quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A EXECUÇÃO DA REFÉM

Eu estava preparando um post chamado "Mar de Bosta". Já tinha até encontrado uma montagem da Dilma soterrada na lama, perfeita para ilustrá-lo. Achava que os três deputados do PT na Comissão de Ética seguiriam a orientação do Planalto e de Lula e votariam contra a abertura do processo de cassação de Eduardo Cunha. Seria o fim simbólico do atual governo. Ao autorizar a roubalheira de Cunha para se manter no poder, Dilma estaria se tornando automaticamente uma ex-presidente em exercício. Além de já ser péssima governante, ela perderia de uma vez por todas qualquer resquício de honradez. Tornaria-se cúmplice irrevocável dos malfeitos da Lava-Jato. Fora que ninguém cede só uma vez a um chantagista: empoderado, Cunha exigiria cada vez mais de sua refém. Mas algo mudou de ontem para hoje. As pesquisas de opinião e as redes sociais mostraram ao PT que o custo político seria alto demais. O partido preferiu salvar o que sobrou de sua imagem, e jogou Dilma no mar. Os três deputados sinalizaram que votariam a favor da abertura do processo de cassação de Eduardo Cunha. A sessão de hoje da Comissão de Ética nem chegou a se realizar, e o país achou que viveria em suspense até terça que vem. Mas, vendo seu apoio minguar, Cunha queimou seu último cartucho. Deflagrou o impeachment. O presidente da Câmara acha que, com isto, recupera parte de sua popularidade, que escoava pelo ralo. Mas ele também matou sua refém, o que lhe pode ser fatal. Agora vai levar chumbo. Que se explodam todos.

49 comentários:

  1. Vai sobrar pra quem estará no raio de destruição dessa explosão geral: o povo.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente as coisas vão começar a andar. Para onde, não se sabe. Mas vão andar. Não sou petista e muito menos fã da Dilma, mas sinceramente gostaria que ela terminasse o mandato (e tivesse uma chance de tentar consertar o que fez). Quanto ao Cunha, agora falta pouco GLÓRIA A JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou petista, MAS.
      Não sou racista, MAS.
      Não sou homofóbico, MAS.

      Excluir
    2. "mas" é uma conjunção adversativa. De acordo com o seu raciocínio infantil, a palavra precisaria ser abolida da língua. Menas, amiga.

      Excluir
    3. Entendidos, entenderam.

      Excluir
  3. Se não me engano, faz dois dias que as projeções econômicas para 2016 pioraram, como se isso fosse possível. Um impeachment da Dilma, agora, faria bem para o PT e para o Lula. Concordo com você quando diz que o partido preferiu jogar a presidenta ao mar. Houve pressão externa e, por mais que a Dilma seja burra, sua burrice não iria tão longe a ponto de cutucar seu provável carrasco.

    2016 tem tudo para ser um péssimo ano, e toda essa ruindade cairia no colo do Temer ou do PMDB. Se os tucanos lhe derem apoio no novo governo, eles conseguirão bater os recordes negativos de 2002 - o que será munição para o PT em 2018. A memória curta do povo, aliada a campanhas sujas e difamatórias do PT, podem fazer o partido voltar ao poder nas próximas gerais. Como heróis para nos salvar da tragédia que eles mesmos criaram. Lógico, desde que toda a cúpula do partido não seja presa antes de 2018.

    Essa novela vai longe. E, seja qual for o resultado, estamos (mal) fodidos.

    ResponderExcluir
  4. Se Dilma sair, Aécio assume?
    rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tem gente que faz essa pergunta? Nossa!

      Excluir
    2. Acho que ele está sendo irônico...

      Excluir
    3. Sim, eu estava sendo irônico.

      Excluir
  5. Fim da primeira Temporada. Que venha a segunda!

    ResponderExcluir
  6. Tony, na melhor das hipoteses qual dos dois vc acha que cairia primeiro? Existe possibilidade de APENAS o cunha sair e a dilma continuar ate o fim do mandato? Vc nao acha que tirar a dilma agora é contraproducente diante do cenario de crise e instabilidade que vive a politica no país? Qual a dimensao de um eventual impeachment da dilma? Fico meio perdido qdo leio esses assuntos aqui no blog pq so sei o que é senso comum (que os dois tem provas em contra suficientes e que sao altamente passiveis de corrupcao).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo acha que o Tony é oráculo, só pode.

      Se vc quer saber mais do que apenas o que é senso comum, então se informe, use mídia alternativa, vá aos sites da mídia tradicional, siga gente variada no twitter, leia posts de deputados do governo e da oposição. Internet ta ai pra isso.

      Excluir
    2. Nao é so por isso, 20:49. Eu faço tdo isso que vce falou pra eu fazer, tenho acesso a varias arrobas da esfera politica no twitter e às manchetes dos principais jornais mas é que eu moro fora do brasil e o jeito que ele escreve me cativa e me aproxima mais do tema. Se ELE se sentir incomodado ou nao gostar, ELE vai responder ou nao. VSF

      Excluir
    3. "Use mídia alternativa" HAHAHAHHAHAHAHaha. O anônimo sabichão consegue serão mais pateta q o anônimo burrinho.

      Excluir
    4. Ele falou para usar a mídia alternativa e a tradicional, ai a pessoa pode seguir sua própria opinião.

      Excluir
    5. "Ainn é que eu moro no exterior...". Menina, eu também já morei e nem por isso fiquei preguiçoso.

      Excluir
    6. Ao anônimo das 19:41: vou soltar um post ainda hoje comentando o que eu acho que pode acontecer. Obrigado pela sua audiência, que é sempre sinal de prestígio!

      Aos demais (que podem ser um só): sim, eu sou um oráculo. Vrá.

      Excluir
    7. Se vc apenas "acha" o que vai acontecer e não tem certeza e acerta com 100% de precisão, então vc, por definição, não é oráculo. Vrá.

      Excluir
    8. Existe o bom senso de que,se vc quer ficar muito bem informado sobre o possível impeachment, aqui neste blog com 10 linhas escritas não há todo o processo e debate que está disponível na internet hoje. Pelo q eu entenda, aqui no Tony é entretenimento como assunto e para o blogueiro e para os anônimos e leitores.

      Excluir
    9. Sou oráculo sim. Sou sim. Vrá. Vrá. Vrá. Buááááá...

      Excluir
    10. Kkkkkkk valeu Tony. Sou o Anon dos oráculos. Gosto muito do seu blog e ainda bem que vc tem senso de humor. O que quis dizer no meu comment é que nenhuma pessoa sensata pode se informar apenas por uma fonte, como o Anon ingênuo do começo parecia querer. Já basta a quantidade de gente presa em suas bolhas ideológicas em que não existe questionamento crítico.. Já viu a seção de comentários do DCM?? É para perder a fé na humanidade. As pessoas deveriam ler de várias fontes, seja a favor do governo, da oposição de esquerda e da oposição de direita.

      Excluir
    11. Ah, mas acho que o tal do anônimo não queria saber tudo por mim. Só queria saber a minha opinião, o que já me deixa muito honrado.

      E o tempo me ensinou a regair com humor aos comentários. Ninguém vem ao blog para se aborrecer, não é mesmo?

      Excluir
    12. Tony, a sua opiniao realmente é importante pra mim, obrigado pelo respaldo. Aprecio bastante o estilo da sua escrita e a forma bem arredondada e minuciosamente polida que representa cada postagem aqui, mesmo que o tema abordado seja chatinho as vezes. Essa capacidade de traduzir qqer coisa em um ponto interessante é o que me faz ter esse blog no topo da aba de meus favoritos do brasil no pc. Aprendo e me inspiro mto vindo aqui. Seus textos do f5 tb sao demais. Queria ser seu amigo de verdade um dia! haha

      Excluir
  7. Sinceramente não consigo olhar para a cara nem ouvir a voz desse crápula, dessa pessoa nefasta chamada Eduardo Cunha.
    Espero que logo ele volte para o reino das trevas e das sombras de onde ele nunca deveria ter saído, e passe a vagar como um pedaço de tábua no mar.

    ResponderExcluir
  8. Preferia que a Dilma seguisse sangrando até 2018. Saindo em 2016, o novo governo (provavelmente Aécio) vai receber uma granada sem pino. Daí o PT vai culpá-lo e Lula voltará em 2018 como salvador da pátria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoas que ainda acham que Lula pode voltar. Que preguiça...

      Lula ta morto, querido. Morto e enterrado.

      Excluir
    2. Essa é grande questão. Até que ponto vai a popularidade de Lula? Hoje as pesquisas mostram que ele não seria eleito. Mas as eleições não seriam hoje. Qualquer governo que assuma num pós-Dilma vai ter enormes dificuldades, porque a economia vai levar tempo para se recuperar. E Lula vai se aproveitar disso para dizer que com ele era tudo lindo e maravilhoso.

      Excluir
  9. O PT jogou Dilma aos leões. Liberou os seus Deputados pra votarem contra Cunha sabendo que, com isso, ele iria abrir o processo de impeachment.
    Me parece que pra o PT era um jogo de ganha-ganha: se o processo de impeachment não for pra frente e Dilma conseguir salvar o mandato, o PT terá se livrado do chantagista-mor da República e o Governo sai fortalecido.
    E se o impeachment chegar à conclusão que todos esperamos, com Dilma se juntando à fila dos desempregados, o PT ganha com o fim de um governo que já agoniza há muito tempo, e que se durar até 2018 vai tornar quase nulas as chances de eles elegerem o novo Presidente.
    Com Dilma fora, o PT poderia arejar a sua imagem e ainda posar de vítima de golpe dos coxinhas.
    Ou seja, o PT continua à frente nesse jogo. Só a Lava Jato pode dar jeito no PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso. Mas Tony acha que Lula orientou os deputados da Comissão de Ética a votar a favor de Cunha hehehehehe. Lula jogou Dilma aos leões em nome da própria tentativa de sobrevivência. Foi uma opção deliberada do PT, e já lia isso desde ontem.

      Excluir
    2. P.S.: Não na mídia alternativa. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

      Excluir
    3. As notícias eram de que Lula estava orientando a bancada a não votar contra Cunha até o dia anterior, terça-feira. Ontem, não duvido nada que o ex-presidente tenha mudado de opinião. Não seria a primeira vez - e provavelmente nem será a última - que Lula abandona um aliado para tentar se salvar.

      Lula não tem nenhuma visão de estado, nenhum plano grandioso, além de poder para si mesmo. Ele certa vez disse que Brizola seria capaz de pisar no pescoço da própria mãe para ser presidente. Lula está se revelando ainda pior.

      Excluir
  10. 1. "Achava que os três deputados do PT na Comissão de Ética seguiriam a orientação do Planalto e de Lula e votariam contra a abertura do processo de cassação de Eduardo Cunha". Errado. A orientação de votar contra o Malvado Favorito veio APENAS no Planalto. Lula orientou justamente o contrário.

    2. Embarcou na onde de Dilma de chamar corrupção e crime de "malfeito"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vide minha resposta a um comentário acima. Lula mudou de ideia quando viu que poderia sobrar para ele. Oh que surpresa tão rude etc. etc.

      Excluir
  11. "Anônimo 2 de dezembro de 2015 21:53
    Preferia que a Dilma seguisse sangrando até 2018. Saindo em 2016, o novo governo (provavelmente Aécio) vai receber uma granada sem pino. Daí o PT vai culpá-lo e Lula voltará em 2018 como salvador da pátria"

    Simplesmente cômico ver que algumas pessoas ainda acham que Aécio Neves assumirá a presidência da República caso Dilma venha a cair...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quirido, se houver novas eleições, nada impede que ele seja eleito.

      Excluir
    2. Impitmã não leva a novas eleições. Quem assume é o vice. Esqueceu do Itamar ou era muito novinha pra lembrar?
      Pare de achar que já estamos em 2018.

      Excluir
    3. Esse processo de impeachment investiga fraudes fiscais e mudanças no orçamento que não passaram pelo Congresso e foram autorizadas (assinadas) por Dilma. Isso é contra lei. Ao contrário do que disse a presidente, não precisa ser ladra para ser impichada. Basta descumprir a lei, o que ela de fato fez. Se condenada nesse processo, o vice assume.

      Porém, existe outra investigação em curso na Operação Lava Jato que apura se o dinheiro desviado da Petrobrás foi utilizado para financiar a campanha presidencial, o que parece óbvio. Nesse caso a chapa é cassada (presidente e vice). O país será governado pelo presidente da Câmara (que em breve acredito que não seja mais Eduardo Cunha) durante três meses, nesse período são convocadas novas eleições. É uma possibilidade real Aécio ou qualquer outro candidato, inclusive Lula ou Marina Silva assumir a presidência antes de 2018.

      Excluir
    4. Só há novas eleições se a cassação da chapa ocorrer antes dos dois anos. Se for depois, um colegiado de parlamentares escolhe o novo presidente.

      As empresas da Lava Jato financiaram o Aécio com qual dinheiro?

      Excluir
    5. Provisoriamente quem assume é o vice mas depois deve haver eleicoes pq a dilma ainda nao chegou a metade do mandato dela. Sendo assim, o aecio teria muitas chances sim de ser o presidente.

      Excluir
  12. O PT preferiu salvar o partido, já que o governo Dilma não tem salvação. Estão de olho em 2018, mas os petistas do governo tentaram barganhar com Cunha até o final. Até pouco antes da entrevista coletiva tinha um deles ali do lado tentando o convencer a não anunciar a abertura do processo.

    ResponderExcluir
  13. Lamento.informar que, mesmo achando a Dilma péssima, ela não será derrotada. Sairá mais forte e como vítima de um dos piores atos condenáveis pela humanidade: a chantagem. Mesmo aos frangálios, o PT ainda tem ampla maioria no congresso para bloquear o processo. A pedalada fiscal é utilizado por vários governos desde Collor, passando por Sarney, FHC, Itamar e Lula.
    Caso a Dilma renuncie ou sofra impeachment, o candidato q terá maior chances de ganhar depois de tanto o PT como o PSDB acabarem com a institucionalizaçao politica do Brasil, será a Marina Silva. Então, queridos paulistas e paulistanos, vcs não verão o PSDB na presidencia como sonharam a vida toda.
    PS.: vcs não são exemplo para o Brasil. Olhem a quantidade de carteiras escolares q estao nas ruas hj sendo emplodidas pelo governo de Geraldo Alckmim retaliando a manifestaçao de estudantes q só cresce....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aécio Neves é mineiro e vive no Rio de Janeiro kkkkk paulistofobia fail kkkk

      Excluir
    2. Qual a relação entre o comentário, o Aécio, o Rio e a "paulistofobia"? Vc frequenta a The Week?

      Excluir
    3. Vou desenhar: O Aécio Neves foi o último candidato do PSDB à presidência, não ganhou por muito pouco. Provavelmente será o próximo, com grandes chances se vencer, segundo pesquisas. Ele é mineiro, vive no Rio e não tem ligação alguma como São Paulo. Enfim, nem deveria argumentar com alguém que acha que Marina Silva é o nome mais forte para sucessão presidencial. Ela está tão apática que poderia ser convidada para participar do quadro "Que fim levou..." de algum programa de Tv.

      Excluir
    4. Essa galera estuda de graça e ainda quer mandar? Eu hein.
      Que nem quem faz faculdade estadual ou federal e depois que se forma nunca mais passa na porta, jamais retribuem por aquilo que ganharam de graça da sociedade.
      É um bando de sanguessuga que se acham credores do mundo.

      Excluir
    5. PT tem ampla maioria no Congresso e Marina Silva será a próxima presidente do Brasil. Sabe tudo de política a pessoa.

      Excluir
  14. É o fim do pt no minúsculo mesmo, a criatura não irá até o fim! Fim patético depois de tanta arrogância!

    ResponderExcluir