sábado, 12 de dezembro de 2015

FORA DILMA, FORA IMPEACHMENT

Uns amigos me chamaram para a manifestação pelo "impítima", que acontece amanhã a duas quadras da minha casa. Eu disse que dessa vez não vou, nem para observar. Ninguém entendeu: "ué, mas você não era contra a Dilma?". Sou, cada vez mais. A presidente não para de me surpreender com suas burradas, uma mais catastrófica do que a outra. Agora sabemos como seria o Brasil governado por Brizola, sem o charme e o veneno do velho caudilho gaúcho (Dilma foi anos do PDT antes de mudar para o PT). Mas o processo de impeachment está cada vez mais se empesteando com o fedor de uma conspiração do PMDB, agora totalmente respaldada pelos frouxos do PSDB. Os tucanos me decepcionaram muito este ano: votaram contra medidas que eles mesmos haviam aprovado antes, e se mostraram oportunistas e desonestos. Já o PMDB nunca me enganou. Eu só não sabia que a merda era ainda maior do que eu pensava. Se chegarem ao poder desse jeito, o Brasil não vai se unir como na era Itamar, muito pelo contrário. A cizânia vai continuar pelo menos até 2018, veja só que perspectiva adorável. Por outro lado, iria ser ótimo se Dilma caísse fora logo. Apesar de eleita democraticamente, ela não vai se segurar se a situação piorar ainda mais. Nenhum presidente cai se o governo estiver bem, por maiores que sejam as maracutaias cometidas: foi o que aconteceu com Lula na época do mensalão. Havia razões de sobra para acusá-lo de crime de responsabilidade, mas a economia crescia e o povo o adorava. Agora é o inverso, mas ainda assim estou tendo arrepios por causa das sombras à espreita. Sou contra Dilma e contra o impeachment, mas acho que vou aderir à campanha "vem, meteoro".

34 comentários:

  1. E quais foram as medidas que vc afirma que o psdb mudou de opiniao depois de ja ter aprovado? No fim das contas, PT e PSDB sao uma bosta so e sempre foram, corrupcao come solta dentro de ambos partidos e quem diz o contrario esta sendo apenas ignorante e elitista.

    ResponderExcluir
  2. Ainda com a diferença de que o Petrolao e seus bilhoes de preju equivale a mais de 360 mensaloes. Gostaria que ela renunciasse (ingenuamente) ou que a Genro emplacasse essa ideia de eleição geral em 2016. Dai poderiamos dar o tal do recall neste governo tão defeituoso e sem valiosas peças que compramos.

    ResponderExcluir
  3. O impeachment não é solução, mas também não é o problema.
    Dilma fez por merecer o impeachment, e ser contra a punição dela só porque os outros são tão ruins quanto ela é um "argumento" muito usado por petistas desesperados( coisa que eu sei que vc não é).
    Leia o pedido jurídico que embasa o impeachment e você vai ver que tanto faz o que vem depois do governo Dilma e tanto faz se o PMDB ou PSDB não prestam.
    Ela cometeu atos gravíssimos que, independente de qualquer outra coisa, merecem punição.
    Se é necessária uma crise econômica profunda pra isso ser viável politicamente, paciência.
    Não deixa de ser merecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que atos gravíssimos a presidente cometeu Bruno? Por favor liste os crimes embasados na Constituição e códigos do direito brasileiro e internacional. Não vale falar que ela é incompetente etc etc...
      Se vc tivesse o poder de substituir a Dilma por qualquer outro político, quem ele(a) seria?
      Obrigado pelas respostas.

      Excluir
    2. Bruno, como vc se sente sabendo que o blogueiro abandonou a sua ideologia simplista e não vai as ruas amanhã?
      Vc acha que abrir uma crise econômica sem precedentes se necessário para castigar a Dilma, como vc diz, lançando milhões de pessoas na pobreza (o que não será o seu caso com certeza) é a solução?
      Qtos anos vc tem?

      Excluir
    3. Atos gravíssimos que são fundamento para impeachment segundo a Constituição Federal em três palavras e uma preposição: crime de responsabilidade fiscal.

      Excluir
    4. Os crimes imputados a Dilma são de natureza técnica, contra a probidade e as finanças públicas, questões distantes do dia a dia das pessoas(inclusive do meu dia a dia), e talvez por isso muita gente não tenha percebido a gravidade da situação. Mas, certamente sentiram no bolso em forma de inflação e desemprego.
      Dilma usou os bancos públicos, utilizando-os para fazer pagamentos vedados e, o que é pior, não contabilizando os valores devidos- e ter lucros eleitorais com essa omissão.
      Além disso, ela( e o seu vice) publicaram decretos abrindo créditos suplementares não autorizados pelo Congresso Nacional –ou seja, dando dinheiro para diversos órgãos, quando já se sabiam do rombo nas contas públicas. E o fizeram para manter, no ano eleitoral, a aparência de que o Governo Federal tinha as contas em ordem, o que já descobrimos que é mentira.
      Por quem substituir o PT? Olha, vai entrar o PMDB, temos que nos acostumar com essa ideia(o povo votou neles também).
      Talvez o TSE casse o mandato do Temer, e aí poderíamos ter novas eleições(se isso ocorrer nos dois primeiros anos do mandato 2015/2018). E aí, o povo que escolha outro ou outra.
      Mas, com as leis e a Constituição que aí estão, nada vai mudar. Cada um que assumir vai ter que ser cassado ou “impichado” se cometer crimes como o PT.
      Deixar pra lá porque não temos alternativa melhor é o pior dos mundos.

      A lei do Impeachment( Lei 1.079/50) prevê os crimes da Dilma:

      Art. 9º São crimes de responsabilidade contra a probidade na administração:
      3- "Não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados, quando manifesta em delitos funcionais ou na prática de atos contrários à Constituição- A Presidenta, que fez a sua carreira pública no governo federal no setor de minas e energia, tinha obrigação de afastar imediatamente os envolvidos na Lava-Jato que trabalhavam na Petrobrás. Ela não só não fez isso, como ainda defendeu publicamente durante a campanha de 2014 que a Petrobrás era uma companhia saudável, o que causou prejuízos a milhões de brasileiros, inclusive de camadas trabalhadoras, que investiram o FGTS em ações da Petrobrás.

      7- “Proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo.- Por diversas vezes a Presidenta fez isso no exercício das suas funções: mentiu à nação pois sabia que as contas públicas estavam deficitárias, o que ela trabalhava para esconder de forma a enganar os eleitores. Tudo foi revelado por ela própria em 2015, depois das eleições, mas sob o título ridículo de “crise internacional se aprofundou”.
      Art. 10. São crimes de responsabilidade contra a lei orçamentária:
      6-) "Ordenar ou autorizar a abertura de crédito em desacordo com os limites estabelecidos pelo Senado Federal, sem fundamento na lei orçamentária ou na de crédito adicional ou com inobservância da prescrição legal."

      7-)"Deixar de promover ou de ordenar na forma da lei o cancelamento, a amortização ou a constituição de reserva para anular os efeitos de operação de crédito realizada com inobservância de limite, condição ou montante estabelecido em lei."

      8-)"Deixar de promover ou de ordenar a liquidação integral de operação de crédito por antecipação de receita orçamentária, inclusive os respectivos juros e demais encargos, até o encerramento do exercício financeiro."

      9-)"Ordenar ou autorizar, em desacordo com a lei, a realização de operação de crédito com qualquer um dos demais entes da Federação, inclusive suas entidades da administração indireta, ainda que na forma de novação, refinanciamento ou postergação de dívida contraída anteriormente."

      Art. 11. São crimes contra a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos:
      3-) "Contrair empréstimo, emitir moeda corrente ou apólices, ou efetuar operação de crédito sem autorização legal."

      Excluir
    5. Bruno, as pedaladas fiscais foram feitas em todos os governos desde Collor até Dilma passando por FHC. Tb são realizados nos estados e municípios. Então será preciso abrir precedente para impeachment em quase 100% das prefeituras e estados..E bla bla bla.
      Mas vc não respondeu a minha pergunta, quem seria na sua opinião a pessoa ideal que deveria ser o presidente do Brasil? Pode ser qualquer pessoa dentro do cenário político/econômico/ social brasileiro. Não vale falar mãe pai, tios, etc...Obrigado.

      Excluir
    6. Bruno, o blogueiro é muito sensível e está se sentindo o pior dos mortais, deveras abalado com a realidade da política brasileira.
      Sugiro que ele tire umas férias, até o impeachment da anta, e você o substitua nesse período. Quando a Dilma embarcar para Havana, nós estaremos morrendo de saudades do nosso guru cultural e ele então voltará em alto estilo.

      Excluir
    7. O único partido que tem chamado a minha atenção positivamente é o Partido Novo. Não conheço as pessoas envolvidas, mas as ideias olham pro futuro sem desconsiderar as conquistas sociais que já temos. Então, até que pareça algum escândalo envolvendo eles, acho que eu votaria neles.

      Excluir
    8. Bruno, então quer dizer q caso a Dilma saia, vc com o poder de escolher um novo presidente, não teria ninguém para repô-la? Qualquer país precisa de um presidente, Primeiro Ministro, ditador, etc....
      Vc ainda não respondeu a questão. Vc vai tirar a Dilma, mas como fica o seu país? No partido Novo, teria alguem? Deve ter não?
      Seria interessante ter a sua sugestao de um nome. Obrigado

      Excluir
    9. Se pedalada fiscal for motivo para "i'm peach mint" ... FHC nao teria durado nem o primeiro ano de seu primeiro mandatp.. Mas vc he seletiva neh Bruninha ?

      Excluir
    10. Anônimo forçando a barra, se achando esperto. Quer que Bruno diga um nome, para que imediatamente possa desqualificá-lo. Mas Bruno já deixou claro: não importa quem venha. Cometeu crime, tem que ser responsabilizado. Já fizeram no passado? Que sejam responsabilizados no que ainda for possível. Além disso, um crime nunca justifica o outro. Povo acha que crime é só matar e roubar. Esquece que as pedaladas da Dilma resultaram em inflação, desemprego e recessão.

      Excluir
  4. ELIANA PITTMAN MISTURA DE CARIMBÓ
    VAMOS CANTAR GENTE!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cheguei a conclusão e tem tempo que o povo não manda em nada neste Brasil,manda quem está no poder e ela vai cair pela arrogância dela como foi o Collor e pelas burradas.

    ResponderExcluir
  6. Eu prefiro que o TSE casse a chapa Dilma-Temer e que venham novas eleições, em que os ganhadores saibam administrar e os perdedores saibam fiscalizar e, sobretudo, perder. Está o claro o movimento na América Latina de tirar a esquerda do poder, mas aqui se repetirá o Paraguai: na base do golpe. Sempre detonamos a Venezuela, e até lá a direita teve a hombridade de ganhar no voto. O mesmo na Argentina.

    Pedaladas fiscais, cometidas por FHC e Lula, não foram motivos de golpe, e olha que a crise no segundo mandato do tucano estava terrível. Por que os conceitos mudam ao sabor de nossas paixões e fissuras?

    Por mais que este desgoverno atual esteja podre, é cenário de pesadelo imaginar um day after ao impitimã com PMDB e PSDB, ambos golpistas, de mãos dadas, e os movimentos sociais no colo do PT (o golpista de 1999-2002) incendiando o país. E ainda tem o Cunha de vice...

    Meldells, tenha misericórdia do Brasil!

    ResponderExcluir
  7. "Os tucanos me decepcionaram muito este ano: votaram contra medidas que eles mesmos haviam aprovado antes, e se mostraram oportunistas e desonestos"... para agravar a crise econômica e encontrar um atalho para voltar ao poder, já que não conseguiram ganhar no voto.

    Os tucanalhas e os petralhas mostram que no Brasil não existe ideologia política. O que existe é o que a Mística dos X-Men, Marina Silva (que muda de pele ao sabor das circunstâncias), bem imortalizou no maldito pleito de 2014: A FOME DO PODER PELO PODER.

    E o povo que se dane no meio dessa batalha.

    ResponderExcluir
  8. Tony, quem seria na sua opinião o presidente ideal para o Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe presidente "ideal". Existe o menos ruim, ou o mais indicado para aquele momento. FHC foi este cara em seu primeiro mandato, Lula também o foi algumas vezes. Alguém que consegue fazer a coisa certa com o apoio da maioria do país.

      Hoje o buraco é tão fundo que não vejo ninguém capaz de tapá-lo. Pelo menos, não de uma só vez. Muita gente em falado em Ciro Gomes, que voltou a frequentar o noticiário. Eu prefiro a Marina, mas claro que o lado religioso dela me incomoda muito.

      Tem horas que eu acho que o melhor teria sido Eduardo Campos...

      Excluir
    2. Há bons nomes. Senador Reguffe, por exemplo.

      Excluir
  9. Arregão, não vai porque sabe que não terá glamour e será ridicularizada a manifestação, considerada de uma minoria cafona. Se fosse um mega evento com milhões, rapidinho mudava esse discurso todo cheio de desculpas e ia pra rua "lutar junto".
    Me poupe. Politização gourmet. Só vai onde pega bem pra imagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um engano ai. Politização gourmet é ir para a rua no #lutarjunto #deusnocomando . A manifestação é de uma minoria cafona mesmo.
      Politizar uma nação é bem mais complexo que bater panelas.

      Excluir
    2. Vc deve achar que comentar em blog é ser evoluído politicamente.
      Coitado...
      Reclama das panelas e faz....NADA pelo país. Ou vai que faz, vai que aplaude a corja no poder.

      Excluir
  10. O mio babbino caro
    O circo dos horrores percorre as ruas das cidades. A celebridade Bolsonaro é a estrela da festa.

    ResponderExcluir
  11. Com o apoio do PSDB e o PMDB unificado depois da queda do Picciani dificilmente ela se salva do impeachment. O governo dela acabou, mesmo que permaneça no cargo, não conseguirá aprovar nada.
    Por mais que não goste do Termer, não votei nele pra vice, é preciso pragmatismo e reconhecer que ele tem mais condições políticas de ocupar o cargo, ou alguém quer mais três anos do que vem sendo feito(ou não) pelo PT.

    ResponderExcluir
  12. Ja tem um ano que o segundo mandato esta sendo sistematicamente SABOTADO pela oposicao, crentalhada e baixo clero... o maior prejudicado nessa sabotagem nao he a Dilma e sim o Brasil. Nao vai haver impeachment, sob pena de virarmos uma republica de bananas e jogarmos o pais num estado de sitio.. Acho que o pais esta muito radicalizado nao pelo governo ou crise economica (ja estivemos MUITO piores no governo FHC), porque a radicalizacao he patrocinada por gente que esta mais preocupada com interesses financeiros que com os interesses da sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Fora Dilma
    Trump presidente já!

    ResponderExcluir
  14. Uma utopia: que algum dia algum petista responda qualquer questão que seja SEM comparar com o PSDB.

    ResponderExcluir
  15. e a bicha que matou outra depois de uma noitada de drogas na tw ??

    ResponderExcluir