quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

EVO VIU A UVA

Os números não mentem. Evo Morales está mesmo fazendo um bom governo na Bolívia. O país não para de crescer, milhões de pessoas saíram da pobreza extrema e a democracia parece estar se estabilizando, depois de inúmeros golpes militares. Mas Evo nunca escondeu o pendor autoritário, e tentou buscar a reeleição indefinida. Bem feito: perdeu, ainda que por pouco. A América Latina tem um longo histórico de presidentes que se eternizaram no poder, e por isto alguns países proíbem a reeleição, mesmo se não for consecutiva. Só que volta e meia um governante popular consegue aprovar o direito de se reeleger indefinidamente, como Chávez fez na Venezuela (mas só na segunda tentativa - e parabéns ao Lula, que poderia ter passado lei semelhante em 2010, mas resistiu bravamente). Evo já está no terceiro mandato, e queria pelo menos mais um. As urnas negaram, e ele agora segue a cartilha da esquerda dizendo que foi vítima de uma "conspiração internacional". Não vê que poderia passar para a história não só como o presidente que tirou a Bolívia do buraco, mas como um verdadeiro estadista.

40 comentários:

  1. Vossa mercê elogiando Evo e dando parabéns ao Lula no mesmo post? Sakamoto hackeou seu blog, foi? Tô imaginando aqui a DeFu arrancando os poucos cabelos e se estapeando de ódio ao ler isso aqui... Posta mais, vai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "poucos cabelos"????

      Enlouqueceu? Minhas lindas madeixas seguem firmes, apesar dos anos que passam sem trégua.

      :-)

      Excluir
  2. Você esqueceu da ELZA que ele deu na Petrobras.

    ResponderExcluir
  3. Só uma correção, Tony:

    Onde se lê:

    "Os números não mentem."

    Deveríamos ter:

    Os número DIVULGADOS PELO GOVERNO EVO MORALES SOBRE O GOVERNO EVO MORALES não "mentem". (risos)

    Se fosse essa maravilha que seu texto tentou indicar, o boliviano médio não teria acabado com a festa bolivariana por lá. Acreditar na propaganda dessa gente é muita inocência, ou vontade inconsciente de ser convidado para escrever na Carta Capital ou no Brasil 247 (mais risos). Dizem que ainda rola muita verba pública entre a mídia "isenta" que apoia o governo, apesar da crise.

    :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defu,

      Até o Banco Mundial elogia o progresso econômico da Bolivia feito por Evo: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/04/140408_economia_bolivia_ms_rb

      Eu acho ótimo que ele tenha perdido esse referendo. O simples fato de ele ter tirado a Bolivia do buraco de onde os presidentes anteriores a colocaram não lhe dá o direito de virar presidente vitalício. Mas temos que reconhecer que ele foi um presidente melhor que a média boliviana.

      Excluir
    2. O mesmo Banco Mundial que vive elogiando Cuba (link: http://goo.gl/B1xDol) e também disse que Lula e Dilma estavam certos na forma de administrar o Brasil (link: http://goo.gl/yLyNzX)???

      Haja paciência...

      Cereja do bolo: "Mas temos que reconhecer que ele foi um presidente melhor que a média boliviana." Imagino que você seja do time que diz o mesmo de Lula, o larápio que (quase) enganou um país inteiro inundado o mercado de crédito, destruindo pessoas jurídicas e negativando pessoas físicas, mas dando a sensação aos desinformados que estávamos com tudo e éramos "do primeiro mundo".

      A capacidade que vocês têm de engolir a propaganda de certos órgãos internacionais (Banco Mundial, ONU, e o diabo a quatro) me faz perguntar se não estou cercado de adolescentes à la Peter Pan.

      :-)

      Excluir
    3. Sim, defu, você está cercado de gente ingênua.

      Pode voltar pro Olimpo agora, você já passou pela prova de fogo que foi ficar aqui junto dessa gentalha ignorante. Vai com tudo, defu! Os deuses te chamam de volta!

      Excluir
    4. 11:24,

      (quase caindo da cadeira de tanto rir)

      Já comprei minha passagem de primeira classe para o Olimpo. Quanto a você que fica: lacre mais 13 que tá pouco! Arrase e traga Lula de volta em 2018. Afinal, "çamus potença", "pobre anda de avião e viaja para Dublin", e a crise é apenas "a inveja de uma elite golpista que não aguenta ver o povo vivendo no paraíso".

      Será mesmo que você não consegue entender que o aparente estado de fartura que tivemos na América Latina há alguns anos foi resultado do velho populismo, uma política já famosa entre gregos e romanos desde a remota antiguidade?

      Práticas populistas são como usar drogas, my dear: uma delícia por algum tempo, mas depois vem a rebordosa e o mal-estar que duram muitas vezes mais que o barato. Isso, é claro, se não ocorrer óbito por overdose.

      Mas sei que não é totalmente sua culpa. Estamos em um país onde ideólogos são regiamente pagos para convencer, por exemplo, que o endividamento público brasileiro está sob controle, pois é menor que a dívida japonesa, americana e inglesa. Obviamente fazem isso apenas considerando os números frios, mas sem olhar o contexto estrutural, a educação do povo, o nível de corrupção e o tamanho dos juros pagos aqui. Concordar com tamanha canalhice é de uma burrice ou má-fé impressionantes.

      O Brasil terá a segunda pior queda de PIB do mundo em 2016, perdendo apenas para a Venezuela (veja só! Luciana Genro manda um salve), sem que haja razões externas para tal. Estamos em declínio nível “crash” na economia graças às políticas tão aguerridamente defendidas pela ONU, Banco Mundial, ONGs de todo tipo, partidos de esquerda e idiotas de plantão.

      Mas você está certo em um ponto: não faço parte da gentalha ignorante, pois não tenho dívidas, não fiz financiamento de espécie nenhuma, vivo estoicamente com uma fração de meus rendimentos e, durante o tempo da euforia, converti boa parte das minhas economias em moeda forte - na época em que o dólar custava dois e pouco e o resto do povo lacrava no consumo de bobagens importadas.

      Sim, será uma maravilha, entre um gole de néctar e um colherada de ambrosia, observar os "garotos perdidos" pagar o preço das escolhas que fizeram.

      :-)

      Excluir
    5. P.S: Também já fui ingênuo, mas cresci. Venha para a luz você também. Vem!

      :-)

      Excluir
    6. De Fu "sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante" em que não alcançara a luz, mas era a própria Luz, o Farol que iluminava a internet, convidando os incautos, os meninos perdidos na esquerda e no populismo a aceitarem a Sua purificação...

      Excluir
    7. Tem uns ateuzinhos metidos que me chamam de fanática alienada só porque creio em Deus e na nossa salvadora J-Chris. Mas isso é porque não conheceram esse moço desocupado da carinha no fim da postagem.

      Porque, bitch please!, fazer um comentário de 7 (SETE!) parágrafos num blog away da internet só para mostrar como a própria ideologia é a mais sensata, racional e god-like só pode ser fanatismo cego conjugado com falta do que fazer!

      Agora com licença, pois os desesperados e os em crise existencial não se convertem sozinhos. Beijos

      Excluir
    8. 14:22,

      Só faltou você incorporar o filho do Barão Von Trapp e bradar:

      "Sou incorrigível (...) Mas o que é incorrigível?"

      ;-)

      Excluir
    9. Renéé, a desesperançada,

      1) Não levo mais que 2 ou 3 minutos para digitar 7 (só sete!) parágrafos. Sorry pela sua dificuldade em escrever, fia.

      2) "Blog away" é o teu koo.

      :-*

      Excluir
    10. Será que paira, uma certa maldição sobre o blog do Tony, pois de quando em quando surge um senhor do reino K que infesta em enxofre, "o que os astrônomos diriam se tratar. De um outro cometa" Daí-nos paz De Fu, tu havias se despedido e voltaste Mojubá sem Padé. Senhor do NADA, nada te ambiciona. Sortilégio do mal.


      Excluir
    11. Realmente deve pairar um maldição.
      A prova está no ebó virtual das 17:03

      Excluir
    12. ...Nem todos tem a grandeza de uma Fernanda Torres.

      Excluir
  4. Não gosto dessa Chola (sabe aquelas velhinhas dos Andes, com todo o respeito a elas), nunca gostei dele e achei muito engraçado o trocadilho do título rsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Como o homem no poder, aumentaram o plantio de coca em quatro vezes, segundo ele porque a população indígena masca a folha etc etc...Ok, mas vem cá: a população indígena cresceu 4x também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... E advinha qual foi o país que aumentou o consumo de cocaína na última década... Dou um doce de mandioca para quem descobrir.

      :-)

      Excluir
  6. Bolívia anda tão bem tá cheio de boliviano escravo fazendo roupa da Zara e C&A em São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. quantos de vocês nos comentários realmente ja foi a Bolivia? não para turistar, mas pra falar com o povo e saber do que aconteceu lá?
    É inegável que o governo desse senhor trouxe muitas melhorias pra população indigena/camponesa, que era ate impedida de entrar em alguns estabelecimentos devido ao preconceito altíssimo, hoje todo estabelecimento da bolivia apresenta na entrada um quadro lembrando que perante a lei todos são igauais. A bolívia parece muito com o Brasil na Questão de apoio ao governo, regiões ricas como a de santa cruz de la sierra odeiam Evo Morales, da mesma forma que regiões pobres como os yungas e o altiplano elogiam o trabalho dele.
    Acontece que mesmo fazendo um bom trabalho, não acharam justo ele querer se eternizar no poder, por isso perdeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fui muitas vezes para a Bolívia, a maioria por razões profissionais (obras de infraestrutura, na época). Conheço bem os meandros de Cochabamba e arredores de La Paz.

      Sobre os elogios dos mais pobres a Evo Morales, a razão é a mesma da era Lula: populismo. O problema é que as políticas de esquerda cobram seu preço: uma hora a conta chega, e ela chegou. Estão indo para o buraco e o mesmo povo que o idolatrava não aceita a perda dos famigerados "direitos".

      Em um ponto, veja só, você está certo: "parece muito com o Brasil", pois, além da corrupção desenfreada dos governistas (meninos, eu vi!), nem os pobres de lá suportam mais o bolivarianismo. Ou você acha que só rico votou contra Morales? Ou você acha que desfavorecidos votam contra seu governante quando estão se beneficiando?

      Esse discurso no qual um povo iluminado apenas se opôs que um líder benevolente ("mesmo fazendo um bom trabalho") se eternizasse no poder é conversa para boi nanar. Perdeu porque a verdade veio à tona e o modelo de gestão esquerdista mostrou sua verdadeira face: a insustentabilidade.

      Chora mais que Cantareira agradece.

      ;-)

      Excluir
    2. Perdeu meu respeito no "Chola mais". Tem que ser muito infantil para ficar usando expressão de adolescente no twitter. E isso que é a pessoa que antes tava cobrando respeito nos "debates"... Ao que parece, apenas vc, iluminado, merece respeito.

      Excluir
    3. Não podemos perder o que nunca tivemos.

      :/

      Excluir
  8. E ai Tony, não vai falar do escândalo das merendas em São Paulo pra agradar seus amigos e manter seu lugar ao sol, nos camarotes, tv e jornais? Vai entrar na panela ou vai ser imparcial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, sabia que o Capez foi mesmo colega de colégio do meu irmão? Eu nem o conheci (ou não lembro dele quando pequeno). Mas o escândalo da merenda é mesmo cabeludo. Ainda não tenho subsídios suficientes para emitir uma opinião, mas me aguarde.

      Excluir
    2. Que investiguem a merenda e derrubem de brinde o partido inimigo de faz-de-conta do PT. Só não queiram usar o fato como cortina de fumaça para esconder outro escândalo muito pior, mais grave, e que o governo federal está fazendo de um tudo para esconder: os desvios nos fundo de pensão. Já calculam dezenas (talvez centenas) de bilhões de reais entre BrasilPrev, Postalis, Petros, Funcef, e outros. Vai deixar o Petrolão com inveja. Em nome da imparcialidade, não esquece disso também, Tony! (beijos)

      Excluir
    3. Capez é (ou era) um dos autores mais respeitados de Processo Penal no Brasil.

      Excluir
    4. Mas vc nao passou da capa dos livros dele, neh? Tanto q nao foi empossado em nenhum concurso e o unico emprego q teve foi comissionado.

      Excluir
    5. Pois é, Daniel... Não é nada fácil para quem põe a cara no sol.

      Imagino o pavor de ser achincalhado por um stalker anônimo que sabe até quantos empregos você já teve. Por isso mesmo sigo quietinho e anônimo.

      Essa geração militante e terrorista é de cair o c* da bunda.

      :)

      Excluir
  9. Então vem gato, vem com força. To aguardando.

    ResponderExcluir
  10. tony, vc tem que falar do tributo ao david bowie no brit awards onde a Lorde fez um tributo de verdade e deu uma pernada na pretenciosa Lady Gaga que literalmente achou que tava tomando o lugar dele no Grammy. A mesma cagada que ela fez no Artpop de achar que era a nova rainha da Pop Art

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estava fazendo um post a respeito quando chegou seu comentário. No ar daqui a pouco.

      Excluir
  11. Tony
    Faz um snap chat pra gente te acompanhar lendo os comentários
    Deve ser mto engraçado sua reação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele ler os comentários do De Fu, ele precisará de muito tempo, mas muito mesmo, pensa no muito e multiplica pelo infinito. Meus pêsames, Tony!

      Excluir
    2. Tony, manda nudes????

      Excluir
    3. Eu não preciso ver nudes dele...

      Excluir
    4. Povo lento entregando a própria lerdeza - demoram pra ler os comentários do TF. Livro, então, nem pensar, né migs?

      Excluir
  12. Um picareta a menos vivendo as custas do sofrimento alheio, já foi tarde!

    ResponderExcluir
  13. Credo, a América Latina é nojenta. Esgoto do mundo.

    ResponderExcluir