sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

MURO DAS LAMENTAÇÕES

Jean Wyllys é um corpo estranho na política brasileira. É um corpo estranho no Congresso, onde chegou por causa de sua fama como vencedor do “BBB” e onde ficou, principalmente, por ser o único deputado federal assumidamente gay do país. Também é um corpo estranho entre os LGBT (me recuso a escrever “comunidade”, tudo o que não somos), que racharam em relação a ele - apesar de Wyllys dar a cara para bater por nossa causa todo santo dia. E agora vemos que ele também é um corpo estranho dentro da própria esquerda brasileira, principalmente entre a ala mais radical onde pontifica seu partido, o PSOL.

A viagem do parlamentar a Israel, na semana passada, atraiu uma saraivada de críticas. Dessa vez elas vieram de seus próprios simpatizantes e correligionários, o que talvez tenha ferido a já calejada couraça de Jean. Mas, na maioria, são lamentações nascidas de uma visão maniqueísta e simplória do mundo.

Israel caminha a passos largos para se tornar a nova pária do mundo, assim como era a África do Sul na época do apartheid. Movimentos como o BDS, que pregam o boicote ao país, estão se tornando mais fortes e mais vocais. Existe, de fato, muita coisa de que reclamar: o governo Netanyahu se aliou a partidos ainda mais à sua direita, impossibilitando qualquer projeto de paz.

É um governo horrível, e também um governo eleito legitimamente. Só que não foi eleito por unanimidade, longe disso: o último pleito terminou sem um vencedor claro, pois a sociedade israelense é mais do que complexa, é complicada. Jean foi para lá consciente de tudo isso, e manteve os olhos e ouvidos abertos. Publicou, em seu perfil no Facebook, seis longos relatos sobre suas experiências, onde dá para perceber que ele voltou tão de esquerda quanto partiu - sem que isto o impedisse de conversar com quem quer que fosse.

Mas para muita gente isso nem interessa, porque a simples notícia da viagem já basta para fazer um escarcéu nas redes sociais. Essa turma já tem ideias impermeabilizadas sobre Israel, e não é uma reles reportagem “in loco” que vai abalar esse pavilhão mental. O próprio fato de Israel ser o único país do Oriente Médio onde os gays gozam de alguma liberdade serviu de munição, pois Jean foi acusado de se prestar ao “pink washing”. Teria ficado tão deslumbrado com a noite de Tel Aviv que não enxergou os horrores sofridos pelos palestinos.

Os textos de Jean sobre sua viagem são lúcidos e mostram que, sim, ele está super bem informado sobre o que se passa em Israel. Agora ainda mais, é claro. Eu estou longe de me alinhar 100% com tudo o que ele prega, mas acho que teria tido reações parecidas se tivesse feito o mesmo roteiro.

O curioso é que, há menos de dois anos, Jean Wyllys foi acusado de ter declarado apoio incondicional ao Hamas, um grupo que o executaria se pudesse. A história era falsa, mais uma, mas é impressionante como o deputado parece ser feito de anti-Tefal: tudo gruda nele.

Jean Wyllys é um corpo estranho, Israel também é. Não se encaixam nas ideias pré-concebidas de ninguém. Claro que esse encontro ia gerar faíscas, ainda que alheias e à distância. Mas a polêmica serviu para conhecermos mais de ambos, e eu gostei do que vi.

89 comentários:

  1. Você só ignorou a ferocidade com que ele e a ASCOM dele responderam aos que os criticaram. Sem nenhuma classe. E também loooonge do estilo do Caetano.

    ResponderExcluir
  2. Jean Wyllys é um corpo estranho que diariamente denuncia os abusos da direita brasileira.
    Esse corpo estranho deixa claro demais para a maioria dos leitores desse blog as limitações intelectuais dessa turma que "conseguiu entrar na faculdade" e que hoje ganha "R$15.000" finalmente.
    Ele mostra que ter bacharelado, mestrado ou doutorado não é sinal de inteligência e que a mídia é a grande vilã da nossa geração.

    Ele denuncia os excessos do PSDB, como as viagens de avião particular para a de dona Lu Alckimin cumprir sua hipócrita agenda de social e caridade, a incompetência do governo Alckimin no trato com estudantes, professores e a dengue, a altíssima rejeição dos governos do PSDB pelo país como o de Beto Richa no Paraná, os esquemas para aprovação da reeleição de FHC já denunciados mas não alardeados pela mídia, que ser de esquerda não significa ser petista, que a Dilma não roubou e que a corrupção já vem de anos. Não vamos falar do Aécio e o aeroporto e o helicoptero de cocaina...
    Coisa que a mídia não fala...
    Esse ET, como vc parece mencionar, dá os seus vacilos, mas está anos-luz a frente em qualidade dentro do sistema político brasileiro.
    Eu sei que dói para vc que conseguiu finalmente ser gerente de marketing da sua empresa ver uma voz defendendo o bolsa família e mostrando a estupidez e caretice das suas ações nas manifestações na paulista. É difícil ver sua filha branca disputar tete a tete com o preto do sistema de cotas. Pior ainda é passar a entender que vc é mais um no mundo e pra ser especial tem que apelar pro camarote, hoje, unanimemente, o lugar mais cafona da terra.
    Tá difícil ver gente esfregando na sua cara que ler a Veja é coisa de jeca. Juntem-se sertanejos evangélicos da manifestação da Paulista, pq vcs tem voz, diploma (não educação) e dinheiro...mas quem ainda toma as decisões nesse país não são vocês...ainda tem gente mais inteligente que vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou. Esqueceu do governador de MG, terra de Aecio, Eduardo Azeredo do PSDB condenado a 20 anos de prisao

      Excluir
    2. Me sinto desprotegida fora do camarote. Sou vipada e vou morrer vipada querida. Eu tenho black!

      Excluir
    3. O camarote e os vips viraram o símbolo do atraso da sociedade brasileira. Na Europa não se vê camarotes. Cercadinho discriminatório que seleciona os piores da sociedade não-elitizada. Pq não creio que elite de verdade entre em camarote lotado de bogueiras.

      Excluir
    4. É a total inversão de valores. Dentro do camarote Jean Wyllys não entra pq é militante e essa gente não é elite e como tal não são bem vistos, mas tenho certeza que o Eduardo Cunha entraria pq pra entrar no jogo do camarote, vc tem que oferecer algo mais que sua mera presença física.

      Excluir
    5. Cansei de ver Jean Wyllys no camarote AA.

      Excluir
    6. Agora é camarote Lenhadora! Mudou sua atrasada! Tem que ver como é o lance pra virar Lenhadora e sair no site.

      Excluir
    7. E agora, Jeanetes?

      Excluir
    8. Tá rolando camarote e área vip nas igrejas evangélicas tb agora.

      Excluir
    9. Sabe. .. eu vejo muito estas coisas como movimentos históricos que a Europa já passou.

      Se vc for pensar na época do Luis XIV, A Europa vivia a mesma questão religiosa e política.

      Veja que notre dame tem 850 anos. O Brasil tem de "civilização" 500.

      Somos muito adolescentes ainda. Aquele povo é muito mais velho e claro, esclarecido.

      Não podemos negar que a idade é importante até para os povos.

      Acho que o Brasil vai viver processo muito semelhante. E tem muito oq vencer ainda.

      Os brasileiros foram criados em um caldeirão social que não permite outra forma de ver o mundo.

      Acontece que na história da vida deles este ganho econômico sempre deve ser exaltado. Pq isso significa um lugar de prestígio para eles, que não se sentiam prestigiados no passado.

      Por isso dos camarotes, do excesso de ostentação, etc...que acaba se tornando sinal dos novos inclusos e de baixo nível cultural.

      Excluir
    10. HAHAHAHAHAHAH...As meninas AA agora são Lenhadoras. Sentam na lenha na florestinha até fazer fogo! Rs

      Excluir
    11. Como é que faz pra pegar o cartão Lenhadora agora? Tá mudando toda hora gente.

      Excluir
    12. As pessoas consideradas vips agora são lenhadores? Não entendi se para ser vip agora tem que ser urso ou tem que ser hipster. Antigamente era necessário apenas ser pobre, cafona, tatuado e burro.

      Excluir
  3. Já até peguei a pipoca para ler os comentários. Esse post promete!

    ResponderExcluir
  4. O mio babbino caro
    Em dias que perdemos David Bowie...ser corpo estranho é glória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Era um sujeito estranho
      Ma barba, nos olhos, no rosto de sal e mais
      Era um sujeito como se fosse possível
      Chover sem molhar e mais
      Era como se um índio pudesse tentar,
      ser como ele era e mais,
      Era um menino estranho, um homem tamanho
      Sabia pegar e mais
      Era como se a força, como se um redemoinho
      Puxasse mais
      Era como se a lua que eu trago nos dedos
      nos puxasse mais e mais
      Era como se não tivesse sido jamais"
      (OM/NM)

      Excluir
  5. Corpo estranho = qualquer pessoa que não faça parte de uma panela. Por exemplo: jornalistas que pensaram seriam grandes nomes da intelectualidade brasileira e seriam agraciados pela Academia Brasileira de Letras e hoje simplesmente não conseguem ser nada além de agitadores da república e das bancas e redes sociais.

    ResponderExcluir
  6. Israel é um horror como estado (por favor não confundir com judeus). Único país a defender uma série de invasões americanas.
    Pras gays Israel não passa do lugar onde nasceu o Offer Nissim.
    E vc quer criticar o Jean Willys. Por favor.


    ResponderExcluir
  7. Jean late, tenta morder, mas é um professor metido a intelectual, que a cada duas frases cita Caetano, vai tentar se eternizar mandato após mandato no Congresso como defensor dos direitos das minorias, alinhado àquele ativismo emburrado e histérico que vemos todo dia nas redes sociais, contribuindo com certeza numa mudança inevitável da sociedade mas a um preço bem caro, já que deputado e entourage custam uma fortuna, mas tão obcecado com seus mandatos e em perpetua-los que conseguiu criticar e apoiar Dilma ao mesmo tempo, alheio a tudo o mais que existe no país, elegeu inimigos em seu discurso caçador de votos e se há algum mérito nisso é provar que ser ex-BBB vencedor pode ensinar como atrair atenção sendo vitima, que foi o que ele fez no programa e faz até hoje. Jean vive e muito bem da ideia de que gays vivem mal. E é vc aí lendo que está pagando os luxinhos dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luxo a gente banca o de todos eles, inclusive os deputados que vc votou. Não creio que o custo do deputado seja maior que dos outros.
      Como professor e intelectual acho ele mediano. Mas ele venceu a votação online no site Congresso em Foco e foi eleito o melhor deputado federal de 2012 e em 2015.
      O ativismo emburrado dele coloca canalhas como Eduardo Cunha e Bolssonaro contra a parede e nos olhos da mídia e do povo.
      O seu ponto é o custo dos congressistas. Isso depende de reforma administrativa barrada constantemente pela direita.

      Excluir
    2. Precisamos de Representação Efetiva.15 de janeiro de 2016 às 19:26

      A tática do Jean é o não diálogo com o inimigo, o afastamento dos indecisos e discurso midiático via redes sociais pra continuar garantindo os (votos dos já) conquistados. Acompanho o trabalho dele pelo canal Legislativo e, efetivamente, não luta nem conquista nada. Mas depois faz textão dizendo "tamo junto, companheiros" nas "rédeas sociais". E cola. É uma Mulher de César que apenas parece, mas não é, o que precisa ser.

      Excluir
    3. Anonimo das 18:46 : o Jean nao foi a Israel com dinheiro nosso, mas sim bancado pela Universidade Hebraica de Jerusalem, que oconvidou a um evento. Se você tivesse lido os relatos do Jean sobre a viagem (e você nao os leu), teria essa informação e nao faria essa acusacao leviana de que estariamos pagando os "luxinhos" dele. Criticar sem conhecer, eis o apanágio dos ignorantes.

      Excluir
    4. Fofo, eu não falei que a viagem dele era luxo nem que nós a pagamos, eu sei que foi a convite, eu me referia aos luxinhos como excelente salário e mil ajudas etc. E eu li as bobagens que ele escreveu, se é que não foi algum aasessor, e achei papo de boi sonso pra manter pessoas como bancando o luxo que o socialista do psol vive.

      Excluir
    5. Caro "Precisamos de Representação Efetiva" das 19:26. Não é uma tática. O Jean Wyllys trabalha dentro de temas super controversos e que vivem sendo barrados pelos ruralistas, evangelicos e o psdb. Não aprova mesmo. Mas está lá alguém reclamando e falando contra ou a favor:
      Fundamentalistas Religiosos
      Maioridade Penal
      Isenção de impostos a igrejas
      Legalização das prostitutas
      Tornar homofobia crime
      Direito homossexual a adoção
      Estado secular
      As cartilhas sobre sexualidade
      E muito mais...

      Se metade dos deputados levantassem esse discurso sem medinho de perder votos, o congresso seria muito melhor.

      Além disso, se aprovar medida for sinal de bom político, então "Ave Eduardo Cunha" que aprova medidas sujas através de manobras extremamente antidemocráticas.

      Esse cara não é perfeito, mas ruim ele não é mesmo.

      Excluir
    6. e tem tb medidas impopulares como a legalização das drogas. pras gays do cercadinho e do jardins, realmente JW é difícil de descer pela goela.
      essas gays mais esnobes sempre tiveram rejeição a gay militantes.
      vide o grupo gay da bahia que nunca contou com a ajuda das "bonitas" paulistas. era só o verdadeiro viadeiro dos subúrbios e dos salões de cabeleireiro.

      Excluir
    7. Pelo visto os asseclas do Jean, contratados sem concurso pra "assessoria de gabinete" e pagos por dinheiro público, tão dando seu expediente por aqui.

      Excluir
    8. "Isso depende de reforma administrativa barrada constantemente pela direita."

      Isso é doença mental ou só desonestidade (de pseudo)intelectual?

      Excluir
    9. Anonimo 02:01, para reduzir ou aumentar o tamanho do congresso, reduzir ou aumentar os benefícios dados aos deputados, como eles vão ser alocados dentro do espaço da câmara dos deputados, os salários...etc...é preciso que tipo de reforma? Que eu saiba o cidadão ai ta correto, reforma administrativa e reforma politica. No seu entender, como seria o processo? Via canetada?
      Quem aprovou a construção de um shopping dentro do congresso foi o Sr Eduardo Cunha mais um bando do PSDB.

      Excluir
    10. Anônimo 12:16, você também é a favor da paz mundial? Que preguiça. Ninguém honesto é contra uma reforma administrativa. Me refiro ao "barrada pela direita". Não force a barra, fica feio. Ninguém ali se salva.

      Excluir
    11. Anônimo 02:01 e 16:10, Miss Colômbia, quem tentou barrar o fim do financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas? Que eu lembre bem foi a direita em massa incluindo uma manobra de Eduardo Cunha. As medidas mais progressistas desse país são barradas pela direita.
      Não vamos discutir por discutir. Eu te dei um exemplo que vc está errado. Dê-me outro que prove que vc está certo. Bla bla bla não dá.

      Excluir
    12. Reforma administrativa virou financiamento de campanha agora? Mas já que você mudou de assunto, quem é que pagou a campanha de 1 bilhão de reais de reeleição de Dilma? Ah, lembrei, as empresas privadas, via financiamento que agora o PT finge demonizar. Quem pagou os 300 mil reais apenas em armários embutidos no triplex de Lula no Guarujá? Peraí, deixa ver se lembro... Ah já sei, a OAS, empresa privada com incontáveis contratos públicos! E a cozinha do sítio ex-secreto de Lula em Atibaia? OAS again! Legal ser "progressista", né?

      Excluir
  8. Q fase para mundo!!!! Sociedade conservadora demais! Abusiva! Voe alto JW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Que fase", "sociedade conservadora demais". Sério? Quando na história gays tiveram tantos direitos? O que é sociedade conservadora demais, os heteros da academia não responderem seus flertes? Absurdo mesmo, que homofobia!

      Excluir
  9. Muitos que criticam Israel nunca estiveram lá. Se tivessem ido, teriam visto que a realidade lá não é em preto e branco. Meus amigos judeus têm amigos palestinos, há vários palestinos que moram em Tel Aviv, há israelenses que são árabes (e são muitos, e não se consideram palestinos), há os "blacks" (judeus ortodoxos) e a maioria dos israelenses não apoia este governo.
    Sinceramente não entendo essa necessidade de demonizar Israel, o país. País este onde os gays têm MUITA LIBERDADE e aceitação pela sociedade (exceto ortodoxos, claro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc falou certo: Tel Aviv. Vai pra faixa de gaza e pro interior e vc verá israel de verdade. Israel foi um plano americano que não deu certo. Falta apenas os anos passarem para os EUA assumirem o erro como estão fazendo agora com relação a politica com Cuba.

      Excluir
    2. Saia da cidade de Tel Aviv com seu namorado de mãos dadas e vá para outras áreas e vc verá o que acontecerá com vc. Vai tomar pedradas.

      Excluir
    3. E se vc for com seu namorado pra Palestina, o que acontece?

      Excluir
    4. O território palestino está quase todo ocupado por Israel. A Palestina hoje é praticamente Israel.
      Fora das grandes cidades como Jerusalem e áreas muito turísticas, vc pode sofrer retaliações graves.

      Excluir
  10. E o pink washing de Israel comprando a opinião de muita gay "monotemática" como a dona do blog.

    ResponderExcluir
  11. Tony, esse seu post foi um tiro pela culatra. Parece que vc queria agradar seus amigos do camarote da direita, alguns jornalistas e algum jornal. Não deu certo. A maioria das pessoas estão a favor dele. Se queria irritar a esquerda, não conseguiu. Essa semana a direita está queimadíssima e só não está pior pq os jornais estão abafando o caso de 1 bilhao em propina do FHC. Pq se manchar FHC, adeus coxinhas, manifstação na paulista, bate panela, veja, folha, etc...
    Eu vejo os amigos reaças bem menos ativos nas últimas semanas e todo mundo quieto. Aquela turma que queria mudar o mundo de dentro do shopping tá na dela. De ressaca e deprimida. Desiludida com os Revoltados Anônimos, Muda Brasil, etc...

    No meio de todo esse lixo, o Jean ex BBB é uma luzinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Essa semana a direita está queimadíssima"

      Como vc se sente sendo da esquerda, queimada o resto das semanas todas do ano?

      Tente defender as ações e omissões dos governos Lula e Dilma e do PT sem comparações com os outros. Apenas as ações deles. Qualifique-as.

      No aguardo.

      Excluir
    2. Se sujarem o nome de FHC, veículos como Veja, Época, Isto É e Folha perdem a credibilidade do público pq eles vem demonizando o PT (não que não tenham razão) a muitos anos. Com isso, ganham força veículos de esquerda como a Carta Capital. O que, pra maioria do público paulista principalmente, não interessa.

      Excluir
    3. Anonimo 02:05 infelizmente nossa memória é curta demais.
      Como disse o Anonimo lá em cima só esse ano tem vários golpes encobertos pelos jornais. Ele já listou, incluindo o preço de 1 bilhão para a reeleição de FHC.

      Mas vamos aos antigos, de FHC:
      1) a média de crescimento da economia brasileira, ao longo da década tucana, foi a pior da história, em torno de 2,4%
      2) a robalheira na petrobras data da era tucana. Vc tem dúvida disso? A investigação tem que ir de trás pra frente e não apenas de frente pra trás. Estranho não?
      3) As campanhas de FHC em 1994 e em 1998 teriam se beneficiado de um esquema de caixa-dois. Está na mídia
      4) O instituto da reeleição foi obtido por FHC a preços altíssimos. Gravações revelaram que os deputados Ronivon Santiago e João Maia, do PFL do Acre, ganharam R$ 200 mil para votar a favor do projeto.
      5)A construção da sede do TRT paulista representou um desvio de R$ 169 milhões
      6) O rombo causado pelo festival de fraudes transamazônicas na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, a Sudam, no período de 1994 a 1999, ultrapassa R$ 2 bilhões.
      7)Foram apurados desvios de R$ 1,4 bilhão em 653 projetos da
      Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene.
      8) Violação aos direitos humanos: Exemplo: em 1996, o Brasil ganhou as manchetes mundiais pelo chamado "Massacre Eldorado do Carajás", no qual 19 sem-terra foram assassinados no sul do Pará.
      9) Renda em queda e desemprego em alta: A Era FHC foi marcada pelos altos índices de desemprego e baixos salários.
      10) O presidente FHC apoiou o terceiro mandato consecutivo do corrupto ditador peruano Alberto Fujimori, um sujeito que nunca deu valor à democracia e que fugiu do País para não viver os restos de seus dias na cadeia. Não bastasse isso, concedeu a Fujimori a medalha da Ordem do Cruzeiro do Sul, o principal título honorário brasileiro. O Senado, numa atitude correta, acatou sugestão apresentada pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) e cassou a homenagem.
      13)Arapongagem. O governo FHC montou uma verdadeira rede de espionagem para vasculhar a vida de seus adversários e monitorar os passos dos movimentos sociais. Essa máquina de destruir reputações é constituída por ex-agentes do antigo SNI ou por empresas de fachada. Os arapongas tucanos sabiam da invasão dos sem-terra à propriedade do presidente em Buritis, em março deste ano, e o governo nada fez para evitar a operação. Eles foram responsáveis também pela espionagem contra Roseana Sarney.
      14) Um levantamento do Tribunal de Contas da União, feito em 2001, indicou a existência de 121 obras federais com indícios de irregularidades graves.
      15) A imprevidência do governo FHC e das empresas do setor elétrico gerou o apagão. O povo se mobilizou para abreviar o racionamento de energia. Mesmo assim foi punido. Para compensar supostos prejuízos das empresas, o governo baixou Medida Provisória transferindo a conta do racionamento aos consumidores
      16) os surtos de dengue e os 50 milhões de famintos que FHC deixou pra trás.

      Como vc pode ver, o sistema político não mudou muito de um governo para o outro. De FHC passando por Lula e adora Dilma, os esquemas e problemas são parecidíssimos.
      O ponto é que a lava jato precisa se estender até FHC pq senão perde a credibilidade e vira mera especulação e perseguição política.

      Excluir
    4. Rsrsrsrs o Brasil e vive um processo de depressão rs. Mas acho que isso está associado a um processo político muito complicado que teve início no ano passado.

      As pessoas não conseguem dissociar a questão política do problema econômico. Então elas tomam partido sem conhecer o assunto.

      Na verdade acho que tá mais pra transtorno bipolar que depressão

      As pessoas acham que a corrupção e a crise estão associadas exclusivamente ao PT.
      Oq não é o caso, pq isso é um problema brasileiro, não de partidos específicos.

      Mas há uma clara posição da mídia de reforçar este imaginário.
      Então virou uma guerra, desde que o PT ganhou na última eleição.

      Junto a isso, tem a forte pressão política que a presidente sofre na câmara e no congresso, que são de maioria PSDB/PMDB
      Há também a investigação da lava jato, que está vindo a tona agora. É um cenário bem difícil para a presidência.

      Além disso tudo, tem a crise econômica que é mundial (vc viu que é mundial, mas o brasileiro não tem esta visão global). É um caldeirão de problemas.

      Não se pode negar que houve ganhos econômicos com a esquerda no Brasil.

      Houve aumento do poder aquisitivo das classes pobres. Hj a miséria não é mais um problema para o brasileiro, embora existam bolsões de pobreza.

      Houve aumento das classes pobres na universidade
      A universidade toda apóia o Pt. Mas o problema que não houve ganhos para a classe mais rica.

      E o pt tem uma forma de givernar que não concordo: ele não divide poder com a oposição, ele compra com dinheiro a oposição. Só que estes caras gostam de poder e não de dinheiro.

      Então há uma guerra política com episódios até engraçados. Por exemplo, quando o vice presidente, que é oposição, mandou uma carta para a Dilma, reclamando que ele era meramente "decorativo".

      Oq isso mostra? Que ele reclama poder, que ele não se vê tendo como vice presidente.

      Excluir
    5. Acho que o PT falhou neste lance de comprar poder, pq isso é corrupção. E no lance de comprar para fazer em um pais pobre, uma olimpíada e uma copa, ao mesmo tempo.
      Mas está longe de ser o pior governo que o Brasil já teve.

      Excluir
    6. O PT fez o maior programa de distribuição de renda do mundo. 40 milhões de pessoas fora da miséria. Nunca se viu isso na história mundial.
      O mais interessante é que isso não chega a grande mídia.

      Teve um episódio absurdo ano passado:
      Acharam um helicóptero do aecio neves tomado de cocaina, em uma fazenda sei lá onde.

      Abafaram a notícia de tal forma, que do dia para noite sumiu o helicóptero, as drogas e até as manchetes.

      Na mesma época, vazou que existia um processo tramitando com denúncias de deavio de milhões da área de saúde, na gestão dele em minas. As notícias desapareceram tb.

      O Aecio é metido em muita coisa errada.

      Excluir
    7. O brasileiro nunca foi politizado. Mas sendo politizado, ele é radical. Não sabe divergir.

      Excluir
    8. "Mas o problema que não houve ganhos para a classe mais rica" - Anônimo 14:47.

      "Nunca antes nesse país os banqueiros lucraram tanto" - Lula.

      Excluir
    9. Banqueiro é um milionário. Tem meia dúzia deles no país.

      Classe mais rica, estamos falando da classe A e B. Estes são os revoltados da paulista e os reaças ou coxinhas.

      Excluir
    10. Perfeito! Agora, pq a mídia faz isso? Será que ela ganha mais dinheiro com o PSDB do que com o PT? A questão é financeira pq, como toda empresa, os meios de comunicação pensam com o bolso!

      "...As pessoas acham que a corrupção e a crise estão associadas exclusivamente ao PT.
      Oq não é o caso, pq isso é um problema brasileiro, não de partidos específicos.
      Mas há uma clara posição da mídia de reforçar este imaginário..."

      Excluir
    11. Sai daê com essa mentira repetida mil vezes. É fácil tirar as pessoas da pobreza por decreto, inventando a classe média de R$ 300...

      Excluir
  12. Chamar o Jean Wyllys de corpo estranho te ajuda a manter a sua coluna na Folha? vc está denegrindo o cidadão. totalmente imparcial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, você sabe o significado da palavra "imparcial"? Dá uma googlada aê.

      Excluir
    2. "Denegrir" não é uma palavra racista, pelos conceitos da galerinha descoladona que curte Jean?

      Excluir
  13. Legaliza a maconha Jean. pq se vc não fizer, ninguém vai fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahahahah. Reclamam da caretice com relação as drogas, mas chamam quem defende a aprovação do consumo e a descriminalização de "corpo estranho". Só colunista da Folha mesmo. Hipocrisia.

      Excluir
    2. Hahaha, mais um semi-letrado que não sabe o significado das palavras e expressões. Alguém tem saco para explicar ao anônimo acima que "corpo estranho" não é um termo pejorativo? Porque eu não tenho.

      Excluir
    3. Tony concordo com vc, mas corpo estranho ficou ambíguo, assim como o seu texto. Vc não deixa muito claro se gosta do JW ou não. Parece que vc quer agradar a todo mundo ou não se jogar na fogueira da elite que vai te queimar até vc virar pó caso vc diga que reconhece valores no deputado JW.

      Excluir
    4. Ambíguo de cu é rola. "Corpo estranho" quer dizer apenas que se trata de alguém que não combina com seu entorno. Pode ser uma pessoa boa no meio de muitas más, por exemplo.

      E onde que eu não deixei claro que eu gosto do Jean? Você leu o texto com atenção? Leu até o fim? Reapreou que a última frase é "eu gostei do que vi"?

      Se ainda ficou na dúvida, dá um search em "Jean Wyllys" aí do lado e veja que eu o defendo em muitos posts, apensar de nem sempre estar alinhado 100% com ele.

      Em outras palavras: sim, eu gosto do Jean.

      Excluir
    5. Olhe a massa de comentários posítivos ao Jean. Quem hj vai meter o dedo na cara do cunha, do feliciano e do bolsonaro? Ninguém! Pq o JW trabalha temas super importantes pro desenvolvimento intelectual e cultural do país mas que o brasileiro nao tá pronto pra lidar. Como maioridade penal, sexualidade e drogas. Acho essencial a presença dele no congresso senão ninguem vai falar disso e tudo sera sempre engavetado.

      Excluir
    6. Não tem massa positiva porra nenhuma. Tem 2 pessoas teclando o dia todo, tentando repelir a ojeriza geral que Jean causa.

      Excluir
    7. Se tem duas pessoas eu nao sei, mas ele foi eleito o melhor deputado de 2015 pelo Congresso em Foco. Melhor não confundir JW com ojeriza contra o PT.

      Excluir
  14. Jean prega apenas pra convertidos, e se comporta de maneira tão histérica e vitimista que só me causa vergonha absoluta de ser gay. Como cereja do bolo, fala rápido demais, se pretendendo intelectual e eloquente, mas apenas causando ainda mais vergonha com sua filosofia MPB. Honestamente como prefiro não ter representante algum no CN a ter Jean Wyllis. E podem vir defendê-lo, asseclas de cargo comissionado. Seus dias de mamata logo acabarão, pois vocês não conseguem conquistar voto, só afastar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para uma bicha mal resolvida do Leblon ter um protagonista de Alagoinha deve ser a morte.

      Excluir
    2. Quem vai entrar então? Desculpem, mas eu nao vivo num país onde o presidente é o Aécio e os amiguinhos dele como Ronaldinho, Luciano Huck, Angélica, Alvarinho, Ana Paula Junqueira, etc...rodam pelo planalto.

      Excluir
    3. Ele quer um gay macho alpha defendendo os direitos eles no congresso. Um Bolssonaro gay. Essa galerinha de camarote de SP não curte gay de esquerda com cara de militante defendendo os direitos deles.

      Excluir
    4. "Anônimo16 de janeiro de 2016 11:32

      Para uma bicha mal resolvida do Leblon ter um protagonista de Alagoinha deve ser a morte."

      Olhaí o vitimismo. Estou no interior do Nordeste. E agora?

      Além disso, que me conste é justamente o pessoal prafrentex descoladão I love Marcelo Freixo dos sacos brilhantes de lixo do Leblon que vota no Jean. Ou seja, você nem sabe do que fala rs.

      Excluir
    5. Lamento, mas bicha mal resolvida existe em todos lugares.

      Excluir
    6. Todos sabem como se tratam alguém do interior do Nordeste.

      Excluir
  15. Willys é figura medíocre. A turma LGBT brasileira é uma piada (sem graça). E os comentários, indigentes. Paisinho triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi tudo. Vc é daquelas de tatuagem tribal, que peida arroz com frango e batata doce misturado com whey, esteriotipada até na camiseta ES collection, boné Papa Party. Ainda está tentando o black mas não conseguiu depois de 8 anos de tentativas frustradas...quem será a mediocre aqui?

      Excluir
    2. Ela tá tentando o camarote vipado mas tb não deu pra ela! rsrsrs

      Excluir
    3. E vc 14:38, ou eh Mae Dinah ou eh soh recalcada mesmo, cuspindo preconceito e rotulando gente que nunca viu na vida. Fodona vc, uau!

      Excluir
  16. Lógico q nem me dei ao trabalho de ler tanta baboseira.Quanta falta de pinto prá chupar...

    ResponderExcluir
  17. A Dilma é honesta sim. E é linha dura, por isso tb tem esta guerra. Ela não negocia, como o Lula.

    Eu tenho certo apreço pela figura da Dilma. E muito respeito.
    E acho que o PT errou em algumas coisas, mas ainda é melhor que a direita.

    Essa coisa de religião é uma questão séria que o Brasil terá que vencer. É muita alienação.

    Eles tem um mecanismo incrível de convencimento. Dão um lugar social de importância para pessoas que não se viam alimentadas narcisticamente. Uma doideira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você acha então de Dilma ter dito em campanha que era católica, que era devota de Nossa Senhora De Uma Forma Geral e que era contra o aborto?

      Excluir
  18. Acho fofo que pros gays aqui não gostar do político Jean significa que se é um imbecil de direita.
    Que bom que pra vcs a histeria que ele chama de fazer política os representa.
    A mim, acho somente alguém patético e equivocado enganando vcs e comemorando com champanhe francesa às suas custas e rindo de vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é ainda pior que isso. Ele se leva a sério.

      Excluir
    2. Que eu saiba qualquer pessoa pode tomar uma champagne (não precisa falar francesa pq toda champagne é francesa) . Pq ser de esquerda significa renegar certos prazeres? Que ignorância. As pessoas misturam tudo. Errado é vc comprar a champagne com dinheiro público como faz o PT, o PSDB e o PMDB.

      Excluir
  19. Tony, odeio o PT e acho que ele deve ser punido. Odeio o PSDB mas tenho medo deles nao serem punidos. O problema é que os anos estão passando e os desvios oriundos das privatizações de FHC, do mensalao tucano em MG e da reeleição do FHC vão caducar.
    Se não forçarmos a mídia a cobrar de ambos o PSDB e o PT, o dinheiro não voltará aos cofres públicos.
    A filha do Serra era a responsável por lavar todo o dinheiro de propina das privatizações.
    Caso o deputado Jean Wyllys esteja lendo esse post, espero que ele faça algo nesse sentido, de não deixar caducar esses crimes pq será muito desapontante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk como se esse deputado se importasse muito com algo além do socialismo caviar.

      Excluir
  20. Essas posições políticas se confundem com a sua posição social e a sua aceitação dentro do seu grupo. Generalizando:
    Ser de esquerda significa ser pobre, excluido da turma do instagram, intelectual feio e chato. Não ter fé em deus.
    Ser de direita significa ser bem sucedido e incluído na turma de alto potencial da empresa, ter "bons e belos" amigos, ter acesso a privilégios e ser responsável por fazer esse país crescer.
    Ser Jean Wyllys é ser mais progressista.
    As gays piram pq ficam confusas entre garantir o lugar no camarote e a posição social ou ser justo e distribuir renda diretamente aos pobres via bolsa familia, já que alimentação e saúde são temas prioritários num país como Brasil.
    Tome seu lado.

    ResponderExcluir
  21. Ótimo texto. Apesar do Jean ser um péssimo político ainda é o único assumido defendendo os direitos lgbt.
    Era mais do que esperado essa chuva de críticas à viagem dele, impressionante como a esquerda demoniza Israel sem mesmo conhecer. Não importa que seja o único país do OM respeitando minorias, é alinhado com os EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só a esquerda demoniza Israel. O mundo inteiro odeia Israel. A população mundial odeia israel. Pq estamos falando de esquerda?

      Excluir
  22. Esse lixo do Imbecyllys nunca vai me representar e/ou levar um voto meu.
    Sou políticamente muito ativo e bem informado pra cair nesse engano.

    ResponderExcluir
  23. Eu já sei oque esses caras que criticam o JW querem.
    (Mas isso é um problema deles)

    ResponderExcluir