segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

MINI-FESTAÇÃO

Ontem à tarde fui a um cinema na Paulista, e na volta, a caminho do metrô, tive que atravessar um quarteirão abarrotado de gente. Era o "Esquenta do Impeachment", que teve apenas um quinto dos participantes da primeira manifestação do gênero, no longínquo mês de março. Por que minguou tanto a adesão? Afinal, pesquisas indicam que a maioria da população apoia a abertura do processo de impeachment. Como esta já ocorreu, teria esvaziado o ímpeto dos protestos. Sair à rua para pedir algo que já está em andamento? Faz um certo sentido, mas acho que não é só isso. Acredito que finalmente caiu a ficha para os mal-informados: se a Dilma sair, quem assume não é o Aécio. É Temer e o PMDB, que inclui Eduardo Cunha. O presidente da Câmara não engana mais ninguém, tanto que dessa vez não vi faixas o apoiando. Talvez tenha por aí mais gente como eu: contra a Dilma, mas não exatamente a favor do impeachment. Ô tempinho complicado.

21 comentários:

  1. Alguém me explica porque os minifestantes levaram um pato inflável pra rua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um protesto contra a criação de novos impostos.

      No inflável está escrito "Não Vou Pagar o Pato".

      Excluir
    2. Tony, convém dar nome aos bois também. Ou neste caso, aos patos, já que essa campanha "Não vou pagar ..." é ação do Skaff, presidente do Sesi, e apoiador contumaz do Cunha.

      Excluir
  2. Se a Dilma sair, a Inês Brasil assume?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera. Ela seria bem melhor que o Temmer.

      Excluir
  3. A desculpa de que ontem foi um "esquenta" mostra o quanto são ridículos os grupos que movimentam essas manifestações. Mais quente do que a situação está é impossível. Não precisa de esquenta.

    Boa parte da população já entendeu que a manifestação acontece mesmo pelas redes. Mas, o grande responsável pela derrota de ontem, foram os grupos que organizam as manifestações como o Revoltados On Line, o Vai pra Rua, etc... e são parte significativa do movimento e responsáveis pelo mico.

    Assim como em 2013 os black blocs e o protagonismo que eles receberam na narrativa afastaram um monte de gente das ruas, Bolsonaro, Alexandre Frota e cia. fizeram o favor de esvaziar o movimento de agora. Pode chorar o quanto quiser dizendo que eles não representam o todo mas quem vai participar de um evento onde uma criatura como Alexandre Frota é colocado como líder revolucionário e político?

    E os atos toscos como a ala coreografada, as placas ignorantes, a "elite branca" e os coxinhas...Muito complicado alguém levar isso a sério. Só sendo tão tosco quanto eles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Some a sua lista, o patinho e as contas bancárias que os grupos e manifestantes (pessoa física) distribuem pela rede. Nova profissão surgiu, a de Manifestante Profissional. Ou seja, manifestação ilegítima por mais que a população queira o impeachment.
      A revolta dos estudantes deixou ainda mais clara esta questão pois serviu como exemplo de reação e manifestação teve 100% de apoio popular e era considerada legitima.

      Excluir
    2. Some também os manifestantes nos shoppings.

      Excluir
    3. Nova profissão surgiu? O PT e o MST pagam "militantes" há ANOS!

      Excluir
    4. Voto em dividir o país. Cada um mora sob a égide do partido que merecer. Os impostos que eu pago vão metade pros pixulecos da companheirada e a outra metade pra bancar vale-esmola e serviço público de quinta pros que sequer pagam impostos. Povão quer cota, quer Fies pra comprar diploma na uniesquina, quer tudo bancado pelo Estado, como se o dinheiro caísse do céu. Mas estudar de verdade, se esforçar, votar direito e pagar imposto certinho ninguém quer. Tenso. Odeio petista como odeio poucas coisas na vida.

      Excluir
    5. A classe artística foi toda cooptada pelo PT, via lei Rouanet (Duvivier antes de receber patrocínio era bem crítico a Dilma). Por isso além dos toscos citados poucos são os artistas relevantes que se manifestam contra o governo. Coincidentemente esse poucos são achincalhados pela esquerda, Ney Matogrosso foi chamado de "bicha velha".

      O PT aparelhou todos os movimentos sociais, Lula é quem pauta as movimentações do MST, CUT e UNE. Se você fosse melhor informado saberia disso, quando o molusco queria o Levy fora do governo mandou seus pelegos perseguirem o ministro. Isso sim é uma quadrilha.

      "E os atos toscos como a ala coreografada, as placas ignorantes, a "elite branca" e os coxinhas" você não tem opinião própria e só repete cartilha dos governistas e esse discurso de ódio que o Lula criou. Rumina mais.

      Excluir
  4. Aliás, alguém viu algum negro nos protestos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha algumas gays AA rodando por lá antes de irem para a pool ou para o Spot.

      Excluir
    2. Vocês só me causam ainda mais asco das cotas.

      Excluir
    3. Aí bateu o recalque e a inveja, né? Tadinhos dos ZZ.

      Excluir
    4. Asco das cotas? Acorda e vê como nós brancos somos minoria em tudo. Do comercial de cerveja aos escritórios de grandes empresas.

      Excluir
    5. Como assim, nós brancos?

      Excluir
  5. É só desilusão mesmo Tony... O povo é mais esperto do que a gente pensa...
    Ninguém em sã consciência imaginava que com a queda do PT, quem assumiria seria o Aécio. Mas, com o passar do tempo, todos entenderam que gastaram seu tempo protestando( já desde 2013) e o infeliz do Cunha só colocou o impeachment pra andar quando foi traído pelo PT. Então, de que adianta?? se no final, eles lá em Brasília fazem o que querem e tão pouco se importando com a "voz das ruas"...
    Fora que o ano de 2015 já acabou, e o de 2016 só começa depois do carnaval...
    Em Março do ano que vem a gente vê se as pessoas vão ter energia de novo pra continuar a dar murro em ponta de faca...
    No mais, acho que 2016 vai continuar tudo igual: o povo fala uma língua, os políticos falam outra língua, ninguém se entende, e, no final das contas, Sérgio Moro é quem vai continuar dando as cartas.

    ResponderExcluir
  6. "Comemorando menos gente nas ruas pedindo impeachment, os governistas agem como torcedores que ficam radiantes porque seu time não perdeu de 7x1, mas de apenas 6x0".

    ResponderExcluir
  7. Tony, vê se vale um comentário...
    http://blogs.odia.ig.com.br/lgbt/2015/12/14/pezao-demite-secretaria-de-assistencia-social-e-direitos-humanos-e-nomeia-pastor-evangelico-para-o-lugar/

    ResponderExcluir
  8. Este País está condenado aguardem 2016 a lambança que vai ser! Duvidam? Não precisar adivinhar tudo que ocorre agora reflexo do ano que vem!

    ResponderExcluir