domingo, 10 de abril de 2016

O NAUM NÃO

Naum Alves de Souza era o artista mais completo do Brasil. Autor, diretor, pintor, cenógrafo, criador de bonecos e universos: ele dominava praticamente tudo no teatro, além de ser a pessoa mais doce do mundo. Conheci-o pessoalmente nos anos 1980, quando fiquei amigo de uma turma de atores cariocas que fazia uma peça sua, a maravilhosa "A Aurora da Minha Vida". Nossos caminhos se cruzaram quinze anos depois, nas séries que a Columbia produziu para a Bandeirantes: eu era roteirista de "Santo de Casa" e ele dirigia "A Guerra dos Pintos". A era altura minha cunhada já fazia os cenários de todos seus espetáculos, e passei a vê-lo mais amiúde. Meu marido chegou a visitá-lo na UTI semana passada, e já sabíamos que ele se iria. Naum morreu sem que eu, eterno malcriado, retribuísse um livro que ele me presenteou no Natal de 2013. O Brasil também tem uma certa dívida com ele: seus textos precisam ser remontados, pois são dos nossos clássicos.

28 comentários:

  1. Tony, o que é mais arrebatador: um bom filme ou uma boa peça de teatro? Poxa, teatro não me empolga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teatro, quando é bom, é insuperável. Não tem para ninguém.

      Mas para mim o cinema acerta mais que o teatro. Vejo mais bons filmes do que boas peças.

      Excluir
    2. quem escreveu Besteirol nos anos 80 foi Mauro Rasi, Miguel Falabella, Geraldo Carneiro e Leopoldo Serran - Naum nada tem a ver com isso -

      Excluir
  2. Gênio do teatro, mas vai ser lembrado e associado ao besteirol, que ficou datado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Besteirol? Você assistiu a alguma peça do Naum? Nenhuma é exatamente uma comédia, apesar dos muitos momentos engraçados. Foram até escritas na mesma época em que floresceu o besteirol carioca (que aliás eu também adoro), mas não têm nada a ver com ele.

      Excluir
    2. Gostaria de conhecer mais sobre teatro. :( q triste.

      Excluir
  3. todo mundo sabe que atores são todos vagabundos, é esse tipo de pessoa que você andava na adolescência? pois muito que bem, não me choca comunista do djabo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês continuam dando força e apoio a esses liberais mega conservadores. Olha o resultado ai em cima. A maioria não tem argumento critico suficiente para entender o que significa um estado com bases ultraliberais ou com bases de esquerda. No final eles demonizam tudo: mulheres, artistas, gays, pobres e pretos. Parem de apoiar a radicalização. Esse é um caminho sem volta e uma ferida aberta difícil de fechar.

      Excluir
    2. 23:20: será que você leu o mesmo post que eu?

      Excluir
    3. Vagabundo é o senhor que luta pelo direito de poder continuar sendo estúpido, excludente e elitista. Já experimentou pedir um cartão black do camarote para pregar entre os seus apenas?

      Excluir
  4. Uma pena... Vi o destaque que deram para a morte dele e achei estranho nunca ter ouvido falar quando procurei saber quem era pela internet. Realmente, aqui em Brasília não chega o teatro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liga não, como diretor e até cono autor ele foi bastante prolífico, mas sucesso mesmo marcante foi apenas Aurora e de repente Suburbano Coração com o ridículo Chico Buarque.

      Excluir
  5. Tony, vc n falou como emagreceu. Faz alguns anos q eu engordo non stop, o q vc fez?

    ResponderExcluir
  6. Tony, acho vc um gato. Será que vc aceitaria um convite para irmos no cinema e depois comer um sanduiche de mortadela no Mercado Municipal? Digo se sim ou não e te envio um convite pelo feici.

    ResponderExcluir
  7. Acho que agora vc entende a diferença entre um artista e Grazi Massafera (que vc insiste em chamar de artista na sua coluna na Folha).
    A internet virando o mundo de pernas pro ar. Isso é só o começo, imagina o que vai acontecer nesse pais nos próximos anos com a expansão ininterrupta do acesso a informação? Não haverá camarote onde será possível pedir abrigo.
    O óleo está esquentando rissoles. Só um golpe de estado salva vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abriram a porta do sanatório?

      Excluir
    2. Olha, eu sou socialista. Adoro defender o PT mas n dá!!! Se a Dilma tivesse a coragem de fazer um governo decente, n o fez...até pro bispo Edir Macedo ela ligou pedindo apoio. Lembra aquele post no facebook dela na igreja dele? O homem que chutou a santa? Uma alternativa q não seja o PSDB ou o PMDB está bom pra mim.
      Eu adoro sua coluna no F5 Tony! n liga pras invejosas.

      Excluir
    3. FYI o motivo que me fez desistir de Dilma, oferecer cargos ao partido do Maluf, se aliar a gente mais ralé. N dá!

      Excluir
  8. Querido, acabei de ver q a Dilma vai perder na camera. Cansei dessa porra. Acho melhor ela renunciar já. Ciro Gomes presidente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na camera? Qual "camera"? Go Pro, Sony, Nikon?
      Volte pro camarote de ré rissole do inferno!

      Excluir
  9. Meldels esses comentários! Melhor fonte de comédia involuntária do Braseeel :X

    ResponderExcluir
  10. vou colocar anônimo também porque eu estou chocada com tanta besteira escrita depois da nota e o texto carinhoso ao Naum ... Sinceramente as pessoas enlouqueceram.

    ResponderExcluir
  11. Pohã. Não tem um post que vocês não decambem pra esse papo de política de botequim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O papo de botequim é melhor do que ser um babaca que acha que se acovardar no silêncio é ser cool.

      Excluir
    2. Não. O assunto é o falecimento do Naum. É desrespeitoso trazer essas picuinhas de gente pequena pra cá. Volte pro seu botequim.

      Excluir
  12. Adorava essas séries, passavam quando eu era adolescente e eu me divertia bastante. Pena que não duraram.

    ResponderExcluir