sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

WIKILIX

Os professores de história gostam de Asterix. Sabem que as aventuras do irredutível gaulês servem para despertar nos jovens o interesse pela Antiguidade. Mas as melhores histórias também são aquelas que fazem referência implícita ao mundo contemporâneo. É o caso de "O Papiro de César", o segundo livro assinado por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad. O nível continua alto depois da aposentadoria do desenhista Albert Uderzo, que assumiu os roteiros depois que René Goscinny morreu em 1977 - e fez um trabalho de porco. Os novos autores reprisam o espírito original da série, e ainda vão em frente. Dessa vez a inspiração parece ser o escândalo do Wikileaks: documentos secretos que vêm a público e têm o poder de mudar o rumo da história. No caso, trata-se de um capítulo suprimido dos "Comentários da Guerra da Gália", de fato escritos por Julio César. Claro que o tal do texto vai parar na única aldeia que não se rendeu ao império romano. A ação tem um pouco de idas e vindas demais, mas os fãs "hardcore" não vão se decepcionar.

20 comentários:

  1. Amei a dica Tony. Parece interessante esse livro, mas acho que tendo a me identificar mais com histórias ambientadas na Galiléia, e não na Gália. Me voltam memórias daqueles tempos difíceis ao lado da grande J-Chris pregando a palavra apesar da oposição de reis romanos e judeus.

    Mas já está na minha lista! Abrir a mente é sempre um dádiva!

    ResponderExcluir
  2. Wikileaks vazou o acordo de Cerra com a Chevron e povo brasileiro pede o fim da Petrobras. Qto será q os americanos gastaram com o PSDB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enche o peito para falar do PSDB (com razão) mas se esquece que a presidenta fechou o acordo para que isso passasse no Congresso. E ainda teve petista defendo a Dilma dizendo que isso era necessário! Dizendo que é estratégia política, melhor entregar os dedos para poder ficar com os braços.

      Ser petista hoje é ser cegado por fanatismo. Quase tanto quanto o moço da carinha no fim dos comments.

      Excluir
    2. O q a Dima fez foi absurdo! Até agora tentando entender, n tem como defender esse gorverno. Estamos jogados aos cachorros...tem o ruim e o horrível.

      Excluir
    3. Vamos ver como vai terminar essa novela, mas se a gente perder (o q acho q vamos) podemos até pensar em mudar o nome do país porque ele nem vai ser mais nosso. E convenhamos, que a desestabilização do governo e "compra" de políticos (ouvi PMDB) somado a blindagem dos ladroes entreguistas teve o dedo de agências de inteligência internacionais teve vai...Isso é coisa de gente grande, o Serra é bem esperto mas o FHC é apenas um fantoche retardado mental.

      Excluir
    4. Tá vendo o César? Tá rolando. Bee faça um post defendendo o pré sal, olhe pra Líbia, Iraque, Síria e entenda o desafio q temos pela frente.

      Excluir
    5. Asterix é MARA só digo isso. Falo mais depois que ler.

      Excluir
    6. Não sei o Asterix, mas euzinho fui citado! :D

      Em uma palavra: Su-ces-so!

      (fico apenas passado com o quanto certos comentadores daqui são sugestionáveis)

      :-)

      Excluir
    7. A propósito, será que essa turma não entende que o "nosso" petróleo já era, pois a dívida que o petismo impôs à Petrobras é impagável e só resta a redução de danos?

      Será que o povo militante está tão lobotomizado que é incapaz de avaliar os balanços online da companhia, ou acompanhar a encrenca jurídica irremediável com os investidores internacionais?

      Não perderemos o pré-sal, ou nossas reservas, ou nossa capacidade de produção instalada com a proposta do Serra. Já perdemos isso tudo com a gestão fraudulenta do PT, minha gente. Restou encontrar um caminho para perder menos.

      Não se deixem enganar: os mesmos entes que instigam vocês a "lutar" pela defesa da Petrobrás, foram os beneficiados com a destruição da empresa.

      Vamos acordar, pessoal!

      :-)

      Excluir
  3. O circo está armado pra entrega da soberania brasileira, perdemos a Petrobras o Brasil acabou, vai se tornar uma colônia. Já aprovaram a lei anti-terrorismo, estão se preparando. Já temos presos políticos, hello Moro, eu tenho medo...vai ser como nos anos 70 pior. Se tornou um país que n vale a pena, fuja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Já temos presos políticos"

      O pior é que eu não duvido que esse coitado realmente acredite nisso. #esquerdopatia

      Excluir
  4. Mano, eu n sei como vc está conseguindo dormir!!! Eu n consigo, depois de uma operação CIA/Vassalos o Brasil vai entregar o pré sal. Choca!!!! Foram 20 e tantos anos de ditadura militar o suficiente pra machucar a nossa educação que ninguém entende a importância estratégica do petróleo. Roma nesse caso é o império americano e nós uma aldeia sendo facilmente conquistada. Diga Adeus à pátria!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro que não entendeu que a dívida de meio trilhão da Petrobrás foi obra do PT, e que a vaca já foi para o brejo faz um bom tempo. Se é para dizer "Adeus à pátria", isso já foi dito ao longo dos últimos 13 anos.

      Agradeça a graça alcançada à ideologia que te orienta, "mano" das 16:01.

      Excluir
  5. confesso q li umas 2x, mas entendi o post

    ResponderExcluir
  6. Ai incrível como a Emmanuelle Beart tava linda no César!!!!!! Comenta!!!!

    ResponderExcluir
  7. Você já fez algum trabalho como roteirista de história em quadrinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, achei que tivesse feito, porque já ia procurar ler!

      Excluir