terça-feira, 29 de dezembro de 2015

MINHAS SÉRIES DE 2015

Já faz alguns anos que as séries de TV se tornaram a melhor manifestação da cultura pop. Melhor que cinema, melhor que música, quase tão bom quanto doce de leite. E hoje em dia não só a oferta é tamanha como também se multiplicaram as maneiras de assistir. Quem tem Netflix ou Now só se entedia se quiser. Tem tanta coisa boa por aí que ficou impossível fazer a lista das dez melhores. Por isto, este ano dividi em duas categorias principais: novos dramas e novas comédias. Mesmo assim não coube tudo, sem falar nas séries antigas. Ainda bem.

MELHOR DRAMA NOVO

1) SENSE8, Netflix
Os irmãos Warchavski só têm feito bombas no cinema, mas cometeram na TV a série mais moderninha do ano. Visual arrebatador, personagens transgressores e a melhor cena de sexo grupal não-explícita de todos os tempos. Um épico.

2) NARCOS, Netflix
Chega de debater o sotaque do Wagner Moura. Ele está mesmo soberbo, e foi indicado ao Globo de Ouro. O diretor José Padilha também é digno do nosso orgulho patriótico. Mas acho que só há assunto para mais uma temporada.

3) BETTER CALL SAUL, Netflix
A "prequel" de "Breaking Bad" ainda não incendiou o mundo como sua antecessora, mas calma. Walter White também só pegou lá pelo final do segundo ano. E Saul Goodman/Jimmy McGill é um personagem tnao complexo quanto.

4) HOW TO GEAT AWAY WITH MURDER, Sony/Netflix
A rara série da TV aberta americana que não trata o espectador como um deficiente mental. Viola Davis tem aqui a grande chance que o cinema lhe negou.

5) ISABEL, RAINHA DE CASTELA, + Globosat
Um "Game of Thrones" da vida real, sem dragões mas com muita intriga. Talvez um pouco de intriga demais: são tantas reviravoltas que a trama quase não avança. Mas é um sinal inequívoco de que se fazem boas séries fora dos EUA.

MELHOR COMÉDIA NOVA

1) TRANSPARENT, Amazon
Talvez o melhor que a TV ofereceu este ano, em qualquer gênero e língua. O pai trans é só a ponta de lança de uma família complexa e altamente erotizada. Melhor texto, melhor direção, melhores atores, melhor tudo. Roube se precisar.

2) MASTER OF NONE, Netflix
Aziz Ansari lançou a versão pós-moderna de "Seinfeld": multiétnica, polisexual, conectada. Mas a ansiedade continua a mesma, se não pior. Terá vida longa.

3) UNBREAKABLE KIMMY SCHMIDT, Netflix
Nem tudo funciona na nova série criada por Tina Fey. O negão viado, por exemplo, não tem a menor graça. Mas quando é bom, é muito bom.

4) GRACE AND FRANKIE, Netflix
Dados os talentos envolvidos (Marta Kauffman, Jane Fonda, Lily Tomlin), eu até esperava mais desse "Friends" da terceira idade. Mas quando elas acertam...

5) CLUB DE CUERVOS, Netflix
Uma produção mexicana com muito sexo, drogas e mariachis. Ah, sim, e futebol. Muito mais cáustica do que qualquer sitcom brasileira da atualidade.

MELHORES SÉRIES ANTIGAS
1) GAME OF THRONES, HBO
2) VEEP, HBO
3) PENNY DREADFUL, HBO
4) HOUSE OF CARDS, Netflix
5) ORANGE IS THE NEW BLACK, Netflix


Melhor Antologia: BLACK MIRROR, Netflix

Melhor Minissérie: WOLF HALL, Netflix

Melhor Comeback: THE COMEBACK, HBO

20 comentários:

  1. discordo que os wachowskis só fazem bomba no cinema. acho os dois os cineastas mas subestimados do cinema atual

    ResponderExcluir
  2. Senti falta de algumas séries dessa tua lista

    Antigas: Rectify, The Leftovers, Fargo e Getting on

    Novas: American Crime, UnReal e MR. Robot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem série demais no mundo! Já assisto a muitas, não dou conta de tudo.

      Excluir
  3. Nada nacional? Pelo menos um programa?

    ResponderExcluir
  4. Não consegui gostar de Sense8... Me sinto culpado por isso!

    Viola Davis, Julianne Moore e Cate Blanchett são as rainhas do universo, podem descansar um pouco Meryl Streep e Glen Close!

    Procurei assistir Isabel, por causa do seu Post, mas não consegui gostar, fiquei com a impressão de que estava assistindo a um episódio da novela Que Rei Sou Eu?

    Justamente o que mais me divertiu em Kimmy Schmidt foi o negão viado e sem noção(o capítulo do não sei que lá noir foi a coisa mais ridícula e divertida que assisti na TV esse ano) e a patroa também sem noção de Kimmy!

    Transparent é realmente sensacional e o ator principal está soberbo!

    Acho injusto que só as meninas fiquem com a glória em Grace e Frankie, os meninos estão sensacionais e divertidos como o casal gay!

    Nem uma menção honrosa a Looking. RIP Looking!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Looking" acabou no exato momento em que estava ficando bom. Mas vem aí um filme que vai amarrar as pontas soltas.

      Excluir
  5. Eu gosto da serie The Affair e gostei da miniserie Flesh and Bone, sobre ballet.

    ResponderExcluir
  6. Ja falei uma vez: a melhor serie original do Netflix eh "Bloodline". Assista.:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Vi só o primeiro episódio e não fui fisgado. Preciso dar outra chance à série.

      Excluir
  7. Não consegui tolerar Sense8. Modorrento, raso e pretensioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei uma bobagem que junta elementos que agradam a critica e os moderninhos e faz uma salada nonsense no pior sentido da expressão. É a eterna reciclagem da fantasia da era de aquários proletariada em que as pessoas de bem se unirão para combater o mal corporativo.

      Excluir
    2. Não importa. Tem uma orgia pansexual, people!

      Excluir
  8. Quedê Downton Abbey?????
    HEREGE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi nada de "Downton Abbey" em 2015. Assisti a toda a 5a. temporada ainda em 2014, e não consegui por as mãos na 6a. Vou ter que ver quando estrear na Globosat, em janeiro.

      Excluir
  9. Vejo sua lista e só enxergo uma coisa: VIOLA DAVIS, VIOLA DAVIS, VIOLA DAVIS, VIOLA DAVIS, VIOLA DAVIS, VIOLA DAVIS, VIOLA DAVIS, VIOLA DAVIS...

    ResponderExcluir
  10. Ver a fortíssima interpretação de Viola Davis em "How To Get Away With Murder" foi meu achado do ano. Entretanto assumo que esse ano foi muito corrido e não tive a oportunidade de ver tv como queria. Destaco o importante discurso que Viola fez no Emmy. Um verdadeiro tapa na cara da elite televisionada. E olha, fiquei prestando atenção em alguns rostos enquanto a Viola discursava e foi perceptível o incômodo de muita gente. Sinal de que a Viola conseguiu adentrar no vespeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma recomendativa.

      Excluir
    2. Depois que vcs aprenderam a palavra elite, parece que a vida de vcs tomou algum sentido e propósito.
      Fico feliz por vcs.

      Excluir
    3. Aprenda uma coisa, não é só esquerda que utiliza a palavra elite. Eu não sou de esquerda e a utilizo. Me referi a elite da TV. Uma elite específica. Existem várias elites. São heterogêneas. Mas com algo em comum, possuem domínio sobre determinada área. Entendeu ?

      Excluir