sábado, 16 de janeiro de 2016

A BOLHA DA VEZ


"A Grande Aposta" surgiu meio que de repente como um forte candidato ao Oscar. O filme não constava em nenhuma lista de prognósticos até sua estreia nos EUA em dezembro. De lá para cá, vem colecionando elogios e indicações. Teve gente dizendo até que era um "Lobo de Wall Street" melhorado. Discordo: a influência de Martin Scorsese é nítida, do tema bem masculino à montagem frenética e descoladex. Mas falta uma certa dimensão humana, talvez pelo roteiro ter sido baseado num livro de não-ficção. A trama acompanha um grupo de investidores (nem todos conectados entre si) que começou a desconfiar que algo ia mal no mercado financeiro, bem antes do crack de 2008. Os caras tentam avisar as autoridades competentes, e ninguém os ouve; resolvem, então, lucrar com a crise. O desfecho não é uma surpresa, pois fala de fatos históricos e recentes. E nenhum personagem cativa a simpatia do espectador, por mais que se esforcem ao expressar dilemas morais. Christian Bale de fato está bem, embora beirando o over. Onde Steve Carell se joga com tudo: ele parecer interpretar o Michael Scott de "The Office" interpretando seu papel no filme. Melhores estão Brad Pitt, discreto e lindo mesmo com o rosto oculto por barba e óculos, e Ryan Gosling, que parece ter se divertido muito em todas as suas cenas. "A Grande Aposta" não deixa de ser militante e traz uma mensagem que não foi bem captada até hoje. Mas não é isso tudo: no quesito filme-testosterona-contra-o-sistema, "Spotlight" ainda é o melhor desta safra.

6 comentários:

  1. No fim do ano passado tinha muita gente apostando a mãe na vitória de Carol como melhor filme, e acabou nem entrando na categoria de melhor filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disappointed but not surprised, Carol é um filme muito feminino. O diretor propositalmente tirou todo pov masculino, diferente de outros filmes lgbt que já foram indicados. Como que os membros da academia, maioria homens de meia idade e ht iriam simpatizar com a história?

      Excluir
  2. Abandonei o cinema americano, meu bom gosto não permite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio?
      Exclusivíssima
      A Prometida de Fellini
      Sacerdotisa da 7a Arte
      Icone maximo do cinema iraniano
      Rainha vanguardista do cinema mudo

      Excluir
  3. Ui! Diferentona anti-ianque...

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do filme e concordo que não tem o peso de "Spotlight". Pra quem se interessa pelo tema é imperdível. Como retrato do que é o sistema financeiro "A Grande Aposta" funciona muito melhor que "Lobo de Wall Street", que era centrado em apenas um personagem. A forma que encontraram pra explicar aos leigos os termos técnicos foi um acerto e rendem alguns dos momentos mais divertidos.

    ResponderExcluir