segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

AMADURECEU

Era óbvio que o chavismo ia perder essa eleição. Nenhum governo responsável por uma redução de 10% do PIB ou por uma inflação por volta dos 200% consegue vencer nas urnas. A dúvida era se a oposição ia mesmo levar. O governo da Venezuela redesenhou o mapa eleitoral para dar vantagem à situação, abusou de seu controle da mídia e fez terrorismo psicológico para evitar a derrota. O presidente Nicolás Maduro chegou a prometer resistência armada caso fosse derrotado. Mas nada disso aconteceu, ainda bem. Não só a vitória da MUD foi arrasadora (pelo menos 99 das 167 cadeiras do parlamento, e provavelmente mais) como o regime reconheceu de imediato a derrota. Vai ver que ficaram com medo do Macri, hahaha, que ameçou suspender a Venezuela do Mercosul. Agora estou curioso para ver o que acontece: a oposição dominará apenas a Assembleia Nacional. Todas as demais instiancias do governo, inclusive o Judiciário, continuam em mãos chavistas. Mas o desastre econômico é de tal ordem que pode ser que agora só dê para melhorar. Sempre tive medo do contágio: muitos setores do PT adorariam fazer por aqui o que Chávez fez por lá, jogando ainda mais um segmento da sociedade contra o outro. Estive em Carcas pela última vez há quase seis anos, e o caos já era aparente. Até que demorou para chegar essa derrota. Ainda bem que Maduro deu sinal de estar, hmm, mais maduro, e quem sabe se agora abra para o diálogo. Este é mais um largo passo rumo ao fim do ciclo da esquerda populista e incompetente na América do Sul. Agora só falta...

(Este artigo do site Opera Mundi explica como o chavismo bagunçou as finanças venezuelana. É tendencioso - o autor acredita na tese da "guerra econômica" propalada pelos seguidores do Comandante - mas deixa claros os erros da esquerda no poder. Inclusive no Brasil.)

15 comentários:

  1. "muitos setores do PT adorariam fazer por aqui o que Chávez fez por lá, jogando ainda mais um segmento da sociedade contra o outro"
    Acho que o PT é um partido falido. Tb acho que falta pulso para Dilma governar.
    Mas dizer que jogar setores da sociedade é exclusivo do PT como vc diz acima, ou é ingênuo ou tendencioso.
    Qual partido no Brasil não faz o mesmo?
    Não esqueço quando Aécio perdeu e os sábios paulistas foram furiosamente contra o Nordeste, com mensagens racistas horríveis. Muitos reclamavam que não conseguiam mais pedreiros por conta da alta do salário dos mesmos ou que não tinham empregadas por que elas podiam pedir bolsa-família e assistência social.

    ResponderExcluir
  2. Ué, mas lá não era uma Ditadura? (risos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gata, as ditaduras terminam quando o cofre esvazia, é já um clássico. A democracia na Venezuela vai voltar porque ditadura cria miséria e depois não se sustenta na miséria. Vai a falência. Vide o PT que tentou muito ser uma ditadura aos moldes de lá e....quebrou o país.

      Excluir
  3. Como Tony não tem nada de ingênuo (Graças!!!) só pode ser tendencioso mesmo. Não reconhecer os ganhos para o povo com o PT e nem as mazelas da oposição, como um psicopata na presidencia da Câmara para dizer pouco, coloca em risco nossa democracia reconquistada a duras penas. E olha que a ALGBT está com Dilma.

    ResponderExcluir
  4. Tem que ser muito burro pra ser de direita, desigualdade social bate records, viva os sangue sugas!

    ResponderExcluir
  5. A limpeza começou pela Argentina e agora Venezuela e a próxima será no Brasil, amém!

    ResponderExcluir
  6. Vai lutando contra a esquerda estilo PSOL... E vai dando afago em gente como Eduardo Cunha... É isso que o Tony Goes gosta? Eduardo Cunha, Aécio, Agripino? Isso é política boa? AFFFF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não tem vindo muito aqui no meu blog, certo? Se viesse mais amiúde, saberia que não há ninguém nesse país que eu odeie mais que Eduardo Cunha. Nunca o afaguei, porque esse cara nunca me enganou.

      Excluir
  7. Como se a única alternativa a PT e a roubalhagem fosse Cunha e Aécio.
    É isso que os ladrões do pt querem nos convencer.

    ResponderExcluir
  8. Oráculo Tony (neste eu confio), o que você acha da carta mágoa de cabocla do vice Temer à presidenta?
    http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/12/leia-integra-da-carta-enviada-pelo-vice-michel-temer-dilma.html
    Merece um post, né não?

    ResponderExcluir
  9. Espero que a tendência chegue mais que depressa no Brasil. A esquerda populista funciona igual à máfia, não vê diferença entre o bem público e o governismo (aparelham o estado) beneficiando os seus, não respeitam as instituições democráticas, retaliam a imprensa e quanto mais à esquerda o governo de um país menos respeitam os direitos humanos.

    Lembrando que a esquerda brasileira que considera o impeachment golpe sempre apoiou o Maduro, Chaves e cia, como levar essa gente a sério.

    ResponderExcluir
  10. Oposição da Venezuela elege primeira deputada trans do continente http://www.out.com/news-opinion/2015/12/07/venezuela-elects-first-transgender-congresswoman-continent

    ResponderExcluir
  11. O mio babbino caro
    Nunca havia reparado que o Maduro dá até um caldinho.

    ResponderExcluir