mas se esperar do PT ou da dita esquerda, só vem discurso, porque o dinheiro fica so pra eles.

      Excluir
    6. "conforto e alguma segurança financeira"
      Vc disse tudo. Todas as gays são da elite. Principalmente essas que vem de pais pobres como vc diz. Não conheço uma que seja da classe trabalhadora.

      Excluir
    7. "conforto e alguma segurança financeira" isso pra mim é quem é remediado e nao ELITE.
      Nick

      Excluir
    8. Nico, devemos ser educados e comedidos, não cabe ficar aqui nem lugar algum listando a relação de bens e ganhos do IR. Eu quis somente colocar que tenho uma situação um pouco diferente da wue vc quis imputar a mim, de um emprego operacional repetitivo com baixas expectativas.
      Não que isso seria alguma vergonha, como vc quer insinuar, pelo contrário, ja tive empregos sem possibilidade de carreira e me orgulho. Hoje posso fazer mais e não desejo um governo populista que mais atrapalha do que ajuda, assim como acho triste pessoas como essa comentarista Thais que torce para o país afundar (mais) para ela se sentir vingada.
      Mas gente assim é feito vento, passa.

      Excluir
    9. 17:57 a boneca virou vitima agora. Ataca, é desmascarada e depois vitimiza. Chama uma pessoa de limitada e meia educada e tente se passar por uma elite que sabemos não existir no Brasil. Apenas na cabeça dos gays.
      Para que tá feio cara.

      Excluir
  13. Estão reclamando na internet do tamanho do estado mas fizeram graduação e pós-graduação em universidade pública e ainda pedem bolsa. Um vexame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acadêmico e funcionário público pedindo a redução do estado e o ajuste fiscal é de chorar de rir. Esperando sentado a vez deles de fazer o mimimi.

      Excluir
    2. Querido, me desculpe, mas a universidade pública ainda é onde a elite intelectual estuda. Vc pode espernear e fazer pública a sua inveja, mas isso não vai mudar nada. Além disso, dentro de uma universidade pública vc encontra várias vertentes de pensamento, direta/esquerda, liberal/conservador, etc. Então não coloque todo mundo no mesmo saco quando fizer comentários genéricos.

      Excluir
    3. Não tenho motivo para inveja. Estudei em universidade pública junto ao que vc chama de "elite intelectual".
      O que acho lastimável é o estado ter gasto tanto dinheiro com vc para não conseguir rebater um argumento.
      Repare que a sua resposta é uma simples tentativa de desviar e distorcer culposamente o assunto. O que me leva a crer que eu estou certo.

      Excluir
    4. Que argumento, cara-pálida? A única coisa que li foi uma afirmativa de que TODOS que estudam em universidades públicas reclamam do tamanho do estado. Pagou alguém para escrever suas dissertações e teses? Porque esse tipo de declaração só vem da boca de quem realmente não sabe argumentar.

      Excluir
    5. Em que momento eu digo "TODOS"? Diga-me por favor de qual elite o senhor faz parte? Seja ela qual for deve ser uma de péssimo caráter.

      Excluir
    6. Pronto! O caldo entornou e a única coisa que sobrou pra ele foi atacar o meu caráter. Beijos pra vc, coitadinho.

      Excluir
  14. Posso estar errado mas chuto que nos próximos governos eleitos o presidente sempre estara ameaçado de impeachment mesmo sem razão e o Congresso (maravilhoso que temos) sempre vai intimidar o executivo.

    Será uma nova era de estabilidade inigualável, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O impeachment virou final de copa. Como brasileiro não tem vergonha mesmo, teremos churrasco, samba e cerveja para os próximos eventos de retirada de um presidente.

      Excluir
    2. As gays não gostam de churrasco e cerveja pq engorda. Tb não escutam samba.
      O que vai ter é uma festa com direito a muita breguice e camarote.

      Excluir
    3. Essa bixa com fixação em camarote precisa se tratar...

      Excluir
  15. Veja sobre o jornalista Glenn Greenwald, que elenca os motivos de ele ser contrário ao impedimento. Vao ler os comentarios dos leitores nessas materias, como: volta pra sua terra viadao, que ele um jornalista comunista e gayzista. Se preparem que isso vai ser o que vai ter pra voces, muita gente mostrando onde é o lugar de "viados".
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gato, homofobico existe com ou sem Dilma na presidência. Lei existe para punir quem comete crime. Leis anti homofobia que sua Dilma não fez nada, a propósito.

      Excluir
    2. "Leis anti homofobia que sua Dilma não fez nada, a propósito." Quem faz lei e o legislativo e nao a Dilma.
      Nick

      Excluir
    3. Ela podia ter incentivado, como Cristina Kirchner na Argentina. Mas não fez porra nenhuma.

      Excluir
  16. O pior já passou, Não a nada a Temer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs. Disse o moço que não sabe conjugar o verbo haver.

      Excluir
    2. Valeu professor Pasquale!

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Amarelinha muito burra!

      Excluir
  17. Nenhuma surpresa que o gabinete do governo ilegítimo de Michel Temer não tenha nenhuma mulher e nenhuma pessoa negra ou LGBT. Esse é o governo da masculinidade hegemônica – branca, heterossexual, cisgênera, sexista, racista, LGBTfóbica, elitista

    ResponderExcluir
  18. essas bichas sao chatas pracarai. por isso q a maioria n arruma homem

    ResponderExcluir
  19. Arrogante. Incompetente. Cheia de si. Vive se achando a tal, a dona da verdade. Da sabedoria. A fonte de toda inteligência do mundo. Some tudo isso. Depois multiplique. E eleve a potência com número elevadíssimo que se terá o resultado de quem é Dilma Rousseff. É um fenômeno. No modo negativo, claro. Precisa ser estudada. Uma pessoa que reúne todas as péssimas qualidades como ela merece máxima atenção. A Dilma será relegado o abandono. Ninguém mais irá lembrar dela daqui a poucos meses. Entrará pra história como uma pessoa despreparada pra presidir o país. Uma grande mentirosa. Único ponto positivo que será lembrado será o fato de ter sido a primeira mulher eleita presidente na República. A militância petista não vai nem querer saber dela. A cúpula do partido, idem. Pois irá recair sobre seus ombros toda a culpa pelo momento difícil que passa o PT e que ainda irá se arrastar por bons tempos. Mas Dilma merece o final que terá. A pura e dura solidão da história. Mesmo assim, passará os últimos dias de sua vida com extrema arrogância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, que bálsamo ler isso aqui nesse oceano de petismo bolorento infestado de ativistas bobocas travestidos de defensores de um Brasil que dona doida só afundou.

      Excluir
    2. Quando vc não negocia com um congresso imundo e manipulador, vc será acusado de arrogante e de temperamento difícil, ou pior, de pessoa sem manejo político. Vcs não sabem o que vcs querem. Acho que apenas querem reclamar mesmo.

      Excluir
    3. Disse tudo 18:29 e vai levar o PT e CIA para o buraco! Bem feito já foram tarde.

      Excluir
  20. E depois do impeachment "pelo fim da corrupção" e da posse de Temer, Gilmar Mendes suspende inquérito sobre Aécio Neves.

    ResponderExcluir
  21. Bye bye querida e Cia e não voltem NUNCA MAIS!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Uau, quanto lixo. Isso aqui tá pior que o G1.

    ResponderExcluir
  23. Titulo de foto perfeita kkkkkkk...

    Agora é pensar positivo e ver as consequências...

    ResponderExcluir