sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

LUZ NA SACRISTIA


"Spotlight" não tem firula. Nenhum rodopio de câmera, nenhum truque de edição, nenhuma imagem impactante. A trilha sonora é discreta e a fotografia é quase lavada. Predominam o cinza, o bege, o preto e o branco. O filme inteiro parece, na verdade, um episódio especial de alguma série de TV - daquela época em que série de TV ainda não era a coisa mais cool do universo. Aliás, "Spotlight" não faz a menor força para ser cool. Como diretor, Tom McCarthy é o contrário de Alejandro González Iñárritu; como roteirista, é o anti-Tarantino. Seu longa é mais do que quadrado, é cúbico. Mas é um cubo perfeito, e um digno recipiente do próximo Oscar. A trama não para um segundo, como uma locomotiva correndo nos trilhos. O elenco está majestoso: a imprensa tem falado mais de Mark Ruffalo e Michael Keaton, mas o melhor de todos é mesmo Stanley Tucci, um ator que merecia ser muito mais premiado do que é. E o assunto continua pertinente, mesmo em tempos de papa Francisco. Ou principalmente em tempos de papa Francisco. Um grupo de jornalistas investiga alguns casos de pedofilia em Boston pouco mais de uma década atrás, e acaba descobrindo - of course - que não são poucos nem isolados. Na verdade, não só o Vaticano sabia de tudo o tempo todo, como meio que todo mundo era cúmplice. Numa cidade de maioria católica, quase todo mundo mesmo. Eu, que já reneguei o catolicismo há tempos, saí do cinema ainda mais convencido da podridão da Igreja. Bom cinema serve para isto: primeiro te distrai por duas horas, depois te deixa pensando pelo resto da vida.

14 comentários:

  1. O thomas mcCarthy tem chances de ganhar direção? estou acreditando que eles vão dar para o ridley scott

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Acho que Tom McCarthy será indicado, mas Ridley Scott - um nome muito mais importante para a história do cinema - será o premiado.

      Excluir
  2. Eu quero a Regina casé indicada ao oscar de melhor atriz e q no discurso de agradecimento ela faça uma homenagem a globo e ao Arlindo Cruz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era pra ser engraçado? quem saiu perdendo em não indicar "que horas ela volta?" foram eles. essa parte da academia responsável por escolher os filmes estrangeiros é uma grande bosta. depois de ter vazado que "son of saul" teve que ser salvo pelo comitê executivo, não levo mais a sério essas escolhas de filme em língua estrangeira.




      Excluir
    2. Diferentona.
      Mesaria da votação na Academia de Hollywood
      Cinéfila patriota
      Revoltada com as estadunidense
      Habitué do Esquenta
      Paladina do PAC das doméstica
      Faxineira do tapete vermelho

      Excluir
    3. amiga, esse meme é tão semana passada

      Excluir
    4. Apresenta o dessa semana pra gente, coolzona das 10:14...

      Excluir
  3. E o golpe de mudar a data do post para parecer que posta todos os dias sempre. Menas

    ResponderExcluir
  4. Pensei que vc fosse dizer algo tambem sobre a atuacao da rachel mcadams, a atriz do filme que simplesmente moldou o carater de todas nos bichas de 25-30 anos: mean girls. Parece que ela vingou ne, a carreira dela inclui varios filmes oscarizaveis. Ja lindsay lohan...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que Rachel McAdams não me moldou. Eu já tinha 72 anos quando vi "Mean Girls".

      Excluir
    2. Deixa de ser mentiroso que nessa epoca vc tinha no maximo uns 60. Hahaha! :p

      Excluir
  5. nuss, arrazô na tagline

    entretém pos 2 hrs e te deixa pensando p resto da vida

    vc dá pra redator ... ok, brinqs!

    ResponderExcluir
  6. Realmente...Stanley está excepcional.

    ResponderExcluir