segunda-feira, 2 de novembro de 2015

HAKA!

Aqui no Brasil somos treinados a acreditar que o único esporte realmente globalizado é o futebol. Mas quando estive na Europa há algumas semanas fiquei espantado com a mobilização das pessoas em torno da Copa do Mundo de Rúgbi. Até nossos vizinhos argentinos participaram, e chegaram às semi-finais. Azar nosso termos ficado de fora. Perdemos, inclusive, a chance de inventar algo como a haka, a dança de guerra dos maioris que o time da Nova Zelândia faz no começo de cada partida. os "All Blacks" sagraram-se bicampeões na Copa, e comemoraram a vitória com outra haka. Valeu a pena gastar um tempo no treino ensaniando as coreôs: repare na cara de pânico dos australianos diante dessa explosão de testosterona. O mais legal é que, apesar da origem indígena, a haka foi adotada por todas as raças presentes no país. E mais legal ainda foi essa haka dançada ano passado, com os jogadores sem camisa e molhadinhos de chuva.

26 comentários:

  1. ARGENTINA TIENE UNO DE LOS MEJORES TIMES DE RUGBY . FUE 5 VECES CAMPEON DEL MUNDO. NO ENTIENDO LA SORPRESA.
    BARTOLOME MITRE. PERIODISTA. BUENOS AIRES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi sorpresa no es por Argentina. Es por Brasil no hacer parte de esa fiesta.

      Excluir
  2. Os All Blacks sagraram-se TRIcampeões, pela primeira vez na historia das Copas do Mundo de Rugby, um bicampeonato consecutivo. A Copa do Mundo de Rugby só perde em números de audiência para a Copa do Mundo de Futebol e para as Olimpiadas, é o terceiro evento esportivo mais visto e cultuado no planeta. Pesquise sobre os valores do rugby dentro e fora dos campos, o terceiro tempo, como os maiores ídolos machões das seleçoes são engajados com ps direitos dos gays (principalmente os Wallabies) entre outras causas nobres. Não foi a toa que Mandela usou o rugby como uma das armas contra o apartheid na Africa do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o árbitro que apitou a final, e é considerado o melhor árbitro da atualidade, é abertamente gay:
      http://espn.uol.com.br/noticia/553248_juiz-assumiu-homossexualidade-apos-tentativa-de-suicidio-virou-orgulho-gay-e-vai-apitar-final-da-copa-do-mundo-de-rugby

      Excluir
  3. Quase um clipe do Michael Jackson, com duas gangues rivais lutando com danças coreografadas hehehe. They're bad! ;P

    ResponderExcluir
  4. Que dancinha boba, e hoje há uma grande controvérsia em torno desse esporte pois atletas veteranos estão desenvolvendo doenças cerebrais e demência devido as grandes pancadas.

    ResponderExcluir
  5. Os atletas mais gostosos do universo (e caras de bem tb, como falado acima): os rugbiers!!!!

    ResponderExcluir
  6. Fiz parte de um time de rugby nos primeiros anos da faculdade. Apesar de exigir grande preparo físico, trata-se de um dos esportes mais democráticos e apaixonantes que já conheci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apaixonante porquê De Fu? Te abusaram sexualmente no vestiário do rugby também?

      Excluir
    2. Manda nude The Fool

      Excluir
    3. "Abandona esse barco, Tony! Faça a fina e finja que não é com você. Seu talento não merece estar a serviço desse horror."

      Excluir
    4. Anônimo 17:56,

      Eu nunca sofri abuso, my dear! Abuso é quando você é obrigado a fazer algo que você não quer.
      Digamos que sempre fui bastante precoce, if you know what i mean.


      Anônimo 18:09,

      ( ͡° ͜ʖ ͡°)


      Anônimo 20:58,

      ...o horror das teses do beautiful people brasileiro. O mesmo que nos condenou a quatro mandatos do PT.
      (quanto ao talento do Tony, sabemos que é imenso...) ;-)

      Excluir
    5. Não estou crendo que tem comentário falando do PT até em post sobre rugby.

      Excluir
    6. Anônimo 13:47,

      Concordo! Falar sobre abuso, vá lá, mas citar esse partido é mesmo indigesto.

      Em minha defesa, só mencionei o Cérbero da política brasileira porque fui provocado pela transcrição de parte de um comentário que fiz em outro post.

      :*

      Excluir
    7. Uma das tristes coisas destes tristes dias, é vir em um espaço que já foi tão bacana, e encontrar esses obsessivos ideológicos.

      Excluir
    8. Anônimo 17:08,

      "Chola mais!"

      :D

      Excluir
    9. snif snif snif quero "ChRola mais" (jardim)

      Excluir
  7. Gay ao nível supremo!

    ResponderExcluir
  8. Tony, a Seleção Brasileira de Rugby ainda não tem os investimentos e a tradição das demais, mas o pessoal do Brasil faz bonito em campo mesmo com poucos recursos e pouca infra, é de se respeitar. Sempre acompanhei a atuação dos times internacionais (sou torcedor dos All Blacks há muito tempo) mas quando assisti a uma partida do Brasil fiquei orgulhoso com a educação dos caras, todos cantaram o Hino do país em posição de respeito, nada de ficar mascando chiclete ou arrumando o penteado como vemos os craques do futebol fazendo. O respeito pelo árbitro, pelos adversários e pelas regras do esporte foram dignos das grandes seleções. Rugby é acima de tudo Fair Play. O Brasil vai ter uma chance de brilhar no ano que vem, já que depois de muito tempo o esporte volta a ser esporte olímpico e vai ter a sua volta triunfal aqui nas Olimpíadas do Rio.
    Tem um ditado que diz que "Futebol é um esporte de gentlemans jogado por trogloditas e Rugby é um esporte de trogloditas jogado por gentlemans".
    Abraço tony!
    Francisco.

    ResponderExcluir
  9. Acho que só natação pra rivalizar com os corpos dos jogadores de rugby, e claro treinamento funcional >>>>>>>>> bombadinho de academia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá errado, os corpos mais semelhantes aos do rugby são dos polo aquático. Natação deixa corpo magro, polo aquático são todos enormes, parrudos.

      Excluir
    2. Falei do meu gosto pessoal querido

      Excluir
    3. Quem se importa com seu gosto

      Excluir
    4. Partindo do princípio que não existe discurso neutro, é sempre a opinião do enunciador, seus gostos e etc. Se tivesse estudado entenderia isso ;)

      Excluir