domingo, 21 de fevereiro de 2016

ZONA OZON


Faltava um título para eu ter visto todos os quinze longas dirigidos por François Ozon. Agora não falta mais. Ontem assisti a "Les Amants Crminels", ainda inédito no Brasil, dentro da mostra dedicada ao francês promovida pelo cine Belas Artes em São Paulo. Também estão passando alguns dos muito curtas do diretor, e o que abriu a sessão a que eu fui está aí em cima, com legendas em português. É um pequeno libelo a favor da fluidez sexual, tão em moda hoje em dia, mas já na pauta de Ozon no começo dos anos 90. Ele é um dos meus cineastas favoritos; "Oito Mulheres" e "Uma Nova Amiga" estão na minha lista de melhores de todos os tempos. Claro que eu recomendo a quem não o conhece que comece por estes, mas a verdade é que não tem nada ruim em sua filmografia. Pode ir de olhos fechados.

8 comentários:

  1. Engraçado que gays adoram exigir masculinidade absurda nos parceiros sexuais, mas no cinema só gostam de filme pra mulherzinha ou filme pra bichinha.

    ResponderExcluir
  2. Ozon é excelente e 'Oito mulheres' e 'Uma nova amiga' são super, mas quando vi 'Une robe d'été', há muito tempo, achei-o dégueulasse. Pode ser que com essa dica da fluidez eu o visse com outros olhos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Jovem e Bela, a história é meio triste, mas o filme é lindo

    ResponderExcluir
  4. Tapa na cara da sociedade acadêmica, heteronormativa, branca, masculina, homofóbica e transfóbica:

    https://www.facebook.com/NaoKahlo/videos/566846680155669/

    ResponderExcluir
  5. tbm sou fã. swimming pool é uma obra de arte do cinema-simplicidade (tem inteiro na web). jovem e bela está na programação da net, assisti ontem pela 3a vez. vale conferir ambos ... ou melhor, todos do seu post.

    ResponderExcluir
  6. ... só um pouco passado com os horários dessa mostra. cine as 16h, às 18h, infelizmente fogem um pouco da realidade do paulistano comum.

    ResponderExcluir
  7. Lindo o vídeo do link acima, mas esse blog não se interessa nenhum pouco em divulgar o discurso de formatura de UMA TRANSEXUAL NEGRA E BRASILEIRA. Se fosse um gay branco americano...

    ResponderExcluir
  8. Eh Tony, cada filme hein. E onde arrumaram esse gato do The Visitor?
    Pena ele não exibir o troféu. E você tem notícias do Eduardo Noriega?
    Rsrsrsrs...

    ResponderExcluir