quinta-feira, 24 de março de 2016

O ANTI-"SPOTLIGHT"


Eu lembro direitinho da campanha eleitoral americana de 2004. Foi a primeira que eu acompanhei a nível diário pela internet, porque queria ter certeza que meu odiado George W. Bush não seria reeleito. Não foi o que aconteceu, e o episódio narrado pelo filme "Conspiração e Poder" pode ter contribuído. Também me lembro dele: o âncora Dan Rather divulgou, pela rede CBS, documentos que indicavam que o jovem Bush havia gazeteado seu arremedo de serviço militar na Força Aérea. Mas logo surgiram indícios de que os documentos eram falsos, o que deixou Bush bem na foto - e Rather e boa parte de sua equipe no olho da rua. O filme reconstitui o caso com riqueza excessiva de detalhes, o que o torna meio aborrecido. E não esclarece se os tais documentos eram mesmo falsificados (na época, eu fiquei com a sensação de que eles haviam sido plantados justamente para provocar esse escândalo). Mas pelo menos Deus Cate Blanchett está majestosa como sempre, no papel da jornalista Mary Mapes. Ela teria sido indicada ao Oscar por esta performance, que acabou sendo ofuscada por seu outro grande desempenho do ano, em "Carol". Aliás, "Conspiração e Poder" como um todo foi eclipsado por "Spotlight", que ganhou prêmios e tem final feliz. Aqui, os jornalistas se dão mal.

12 comentários:

  1. É o Robert Redford hein...quem vai fazer um filme sobre o juiz de Sanctis e a operaçao Satiagraha?

    ResponderExcluir
  2. Vi fotos do de Sanctis como ele é gato!!!!!!!! E fodastico, ele chega ao STF. Casado?

    ResponderExcluir
  3. Caralho mano, to vendo mais detalhes http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI13533-15254,00-FAUSTO+DE+SANCTIS+PEDIRAM+QUE+EU+VOLTASSE+ATRAS.html olha o país q a gente vive

    ResponderExcluir
  4. Eu quero é saber de "Batman vs. Superman"...

    ResponderExcluir
  5. Por aqui você não saberá, porque eu não pretendo ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor Tony, assista, preciso muito saber sua opinião! Você não pode cuspir pra cima assim, vc é roteirista, já pensou se um dia tiver um convite irrecusável financiamente pra ir pra Hollywood escrever blockbuster de super heróis? Se isso acontecer vai engolir seu orgulho e aprender a gostar de entretenimento pras massas!

      Excluir
  6. Tava de brinks. Foi só para te provocar. Rs.

    ResponderExcluir
  7. Sério falaram q Batman vs Superman é uma bosta.

    ResponderExcluir
  8. Cate Blanchett está soberba neste filme, mas ainda acho "Carol" a melhor atuação dela. Seria muito mais justa uma segunda indicação por "Conspiração e Poder", do que aquela bobagem da Jennifer Lawrence em "Joy".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a Academia não permite que um ator seja indicado duas vezes na mesma categoria no mesmo ano (em categorias diferentes - principal e coadjuvante - pode).

      Excluir
  9. Queria muito ler uma opinião sua sobre BatmanvsSuperman por quase sempre concordo com as suas

    ResponderExcluir