quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

SCOLA DE CINEMA


Com a morte de Ettore Scola, termina a geração dos grandes diretores italianos. Agora já se foram todos: Fellini, De Sica, Antonioni, Pasolini... (Zeffirelli ainda está vivo, mas não acho que faça parte desse time). A longa filmografia de Scola tem pelo menos quatro obras-primas, todas lançadas entre o final dos anos 1970 e começo dos 1980. Duas são francesas: "Casanova e a Revolução", um mosaico da convulsão do final do século 18 vista pelas pessoas comuns, e "O Baile", que já era uma peça de teatro antes de ser filmado. Entre as italianas estão a inescapável "Um Dia Muito Especial", obrigatória para qualquer gay metido a fino, e o meu favorito pessoal, "Feijos, Sujos e Malvados". Curioso que, quando eu vi na adolescência, achei que se tratava de uma comédia de humor negro, cruel e engraçadíssima. Há alguns anos comprei em DVD e levei um susto: tem muita piada, mas no fundo trata-se de um drama engajado sobre uma favela nos arrabaldes de Roma. Como todo grande diretor, Scola fazia filmes complexos, que permitem diversas interpretações. Provavelmente alguns de seus títulos agora estarão disponíveis nos serviços on demand: não perca, fazem bem pro currículo.

9 comentários:

  1. Bicha desavisada perguntando "Tony, vc não vai fazer post do BBB16?" em 5, 4, 3, 2...

    ResponderExcluir
  2. BBB é assunto pras Lenhadoras no cercadinho.

    ResponderExcluir
  3. O Baile é um dos meus filmes preferidos. Sem um único diálogo ele faz um filme cheio de referências e sutilezas...

    ResponderExcluir
  4. O mio babbino caro
    Assistir "Um Dia Muito Especial" hoje, talvez não se alcance o impacto, e a delicadeza que o filme representou naquele momento. Marcello Mastroianni sublime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alcança sim amigo, vi recentemente na pay tv e continua fodástico

      Excluir
  5. artigo altamente recomendado pra vc ler em Frances https://www.mediapart.fr/journal/international/200116/john-r-macarthur-la-france-me-decoit-quand-elle-s-americanise

    ResponderExcluir
  6. E a Viagem do Capitão Tornado??? Que absurdo de filme!!

    ResponderExcluir
  7. O Baile é um dos filmes da minha vida. Quantas referências!

    ResponderExcluir
  8. Que fofo o "Um dia muito especial" (Una giornata particolare - aliás, ficaria mais bonito se o título em PT fosse Uma jornada particular).

    Lindo, sensível, simples, a união de duas almas oprimidas. Uma pequena jóia muito pouco conhecida, infelizmente.

    O Ettore Scola conseguiu "enfeiar" a Sophia Loren, que demonstrou maravilhosamente que não precisava de sua beleza para mostrar que era uma ótima atriz.

    Mastroianni, como o gay oprimido pelo fascismo, que lindo, que terno.

    Enfim, só elogios. Descanse em paz, Ettore Scola.

    ResponderExcluir