sexta-feira, 29 de abril de 2016

MARISA AOS MONTES

Em quase 30 anos de carreira, Marisa Monte lançou apenas sete discos solo completos (dois deles ao mesmo tempo, em 2006), além de alguns outros ao vivo e da parceria com os Tribalistas. Uma das maiores cantoras da MPB, ela se faz rara, e cada produto novo vira um acontecimento. É o caso de "Coleção", sua 1a. coletânea, que no entanto não é um "greatest hits". Na verdade, é o proverbial compilado que ela ainda devia à gravadora para encerrar o contrato. Mas, ao invés de juntar sucessos óbvios, Marisa preferiu reunir faixas que saíram avulsas por aí, em discos de outros artistas ou em projetos tipo "Red Hot". Eu já conhecia muitas, mas também descobri raridades de cuja existência nem desconfiava. Só que mesmo esse montinho de inéditas (para mim) ainda é pouco. Marisa continua devendo mais.

7 comentários:

  1. Eu tocava direto Rose and Charcoal nos restaurantes onde eu podia!

    http://www.allmusic.com/album/rose-and-charcoal-mw0000626519

    Os "canadenses" (povo multicultural que mora lá) adoravam!

    E eu adoro Laurie Anderson! Nesse disco estão as duas perfeitas!

    ResponderExcluir
  2. Ela podia ter incluído a 3ª faixa que ela gravou pro Red Hot "Mulemba Xangola", do RH+ Lisbon. Fora isso, é um álbum meio irregular, já que tem faixas de 1993 até hoje. Não que seja ruim. Tudo dela é no mínimo bom. Mas vai do samba ao eletrônico experimental. Mas coletânea é assim mesmo.
    No Spotify tem o álbum completo com ela comentando cada faixa.

    Estou igual a você, esperando outro álbum de inéditas ASAP. Ela, corretamente, diz que "greatest hits" é coisa pra quando ela encerrar a carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro "Mulemba Xangola". Até hoje eu e meus amigos brincamos com uma dança estranha que ela faz no clipe.

      Mas cansei de MM há algum tempo. Enjoar faz parte.

      Excluir
  3. Tony, aproveitando que seu irmão anda aparecendo na imprensa divulgando a FOX, tenho curiosidade para saber porque aqui, ao contrário dos EUA, os salários dos grandes astros não é divulgado. O artista brasileiro ainda lida mal com isso? Porque fica claro que lá isso é uma estratégia de valorização tanto do projeto quanto do próprio artista. Aqui ostenta-se riqueza no estilo Caras, artistas comprando casas, viajando etc, mas sobre valores nao se fala.

    ResponderExcluir
  4. O Kid Abelha já usou esse mesmo nome pra uma coletânea nos mesmos moldes: canções espalhadas por contribuições paralelas.

    ResponderExcluir
  5. O mio babbino caro
    (2) Sem contar com sua ternura sendo Madrinha dos Filhos da Águia.

    ResponderExcluir
  6. Amo pra sempre Marisa Monte, ainda continua sendo a substituta direta para melhor cantora brasileira, substituindo Elis Regina para mim...prefiro a escassez do que a abundância triste que assola as rádios e intenetes da vida.
    os. Carinho respeito e abraço.,

    ResponderExcluir