quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O TAMPINHA

A morte de David Bowie acabou atropelando a minha intenção de comentar no começo desta semana a entrevista de Sean Penn com "El Chapo" ("o baixinho" ou "o tampinha" em espanhol). Só hoje consegui ler o longo depoimento do ator à revista "Rolling Stone" e assistir ao traficante respondendo às perguntas. Penn foi se encontrar pessoalmente como Joaquín "El Chapo" Guzmán em algum lugar no meio do México, mas não participou da gravação do vídeo acima. Só deixou o questionário e se mandou; ainda teve que submeter o material à aprovação do próprio entrevistado, uma prática proibida no bom jornalismo. OK, Penn não é jornalista - só é metido a mais não poder. E a entrevista em si não traz nenhuma revelação nem nada de surpreendente. O chefão do tráfico conta sua infância pobre e diz que não se considera uma pessoa violenta ou má (alguém se considera?). Muito mais interessante que suas declarações anódinas é sua vontade de se expor. "El Chapo" quer produzir ele mesmo um filme sobre sua vida, e é por causa disso que aceitou se aproximar da atriz Kate del Castillo, uma das estrelas mais famosas do México. A moça manifestou pelo Twitter, alguns anos atrás, que confiava mais no bandido do que no governo. Acabou fazendo a intermediação da entrevista, e agora está sendo investigada. Entendo a fascinação tanto dela como a de Penn por um personagem tão sombrio, mas sinto que ambos extrapolaram bastante. "El Chapo" não é Robin Hood, nem a vítima de um sistema injusto. é o responsável por milhares de assassinatos, muitos deles executados a sangue frio por suas próprias mãos. Um vilão a nível global, apesar de ter razão quando diz que o tráfico e o consumo de drogas não precisam dele para acontecer. A ironia é que deve ter sido preso novamente porque a polícia estava vigiando cada passo de Kate del Castillo. Preferia ver um filme sobre essa história de vaidade, ambição e autoengano do que mais um narco-bang bang.

3 comentários:

  1. "El Chapo" alega ser um traficante mais poderoso que o Pablo Escobar, como este teve sua trajetória contada e recontada inúmeras vezes el chapolin quer a mesma visibilidade. Aff.

    Sean Penn segue a linha das celebridades engajadas em causas sociais, ok. Problema é que por ignorância se tornam o idiota útil, são usados e nem percebem.

    ResponderExcluir