sexta-feira, 15 de abril de 2016

PARE DE TOMAR A PÍLULA

É totalmente compreensível o desespero de quem está doente, ou tem casos na família. Um amigo meu publicou um post exaltado no Facebook, dizendo que três parentes seus foram salvos do câncer pela fosfoetanolamina sintética. Até aí tudo bem. A coisa muda de figura quando surgem abaixo-assinados online, para forçar o governo a liberar a droga. Gentem, ciência não é democracia. Não basta que a maioria das pessoas ache que alguma coisa funcione para ela de fato funcionar. Mas nossos políticos, sempre de olho na reeleição, não têm o menor prurido em desrespeitar as regras da Anvisa e do bom senso, se isto lhes garantir votos. Esta é uma situação dramática, que jamais deveria ter chegado a esse ponto. Agora haverá dano qualquer que seja a solução - quer dizer, se houver solução. Estamos nos especializando nessas sinucas de bico, hein?

29 comentários:

  1. E se dentro de 10 ou 20 anos descobrirem que essa coisa tinha efeitos horrendos no longo prazo, as vitimas vao todas processar o governo pela decisao irresponsvael, e os contribuintes vao como sempre pagar a conta. Eh simplesmente a cara desse pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas querem a solução de todos os problemas da vida numa pílula.

      Excluir
  2. Não estou entendendo a raivinha nos comentários. De que a forma a população em geral, que não sofre de câncer, está sendo prejudicada pela liberação da substância?

    Melhorem, viados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não entendeu a gravidade do tema, nem os argumentos do post, Lucas.

      Todos são direta e indiretamente prejudicados caso uma substância inerte seja vendida como solução para uma doença grave. Apenas os devidos testes podem garantir e eficiência de uma medicação.

      A lei sancionada por Dilma foi um ato irresponsável, pois oficializou o curandeirismo. Um retrocesso capitaneado pelo populismo.

      Excluir
    2. Meu querido, o governo ser obrigado a disponibilizar pílulas sem eficácia comprovada para pacientes com câncer não é barato. O equipamento para produzir essas pílulas não vai sair barato e aposto que a logística de distribuir isso pelo país afora também não. Portanto os custos disso saem dos impostos que vc paga.

      Segundo, que isso não é bom para a confiança que os médicos deveriam passar para os pacientes. Agora todo paciente com câncer vai perguntar sobre a fosfo e o médico vai ter que explicar que a pílula pode ser apenas um placebo. Muitos pacientes vão achar que o médico é apenas um mercenário mesquinho querendo lucrar com a doença da pessoa obrigando ele a passar por procedimentos caros (mas comprovados) ao invés de apenas tomar uma "pílula mágica".

      É lógico que isso só traz malefícios, tanto para quem já tem câncer quanto para todo mundo que um dia vai ter!

      Excluir
    3. Também acho que se não mata, por que não tentar o remédio? Ninguém é obrigado a tomar.

      Excluir
    4. O proposta que foi aprovada pela Dilma é do Bolsonaro. Proposta polêmica, sem embasamento cientifico e muito popular.
      Serve apenas para um palhaço se refestelar sob as barbas da mídia se fazendo de herói e angariando mais estúpidos apoiadores.
      No Brasil damos espaço até para a cura do cancer virar um circo.

      Excluir
    5. 15:15

      Seu argumento é idêntico ao dos defensores da cura gay.

      Excluir
    6. Lucas das 14:50. O que a Dilma fez foi passar por cima da ciencia, afirmando que sao os politicos que realmente sabem o que eh certo (ate mesmo no caso do tratamento do cancer). Eh como a sociedade de psiquiatria ficar insistindo que homossexualidade nao eh doenca mental, e dai o Bolsonazi passar uma lei que autoriza a cura gay do mesmo jeito. Eh isso que voce quer dizer com "melhorem viados"?

      E a proposito, as tais pilulas nao crescem em arvores. Serao produzidas e distribuidas com recursos federais. Ou seja, a sociedade como um todo esta patrocinando mais esta decisao genial. Sera possivel que voce nao consegue enxergar isso?

      Excluir
  3. Vivem demonizando a homeopatia, tentando até proibir, e eu já me tratei com ela em algo que nenhum outro remedio tratou, tentei 2 anos alopatia e nada, e a homeopatia resolveu, então eu tomo cuidado pra não demonizar algo que pode servir pra alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode provar que o que te curou foi a homeopatia e não a passagem do tempo (i.e. a doença passou por outra razão que não o remédio homeopático)?

      Estabelecer causalidade entre tomar um remédio e ser curado da doença é extremamente difícil, ainda mais em casos anedóticos como o seu. É por isso que a ciência e a medicina não usam histórias pessoais para fazer conclusões.

      Sobre a "demonização" da homeopatia, não é isso. O que dizemos é simplesmente que ela não funciona, já que ela foi estudada em 1.800 testes clínicos, e nenhum deles provou sua eficácia.

      http://www.smithsonianmag.com/smart-news/1800-studies-later-scientists-conclude-homeopathy-doesnt-work-180954534/?no-ist

      Excluir
    2. "homeopatia resolveu"

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      Excluir
    3. Resolveu o problema, curou se preferir.

      Excluir
    4. Quem garante que não tem dedo dos grandes laboratórios por trás dessa falta de provas da homeopatia?
      Eu uso, sempre dá resultados, assim como em muitos casos a alopatia também dá, não tenho condições de questionar a ciência, mas tampouco acho meu caso uma anedota. Uso também acupuntura, e já me curou de várias coisas. Como eu pago, não preciso da aprovação de ninguém, a não ser que pessoas donas da verdade resolvessem proibir, daí teria que fazer na ilegadade, pois asssim funciona o mundo.

      Excluir
    5. Não, 23:06. Uma gota de uma substância qualquer dissolvida mil vez é ineficaz por princípio. Isso é química básica, mas certamente você não faz a mínima ideia disso.
      Além da homeopatia, dizem que a imposição das mãos é uma beleza. Basta passar energia positiva ao doente que ele renasce. Se eu fosse você, abandonaria de vez essa alopatia inventada pelos grandes laboratórios malvadões.
      Eu permanecerei na medicina tradicional, mas desejo sorte em sua aventura.

      Excluir
  4. Cientistas brasileiros sempre surpreendem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse químico que divulgou a pílula do câncer como se fosse uma panacéia é um palhaço mesmo.

      Excluir
  5. E ja que ninguem comentou: melhor titulo de post ever.

    ResponderExcluir
  6. Só espero que não seja uma nova talidomida.

    ResponderExcluir
  7. Essa pílula parece coisa daquele cientista fraude que falou que ia fazer a pessoa andar na copa e hj é ridicularizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma proposta da Dilma minha gente, ela fez merda por não vetar, mas a merda maior é ter sido proposto (ao que me consta pelo Bolsonazi) e aprovado na câmara.
      E o médico (Nicolélis) não prometeu, ele fez um paraplégico andar. Ele tem vários defeitos, mas é um grande pesquisador e nos colocou no mapa de pesquisadores do cérebro, seu centro tem parcerias muito relevantes com centros de pesquisa internacionais, e suas pesquisas (não achismos) são reconhecidos internacionalmente.

      Excluir
    2. Nicolélis, Eike Batista e Gregório Duvivier, cada qual em sua área, são exemplos da falácia construída pelos petistas e financiada em boa parte com o nosso dinheiro.

      Quanto a Dilma ter sancionado um projeto do Bolsonaro, isso diz muito sobre ela, não?

      Excluir
    3. 12:29 vc não entendeu ainda reaça??? Seja inteligente e pelo menos reaja com inteligência. O médico foi obra de Bolssonaro, não do PT. Não entendeu ainda? Foi explicado várias vezes.

      Excluir
    4. 13:02 Não, mortadela dos infernos! A proposta partiu de Bolsonaro, mas DILMA APROVOU e SANCIONOU a lei. Qual sua dificuldade para entender algo explicado TANTAS VEZES? Não defendi o Bolsonaro, em momento algum, mas você, mortadela vencida, insiste em tirar a RESPONSABILIDADE dos criminosos petistas com relação a mais esse absurdo.

      DILMA SANCIONOU QUANDO TEVE A OPORTUNIDADE DE VETAR, mas, sabecumé, populismo 'rules'.

      Excluir
    5. Quanto ressentimento expressado em Caps Lock, 17:50. Chega a dar dó de bichas assim.

      Esqueceu de tomar seu remedinho hoje, meu bem? Pelo jeito ele é homeopático, pois não está surtindo efeito!

      Excluir
    6. Que nojo...

      Querem saber o que é a comunidade gay? Basta ler o ataque chulo e pessoal das 21:41 ao anônimo(a) exaltado(a) das 17:50. Uma bicha digna de pena tendo dó da outra.

      Excluir
    7. 13:41 pode ficar com nojo, querida. É de graça.

      Excluir
  8. Essas pílulas são idênticas às do omeprazol que eu compro...risos

    ResponderExcluir
  9. Explicações e dicas pra quem não sabe muito sobre o assunto, videos de um ótimo Youtuber, o Pirula, que explica certinho todas as questões da fosfoetanolamina

    https://www.youtube.com/watch?v=TpxhXQcVYOg Primeiro

    https://www.youtube.com/watch?v=L51NrrK1APQ Segundo

    https://www.youtube.com/watch?v=lrBiaQNfNAE Terceiro

    e por ultimo tem um video bastante interessante e recente que justamente aborda a questão desse jornalismo porco que atualmente é praticado no país

    https://www.youtube.com/watch?v=XgBrqFon0-g

    ResponderExcluir