quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

RAINHA CHARLOTTE


Eu estava nervoso com as indicações ao Oscar, por uma única razão: Charlotte Rampling. Uma das minhas atrizes favoritas e uma das mulheres mais lindas de todos os tempos estava cotada para melhor atriz, mas vai saber. Dá que a Academia aceita o argumento de que Rooney Mara e Alicia Vikander são protagonistas e não coadjuvantes em seus respectivos filmes, e deixa a deusa de fora? Mas não. Ufa. Charlotte chegou entre as cinco finalistas, com a solitária indicacão para "45 Anos". Não vai ganhar, porque inglesas de uma certa idade só ganham alguma coisa nos EUA se se chamarem Maggie Smith. Mas uma estrela tão importante para a história do cinema tinha que ser indicada pelo menos uma vez na carreira, se não ia pegar mal para o próprio Oscar. De resto, nenhuma grande surpresa. Algumas alegrias, principalmente pelo brasileiro "O Menino e o Mundo" ter sido lembrado entre os longas de animação (tampouco tem chances, porque o troféu já está reservado para "Divertida Mente"). Também fiquei feliz por Jennifer Jason Leigh nas coadjuvantes, Lady Gaga e "Youth" nas canções, o gol duplo de Sandy Powell nos figurinos. E brochei um pouco com Jennifer Lawrence e Christian Bale, dois atores "overrated" que já foram indicados muito mais do que mereciam. Ah, e também a ausência inexplicável de Ridley Scott entre os diretores. Esta era a chance de finalmente premiar um nome fundamental para o entretenimento contemporâneo, que outro sucesso em 2015 com "Perdido em Marte". Mas acho que os membros da Academia são obrigados por contrato a cometer injustiças todo ano, para render assunto. Pois é, rendeu mais uma vez.

29 comentários:

  1. As duas pessoas mais superestimadas do showbizz atual foram indicadas: Lawrence e Gaga. Haja lobby...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado. tenho outra percepção. acho que a Gaga conseguiu superar o desastre dos dois últimos discos e o ano de 2015 foi bom pra ela. Mais talento e menos montação. Teve AHS, a apresentação no Oscar 2015 homenageando Julie Andrews que tombou o mundo.Teve o Tony Bennet, etc...
      A Lawrence já tá morta passada só falta enterrar. Muita mídia e publicidade em cima dela. Me cansou.

      Excluir
    2. Superestimada, a Gaga? Passou dois anos sendo apontada como decadente, como "alguém que já era" aí volta com tudo? Lobby de quem, se deixaram a mulher sozinha, até o empresário largou dela? Isso se chama "volta por cima".

      Excluir
    3. born this way é o melhor álbum da carreira dela

      Excluir
    4. Menos montaçao? Meu deus, ela em AHS é só montaçao, carão, e nada de atuação.

      Excluir
    5. E ela só fez AHS? Vc viu as apresentações dela em 2015?

      Excluir
    6. As apresentações foram na maioria com o Tony Bennet. Vcs gays só enxergam a Gaga quando tem um disco voador na cabeça.

      Excluir
  2. não sou fã da gaga mas vai ser bem engraçado ela ganhando oscar e a madonna que sempre sonhou com o prêmio vendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde Live To Tell que a Madonna tenta emplacar alguma música pra ser indicada ao Oscar e nada... Nada... Tadinha!

      Excluir
    2. Madonna já ganhou, com Sooner or Later

      Excluir
    3. A música dela do Dicky Tracy ganhou em 1990. Verdade que o prêmio não foi pra ela.

      Excluir
    4. Madonna CANTOU duas músicas que ganharam o Oscar: "Sooner or Later", de "Dick Tracy" (1990) e "You Must Love Me", de "Evita" (1997). Mas não ganhou o Oscar, que na categoria melhor canção vai apenas para o compositor - nesses casos, respectivamente, duas lendas da Broadway, Stephen Sondheim e Andrew Rice Webber.

      Madonna compôs muitas canções para outros filmes, mas nunca teve nenhuma delas indicada. Tampouco foi indicada ao Oscar de melhor atriz por "Evita" (que, no entanto, lhe rendeu um Globo de Ouro).

      Já Lady Gaga acaba de ser indicada na categoria melhor canção porque é uma das compositoras de "Til It Happens to You". Além da inteerprete, ee claro: podemos esperar vê-la cantando na cerimônia, no dia 28 de fevereiro.

      Excluir
    5. Essa Gaga careta é tao ou mais chata que a Gaga bizarra. Umas músicas de chorar de ruins.

      Excluir
  3. Kate Winslet, inglesa, é a atriz mais jovem a receber seis indicações ao Oscar antes dos 40 anos de idade, possuindo seis indicações e uma estatueta do prêmio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a de hoje sete indicaçõs. Ela tá em tudo. Teve um ano que ela recebeu duas indicações no mesmo ano: melhor atriz e melhor atriz coadjuvante. Sem contar que ela estrelou Titanic, o "King Kong" da nossa geração.
      Provavelmente será a próxima Meryl Streep. Ela é talentosa. Dá um banho de talento na Lawrence.

      Excluir
  4. Hollywood:chega! Muito mal gosto, vc falou tudo. Nunca tinha visto uma foto dela jovem, linda!

    ResponderExcluir
  5. Jennifer Lawrence e Christian Bale são os atores mais canastrões de suas respectivas gerações, mas como são muito mainstream sempre emplacam em premiações. Gaga indicada/ganhando outro prêmio sempre terei a mesma reação que o DiCaprio no GG. Ridículo demais.

    Premiação americana é lobby puro. Amo cinema mas há anos não assisto todos os indicados a melhor filme, além da qualidade ter caído demais.

    Charlotte Rampling está maravilhosa em "45 anos". É uma atriz tão boa que não existe papel pequeno pra ela, em "Jovem e Bela" ela apareceu no filme por pouco tempo mas roubou a cena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ouviu a música pela qual ela foi indicada? Viu o documentário?

      Excluir
    2. Eu já levo o Oscar na brincadeira. Sei que a brincadeira é essa de lobby e mercado e showbizz. Não tenho a menor ilusão de achar que ali estão os melhores do ano, principalmente nas categorias de atores. Apesar de este ano achar que Mad Max e Spotlight serem os melhores filmes que assisti.
      Spotlight é tão seco e sem firulas que impressiona. Sem contar que fala de um assunto mega atual: a mídia. To torcendo pros dois.

      Excluir
    3. Mas eu também levo na brincadeira, tanto que apesar das críticas sempre assisto e adoooro. Spotlight é o melhor que eu vi até agora entre os indicados e acho que leva melhor filme.

      Excluir
  6. Ai.... Chris Rock... Ninguém merece

    ResponderExcluir
  7. As 5 indicações de melhor ator podem ir pro Leonardo DiCaprio. Mas a gente já sabe que quem vai levar é a Beija-Flor.

    ResponderExcluir
  8. passado só no trailler ... daí imagina

    ResponderExcluir
  9. Jura que o Leo DiCaprio vai ganhar? Isso me desanima profundamente.

    ResponderExcluir
  10. Feliz pela Charlotte. Infelizmente não vencerá. Assim como vimos Emmanuelle Riva perder, veremos o mesmo com Charlotte. De uns poucos anos pra cá a Academia vem optando por incluir atrizes veteranas pra dar um peso a mais na categoria de atriz em papel principal. Todas as veteranas até aqui saíram de mãos abanando. Em 2014 eu fui, parece, o único a ver que a veterana Judi Dench merecia levar a estatueta. Dench interpretou com os olhos. Um assombro. Mas cate tinha jovialidade e um papel com glamour. Enfim, veteranas são necessárias somente pra dar um peso na categoria. O que eu percebi assim que o anúncio dos indicados chegou ao fim foi a lista branca repetida. Horas depois visitando sites americanos lá estava a repercussão de mais um ano de lista branca. Cheguei a pensar que o Idris Elba ainda seria indicado. Mas nem isso. Será que veremos mais uma vez uma porrada de convidados negros pra anunciar prêmios ? Mais uma vez veremos uma ação desse tipo por parte da Academia, como uma forma de se redimir ? Aguardemos. De todo e qualquer modo, a lista dos prêmios técnicos foi a mais sóbria esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lairinho. Vc vai sair candidato esse ano?

      Excluir
  11. Tony, você também acha que o Leo di Caprio tem reais chances desta vez como todo mundo está comentando ou é só especulação genérica, as always?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DiCaprio leva o Oscar este ano, tenho certeza. Se ele vencer o SAG Awards (30 de janeiro), prêmio do sindicato de atores, pode apostar nele tranquilamente.

      Excluir