terça-feira, 8 de dezembro de 2015

VERBA VOLANT, SCRIPTA MANENT

Que em latim castiço quer dizer: "vou colocar na tua bunda". Ah, e quer saber? Dilma merece. Como diz um outro provérbio, este espanhol, "cría cuervos que te sacan los ojos". Michel Temer não é José de Alencar. Não é um velhinho bonachão, vindo de um partido pequeno, muito mais preocupado em se tratar de um câncer terminal do que em ocupar a presidência. Temer é um político profissional, coisa que Dilma nunca foi e nunca será. Tem séculos de experiência, circula por todos os lados, está firme e forte, e ainda por cima é casado com uma belíssima modelo-e-atriz. Tudo o que lhe falta é a faixa verde-e-amarela, e agora ela parece ao seu alcance. Mas Dilma e seu entorno sempre o trataram como se ele não fosse também o presidente do maior partido do Brasil, capaz de lhes puxar o tapete a qualquer momento. Tem um lado meu que pensa, "bem feito". Tem outro que está com medo. Essa carta-bomba pode ser o começo do fim deste ciclo do PT no poder, mas nada garante que vem aí um governo melhor. E junto virá um clima de insatisfação, de acusações de golpe, e mais divisões entre nós. Continuo contra o impeachment, mas quero que Dilma saia. E Cunha. E Renan. E, sim, Temer. E que não assuma o Aécio, que se mostrou despreparadíssimo para o cargo. Mas, e aí? Quem tem envergadura para um desafio desses? Tempus fugit.

69 comentários:

  1. ..."político profissional...circula por todos os meios... casado com uma..... ARGH, isso só desqualifica Temer como homem público capaz. Aliás nunca foi, nem nunca será capaz de vencer uma eleição majoritária.

    ResponderExcluir
  2. " E que não assuma o Aécio, que se mostrou despreparadíssimo para o cargo. " E quando é que esse parasita se mostrou preparado pra algum cargo? Aliás, quando é que ele trabalhou na vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço a mesma pergunta sobre Lula.

      Excluir
  3. A verdade é que este desgoverno e a mamulenga mor conduzida e manipulada pelo demônio de nove dedos estão com os dias contados, aguardem.

    ResponderExcluir
  4. ES UM GOLPE DE ESTADO INSTITUCIONAL.SE NO EXISTE UN SISTEMA PARLAMENTARISTA, TENDRAN QUE ESPERAR EL FIN DEL MANDATO.LA EXTREMA DERECHA ESTA ESPERANDO PARA ASUMIR. TEMER YA FORMANDO EL NUEVO MINISTERIO. EN FIN, NO VEO NINGUNA RAZON JURIDICA PARA LA CONTINUACION DEL JUICIO POLITICO.
    COMO SERA VOTADO POR AMBAS CAMARAS, LA POLITICARIA SE IMPONDRA SOBRE EL ESTADO DE DERECHO.
    ESPERAMOS QUE EL BUEN SENTIDO PROSPERE.
    BARI MITRE. LA NACION. BUENOS AIRES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram preteridos na Argentina e agora querem dar pitaco em nossa política para manter em pé a última pilastra que sustenta a quadrilha do Foro.

      Perdeu, hermano!

      Excluir
    2. Parabéns aos Argentinos que através do voto e maturidade souberam tirar esta cara de pau da Cristina do poder, a limpeza já foi feita lá agora será no Brasil de outra forma, pois não dá mais para aturarmos este desgoverno que está levando o País a falência total!!!!

      Excluir
    3. Limpeza ? esse aprendeu direitinho as licoes de Goebbels e McArthur...

      Excluir
  5. Cría Cuervos... tá na minha lista de filmes pra assistir faz tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso filme, e com uma das minhas músicas pop brega favoritas, "Por qué te vas", da francesa Jeanette.

      Excluir
  6. Mais infantil que a carta do Temer, é o post do blogueiro. Tony, eu esperava mais da senhora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta aí a seção de comentários para comportar a sua opinião cativa, querido anônimo. Essa ideia de que só vale ler e escutar opinião com a qual já concordamos é, em parte, o que leva a essa situação de que o povo nem sabe conversar na internet.

      Excluir
  7. Consternado com aqueles que defendem a sujeira do Temer e Cunha para barrar toda sujeira do PT. Todo o conteúdo dessa carta demonstra uma pessoa sem caráter, um oportunista. E não vai aqui nenhuma atenuante a quem seja Dilma ou o destino que ela possa merecer. Quem tem que definir esse destino é a população brasileira nas ruas. A sensação que eu tenho é dos ratos abandonando o navio. Depois da carta e do pedido de impeachment, tudo o que eu quero é que a Dilma continue. Pelo menos consigo sobreviver com o mínimo de dignidade por conta da crise econômica que só piora. Não tem Messias que vai tirar o país do buraco. Então que fique ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até quando o PMDB rompeu com o PSDB em 2002, já prevendo a vitória do Lula, o final foi mais digno.

      Excluir
    2. Ja a Dilma desfilar com o Temer de vice por todos estes anos nao foi oportunismo, ne? Pois agora tomou naquela bunda gorda, sim.

      Excluir
    3. Esse movimento só existe porque representa a vontade da população. Um presidente com 93% de reprovação popular é insustentável. As pessoas não precisam sofrer quatro anos, só porque foram enganadas durante a campanha.

      Excluir
    4. Anon 13:21
      Vc jura que nessa altura do campeonato vc ainda acha que tudo que está acontecendo é por conta da vontade da população? O Eduardo Cunha pensou nada nada nele quando pediu o impeachment. Imagina, ele só pensa no bem do país! Rsrsrs
      Essa é outra daquelas que a gente esbarra na TW nos sábados.

      Excluir
    5. "As pessoas não precisam sofrer quatro anos, só porque foram enganadas durante a campanha."

      Alguém que pensa.

      Excluir
    6. Pessoa das 17:22, acho que você não entendeu minha colocação. Não disse que Cunha e demais parlamentares estão defendendo a vontade do povo, mas que estão usando a vontade do povo para defender seus próprios interesses, capiche?

      Excluir
  8. "Vc me pede na carta que eu desapareça, que eu nunca mais te procure pra sempre te esqueça...Posso fazer sua vontade atender seu pedido..."

    Oh Tony, para que tá feio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grosseria que o anonimato permite sempre me choca...

      Excluir
  9. Caro blogueiro, vc não leu hoje na internet que a carta do temer virou outra palhaçada assim como o impeachment do cunha? Vc não anda acertando uma cara. O povo não se rendeu a um chantagista. Pq vai agora se render a um traidor? Se liga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês leram o post até o fim? Não, né?

      Excluir
    2. Tony, o seu post soa como de alguém que quer a qualquer custo e motivo tirar a presidente. Vc diz que é contra o impeachment mas pediu inocentemente um "Recall" popular num post ontem. Qual o próximo motivo vc vai apoiar? o fato dela não ter carisma, não ter um bom discurso e se enrolar na frente das câmeras e microfones. Mais antipática e sem graça que a Angela Merkel é impossível, mas isso não a desabilita como política.

      Excluir
    3. Não, se eu quisesse tirar a Dilma a qualquer custo eu apoiaria o impeachment. Não apoio. Isso não quer dizer que eu não ache que ela é um desastre como presidente. Péssima economista, terrível articuladora... já viu a bagunça que ela fez no Itamaraty? Nossa política externa nunca esteve tão maltratada. Não é nada pessoal: aposto que ela deve ser um bom papo, pois é uma mulher culta e de personalidade forte. Mas nunca, jamais, deveria ter sido presidente. Fora Dilma, fora Cunha, fora Temer, fora Alckmin, fora Lula, fora Aécio, e por aí vai.

      Excluir
    4. Com tanto "fora", Tony logo será eleitor do PSTU (risos)

      Excluir
    5. Mulher culta que não sabe elaborar uma frase que faça sentido. Por favor né... Dilma é um engodo. A "personalidade forte" são apenas chiliques para espantar os que questionam suas limitações, por medo que todos descubram a pessoa medíocre que ela é. Totalmente despreparada para o cargo que ocupa.

      Excluir
    6. Concordo integralmente com o Anônimo das 14:03. E Tony, sério que com todas as asneiras que ela fala, você a considera CULTA?

      Excluir
    7. Dilma não é mesmo das mais articuladas. Mas fiquei com boa vontade para com ela quando ela fez uma escala em Atenas, a caminho da China, e fez questão de visitar o Museu da Acrópole. Minha boa vontade aumentou ainda mais quando soube que ela é fã de "Game of Thrones".

      Excluir
  10. De repente todo mundo se esqueceu que Temer foi eleito na mesma chapa de Dilma com o mesmo número de votos. Votou na Dilma, votou no Temer. Não adianta chorar AGORA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o famoso voto crítico, os iluminados lacram 13 mostrando a linguinha pro Temer.

      Excluir
  11. Essa história tem mais twists e ganchos que qualquer série americana!
    Mas acho que o PMDB está saindo da sombra do PT e do PSDB só pra também levar chumbo grosso, fazendo a crise avançar ainda mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PMDB declarou hoje que a carta foi uma decisão do Temer e não representa a decisão do partido. O partido já percebeu que fizeram mais uma besteira e caiu fora. O PMDB do Rio já havia se colocado contra o impeachment antes do episódio da carta inclusive.

      Excluir
  12. Desculpe, mas pior que Dilma só Eduardo Cunha ou Bolsonaro na presidência. Temer é sensato, Aécio agregador e ambos tem apoio do mercado. Ambos tem defeitos graves, mas diga uma qualidade de Dilma, umazinha só. Ninguém gosta dela, nem o PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Risos. Temer é sensato depois de uma carta ridícula dessas? Aécio é agregador depois de tomar um chute na bunda em Minas Gerais e perder pra Dilma mesmo em BH onde nasceu?
      O problema é que na ansiedade de tirarem a Dilma do governo, muitos fazem uma série de atos desastrados como a parada "mico" na Paulista, o impeachment chantagem do Dudu Cunha e a carta infantil do Temer. Esses atos só fortalecem a presidente.
      Encontra-se milhares de motivos para tirar a Dilma que só a fazem mais forte. Pedaladas fiscais virou outra piada. Até FHC fazia.
      É preciso encontrar: contas no exterior, esquema de corrupção, PROVAS de formação de quadrilha, etc...CADÊ essas provas??? Não gosto do PT não mas não aguento vocês bando de ignorantes participando e defendendo um circo besta que só serve pra encher o bolso da mídia de dinheiro enquanto vocês penam na crise e na inflação que só pioram quanto mais tentam tirar a Dilma do Planalto.

      Excluir
    2. Carta ridícula? Foi um dos melhores trunfos políticos dos últimos anos: cirúrgico, preciso e na hora certa. Gostem ou não de Temer e do PMDB, esses caras sabem, para o bem e para o mal, fazer política.

      Provas contra a quadrilha petista? Leia o as publicações do STF durante o mensalão. Está tudo lá, antes mesmo do Petrolão, BNDES, bancos públicos, fundos de pensão, Odebrecht, etc etc etc

      Para petista, enrustido ou fora do armário, apena digo: chora mais!

      Excluir
    3. Polícia Ideológica8 de dezembro de 2015 17:41

      Mais para o mal, querido. o PMDB, acredite se quiser, é mais retrógrado que o PSDB, mais interessado no poder pelo poder, mais corrupto e mais neoliberal. Das doações de mineradoras na campanha eleitoral, quase todos os partidos foram beneficiados, mas o que mais recebeu doações foi o PMDB. Aliás quase metade do montante total do dinheiro doado por mineradoras a partidos.

      Excluir
    4. Bem, o anon 17:17 eh a prova da estupidez. Típico intelectual de internet: " cirúrgico"? ....menas bee.
      Sim, contra o PT tem provas de sobra. Mas contra a Dilma? O nome dela foi citado em alguma delaçao, processo, etc...? Não! Nao sou fã dela não mas nem por isso vou me tornar um demente cego pra tirá-la do poder a qualquer preço. Se futuramente entrar o Aecio, por exemplo, vai ser a mesma novela por que foi aberto um precedente, entendeu?. E dele, acredite, vao achar muita coisa. Aquele helicoptero eu nao esqueci.

      Excluir
    5. Para começar, "neoliberal", meu caro, é pecha inventada pela esquerda para desqualificar a direita representada por Thatcher e Reagan na década de 1980. Só existe liberalismo, algo que o PMDB não representa e jamais representará.

      Quanto ao PMDB ser um péssimo partido, nenhuma entidade que tenha se aliado ao PT já mostra a que veio.

      Neste momento, ironia das ironias, até Temer representa algo ""melhor"" quando consideramos o que aí está.

      Excluir
    6. anonimo 18:29 - Dilma cometeu CRIME FISCAL (vulgo pedaladas) em seu mandato passado. Tem que desenhar para você entender?

      Juro que fico sem entender um comentário como o seu. Seria burrice, ou falta de caráter?

      Excluir
    7. Anonimo 01;10. Entao tem que expedir mandato de prisao para todos os presidente e ex-presidentes, governadores e ex-governadores, prefeitos e ex-prefeitos, nos ultimos 20 anos. Isso eh pratica fiscal no Brasil. Tem que desenhar? Ta na midia esse assunto uns 3 meses e vc nao entendeu ainda.

      Excluir
    8. Polícia Ideológica9 de dezembro de 2015 08:54

      Claro que o PMDB é mais neoliberal que o PSDB. Já leu o programa ao que o Temer se referiu na bendita carta dele, o "Uma Ponte para o Futuro"? Lá tem planos para reformar (só deixar migalhas) da previdência social e para flexibilizar (mandar para o espaço) os programas sociais de transferência de renda. Ou seja, mais neoliberal que o reizinho de MG.

      Excluir
    9. A "carta ridícula" é um rompimento extra oficial de Temer com Dilma. Acho que você não tem acompanhado muito bem o noticiário. O planalto estava constrangendo o Temer para se posicionar contra o processo de impeachment. A resposta foi "a carta ridícula". A mesma que está sendo considerada a principal razão para a queda do líder do PMDB na Câmara, aliado de Dilma. A carta também foi o estopim para a primeira derrota do Planalto nesse processo, quando já considerava ter uma chapa pró-governo, o jogo virou e o governo perdeu feio. Como bem disse o Josias hoje, o PMDB não é um partido para amadores.

      Excluir
    10. Se alguém praticou crime e não foi punido, quer dizer que fica todo mundo liberado a praticar o mesmo crime? Melhorem e esqueçam esse argumento.

      Excluir
    11. Ainda aguardando alguém capaz de citar uma qualidade de Dilma...

      Excluir
    12. Dilma não tem qualidades. Aliás, sua qualidade maior foi não ter contra si acusações ou provas de ter cometido crimes de responsabilidade, apesar de grandes nomes de seu partido o terem (inclusive alguns já sentenciados e presos).

      Já Cunha, Temmer e Rennan? Me diga uma qualidade deles? (Além de terem se aliado ao PT por 13 anos)

      Excluir
    13. Dilma já era criminosa na adolescência, amore. E não ser criminoso não é qualidade. Cunha e Renan não estão em pauta, devem cair em breve inclusive. Temer não é flor que se cheire, mas é discreto, articulador, tem habilidade para falar e fazer política, atributos básicos de um presidente, das quais Dilma passa longe. Faria um governo menos pior que Dilma. Acho até que Tiririca faria um governo melhor que Dilma.

      Excluir
    14. Criminosa era a ditadura (ditabranda diria vc?) contra a qual Dilma lutou. É fácil vc, hoje vivendo numa democracia (fraca que seja) vir julgar alguém que viveu numa época em que falar mal do governo autoritário era tido como crime passível de espancamento e sequestro pela polícia.

      Governo sem legitimidade, que silencia dissidências e ganha apoio da população por meio da ameaça física e da violência deve sempre ser combatido, e fazê-lo não é crime. É responsabilidade.

      E antes que vc venha dizer "mas e a Venezuela?". A Venezuela inclusive! Acho até tarde que o Maduro tenha tido a derrota que teve. Todos os mandantes autoritários, da direita à esquerda, merecem a queda.

      Excluir
    15. Fazer parte de quadrilha armada que assalta banco é ser criminosa, fazer parte de um governo que barganha e compra apoio no congresso também, fazer parte, como ministra de minas e energia e membro do conselho administrativo da Petrobrás do maior esquema de desvios de recursos públicos da história também é ser criminosa, fazer parte de um projeto de poder que distribui bilhões em propina, ser eleita e reeleita com esses recursos é ser criminosa, fraude fiscal para enganar a população para ser reeleita também é ser criminosa. Claro, que para vocês, os fins justificam os meios. Só que o fim, nesse caso, é apenas um projeto criminoso de poder que usa esse discurso populista ultrapassado de esquerda para assaltar o país (dessa vez sem armas de fogo) e distribuir bilhões entre os amigos e familiares do partido dos trabalhadores que nunca trabalharam na vida.

      Excluir
  13. Polícia Ideológica8 de dezembro de 2015 13:24

    Ahhh Brasil! Não tem Tolkien, não tem Orwell, não tem Martin que iguale os roteiros improváveis e dramáticos de sua política estabanada e violenta.

    Meu sonho é que alguém escreva um livro à la Soumission ambientado no Brasil, mas como religião reinante o cristianismo evangélico de Malafaya, KKKunha e Felix-anus. Não faço porque não sou bom contador de histórias. Mas ta aí a dica para algum aspirante a escritor.

    ResponderExcluir
  14. Todos os livros dele antes dele ser presidente da Câmara são respeitados no meio jurídico. Tudo que veio depois é lixo.

    ResponderExcluir
  15. já tem tem gente dizendo que o lula está por trás disso conspirando contra a dilma

    ResponderExcluir
  16. Tony, na boa, mas agora vc se superou. Que falta de tato na análise desse evento. Isso foi um tiro no pé do Michel, a porra da Dilma se fortaleceu com essa carta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUEHUEHUE deve ser o mesmo que defendeu a tese do "ganha ganha" com o processo de impeachment. Os desespero petista para inventar uma narrativa que os favoreça já beira o ridículo.

      Excluir
  17. Dilma nunca foi política, tentou governar sozinha, cacoete de ex-militante que não sabe o que é uma democracia, não respeita. Temer rompeu com o governo e deu o passo pra assumir a presidência, não é uma questão de SE mas quando isso acontecerá.

    Adoro pensar que o Temer assiste "House of Cards", impossível não lembrar da carta do Underwood rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a pergunta no ar, será que o Temer se inspirou na série?? É muita coincidência!

      Excluir
  18. ai ai aiaiaaai. esta chegando a horaaaa? o impeachment ta na porta, meu bem, é tempo de dilmaa irembora.

    ResponderExcluir
  19. É o famoso "chutar cachorro morto". Aí é mole.

    ResponderExcluir
  20. Gente, mimimichel temer. Achei uó, fake no ultimo. Obvio q ele vazou o doc. Só q, pra mim, pareceu tao riduculo e patetico. Meio "olhe pra mim, tb sou importante, viu?".

    ResponderExcluir
  21. Dilma voce me traiu com outros... mi mi mi... ja dizia fernando pessoa "cartas de amor sao ridiculas".
    Fato: temos o pior parlamento em seculos
    Querem melhorar a qualidade e representatividade do nosso congresso ?
    Dicas
    - negros, votem em candidatos negros
    - mulheres votem nas candidatas
    - gays, votem em candidatos homossexuais
    - se voce nao for empresario, nao vote em candidatos burgueses, ele vai legislar em proveito proprio e vai tirar seus direitos
    - e jamais, jamais vote em candidatos evangelicos, mesmo se voce for crente. A bancada evangelica he a mais corrupta e nociva ao estado de direito.
    Abs

    ResponderExcluir
  22. caro blogueiro, nao vai falar sobre a tentativa do PSDB e do PMDB de fazerem voto secreto para o impeachment da Dilma? Os eleitores do PSDB e cia (Aecinho, Alckimin, Serra, FHC) são a favor do voto secreto na câmara? Pq? São capazes de passar por cima de valores mínimos como ter direito de saber como políticos estão votando para justificar a saida da Dilma? Vamos todos mostrar o quanto somos mau caráter e oportunistas e aceitamos propostas sujas quando nossos interesses são garantidos? Não é desse péssimo comportamento que temos de berço o motivo de tanta corrupção? Vcs burgueses e classe média topariam um novo pacto social? Apenas lembrando que vcs vão perder dinheiro e privilégios, mas a discussão e baderna toda vão acabar com certeza. Vcs vão sentir menos ódio pelos pobres e pelos políticos que vcs produziram...ou mais...não sabemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro petista, o que impressiona é a sua ética seletiva, que só serve para defender os interesses de sua presidanta. O voto secreto foi necessário porque o governo barganhou e comprou apoio de parte do congresso. Em secreto, os ratos vendidos puderam votar como preferem e não de acordo com o que a sua presidanta lhes pagou. Essa quadrilha que usa os pobres para assaltar o país, tornar amigos e familiares milionários da noite para o dia está por um triz. Vão ter que trabalhar, coisa que nunca fizeram na vida.

      Excluir
    2. "O governo dos pobres" está a 13 anos no poder e os pobres continuam pobres, os sem teto continuam sem teto, os sem terra continuam sem teto, os banqueiros e empreiteiros lucrando como nunca antes na história deste país. Que coisa não...

      Excluir
    3. Seus deputados quebraram urnas e agrediram parlamentares durante a votação, polícia teve que intervir. Muito democrático.

      "Apenas lembrando que vcs vão perder dinheiro e privilégios" ódio de classe detected. Mais um que caiu nesse rico x pobre que o Lula criou pra manipular a população ruminante.

      Excluir
    4. Interessante ver a a Maria do Rosário, que "luta tanto" contra a agressão às mulheres, estapeando deputados.

      Excluir
    5. É a esquerda instrumentalizando uma causa. Deputada feminista agride seus colegas de plenário, jornalista governista (Emir Sader) faz comentário machista sobre a futura primeira-dama, jornalista (Eduardo Guimarães) e ativista LGBT chama o Ney Matogrosso de "bicha velha" por criticar o governo, Eliane Brum (jornalista) combate racismo mas não consegue esconder o próprio, professor feminista (Idelber Avelar) responde processo por assédio sexual, etc...

      Não defendeu Dilmae e cia, não merece respeito.

      Excluir
  23. O mio babbino caro
    Let it be

    ResponderExcluir