terça-feira, 5 de abril de 2016

PANAMARAMA

A construção do Canal do Panamá teve tantas falcatruas que o nome do país (que até então era só uma província da Colômbia) virou sinônimo das próprias. Pois o que está acontecendo agora é um panamá ao quadrado: o vazamento dos "Panama Papers" pode até levar o mundo a uma boa D.R. com o capitalismo. Porque abrir offshore pode até ser legal, mas será que é moral? O objetivo no. 1 de quem guarda dinheiro em paraíso fiscal é, justamente, escapar dos impostos de seu país. E nessa conta meio que entrou todo mundo, da esquerda à direita, passando pelo megachefão mafioso que é Vladimir Putin. O escândalo já tem suas primeiras fatalidades: caiu hoje o governo da Islândia, apenas dois dias do povo de lá ficar sabendo que seu primeiro-ministro tinha uma empresinha criada pela Mossack Fonseca. E olha que era um governo não só democraticamente eleito como competente. Ah, as delícias do parlamentarismo... O sistema não é perfeito, claro. Haja vista a barafunda que reina na Espanha, incapaz de formar um governo novo. Mas me parece mil vezes preferível que esse vice-presidencialismo de coalização que vigora por aqui.

20 comentários:

  1. O que vai ter aqui de gente falando que evasão fiscal é auto-defesa contra a opressão do Estado não está no gibi.

    E depois não terão vergonha de reclamar da péssima qualidade das escolas, hospitais, polícias, tribunais e estradas do país.

    ResponderExcluir
  2. Uma empresa pode ser aberta em qualquer lugar do mundo mas caso vc seja domiciliado no Brasil é obrigatória a declaração. Então não há nada de justo.
    Injusto é as rissoles dizendo que sonegam criminalmente no exterior pq não aguentam a perseguição das mortadelas. Ou pq trabalharam muito e merecem ter um alívio no imposto pois são meritocratas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sonega pq tem dinheiro. Se mortadela tivesse, sonegaria tb.

      Excluir
    2. Fale por si mesmo, rissole. Imposto é importante para manter condições sociais favoráveis, como estradas boas, polícia, hospitais. Não é por acaso que países avançados como Suécia e Finlândia têm altos impostos que são revertidos em benefícios sociais.

      Quer pagar pouco e manter sua grana contigo como bom egoísta? Então crie sua utopia libertária numa ilha deserta no Atlântico. Boa sorte.

      Excluir
    3. Imposto é importante para pagar as milícias que se manifestam de vermelho, para pagar os mais de 100.000 cargos de comissão da cumpanheirada, para distribuir verbas para o congresso votar em favor do governo, para distribuir propinas, etc, etc, etc...

      Excluir
  3. E chapéu Panamá, apesar do nome, é do Equador.

    ResponderExcluir
  4. Filho de FHC figura bastante na lista. Será que vai ter boneco pixuleco dele ou do pai?

    ResponderExcluir
  5. A Islândia é um país democrático. Então, quando as pessoas vão às ruas, as manifestações parecem legítimas. A facilidade de se retirar um PM recai mais sobre esse fator do que o parlamentarismo em si.
    Como o Brasil não é um país democrático fica difícil definir o que está motivando as pessoas a manifestarem. Sabemos que no caso brasileiro as pessoas não buscam direitos mas são extremamente estimuladas pela FIESP, pela Globo e por valores individualistas anti-democráticos. Como ter moral para pedir a deposição de um presidente?
    Caso o Brasil passe a ser parlamentarista, a dificuldade de se retirar um PM pode ser quase tão difícil como retirar um presidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rissoles a beira de um ataque de nervos neste momento.

      Excluir
    2. Fiesp e Globo que apoiaram Lula em dois mandatos, aí elas prestavam ne?

      Excluir
    3. FIESP e Globo... vendo o inevitável, relaxou e gozou.

      Excluir
    4. O presidente da FIESP é do PMDB. Amigão do Lula e que até ontem estava apoiando o governo, ocupando sete ministérios e 600 cargos de 1.º, 2.º e 3.º escalão. As pessoas não são cegas. Ninguém precisa dizer a elas que o país está na merda. Elas vivem no Brasil e sabem disso. Bom dia!

      Excluir
  6. O capitalismo é uma grande enganação pq os donos do capital são subsidiados por, pasmen...o estado. A crise de 2008 e o caso Daniel Dantas deixou isso claro, de como o povo paga o pato dos donos do capital e os próprios devolvem corrompendo o judiciário. O brasil é numero um em opressão, n dá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pasmem?? Desde quando isso é novidade.

      Excluir
  7. É tão óbvio que dói, se alguém tinha q ser preso é a rainha da Inglaterra por ser dona da capital de lavagem de dinheiro mundial (ilhas virgens). O objetivo desse "vazamento" é encher o saco do Putin e do governo do Azerbaijão, vc viu q até rolou uma guerrinha por lá...aqui a gente tem essa porra desse golpe de estado. Inveja de países sérios (n vou falar o nome aqui) q n deixam externos o fuder.

    ResponderExcluir
  8. O mio babbino caro
    E esse Rei da Espanha que nós "o" amávamos tanto, hein. Tá em todas né.

    ResponderExcluir
  9. Todos no mundo que são ricos milionários e etc sonegam impostos e correm p o paraísos ficais principalmente os abastardos financeiramente! Está entranhado no sangue a corrupção e safadeza principalmente por estas bandas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, russos, árabes e chineses tão bem mais envolvidos

      Excluir
  10. Vc viu que o Macri ta na lista, Tony?

    ResponderExcluir