quinta-feira, 29 de outubro de 2015

SEM CASA MAS COM RODAS


Minha única razão para assistir "A Senhora da Van" tem nome e sobrenome: Maggie Smith. O filme, que está sendo exibido pela Mostra de SP e entra em cartaz no começo do ano que vem, é baseado na história real de uma mulher com problemas mentais que morou muitos anos dentro de uma van, que ela costumava estacionar ao longo de uma mesma rua em Londres. É interessante ver como os moradores, todos de classe média alta, tratam essa sem-teto: apesar de algum, aham, desconforto, sempre com gentileza e generosidade. Está certo que tudo se passa entre os anos 1970 e 80, quando a paranoia pela segurança era menor que hoje, e não existiam nem o crack nem o terrorismo islâmico. Mas a trama na verdade nem é sobre a tal senhora: o verdadeiro protagonista é o escritor Alan Bennett, em cuja garagem ela se aboletou e que depois escreveu um livro sobre sua relação com ela. Alan é um "confirmed bachelor" que aos poucos - bem aos poucos - cria coragem para sair do armário. Essa jornada é até mais interessante, e o ator Alex Jennings, eterno coadjuvante, aqui ganha o melhor papel de sua vida. Só que, no final, quem dá mesmo um show é Maggie Smith. Ela consegue construir um personagem arrogante e engraçado, que no entanto não tem nada a ver com a condessa de "Downton Abbey". Sua expressão facial numa cena no final do filme é de arrepiar. Que atriz fenomenal, e que sorte sermos contemporâneos dela.

9 comentários:

  1. Q bacana e q triste pensar nos anos 70/80 e lembrar como o mundo se tornou um lugar horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, só uns fatos pra te mostrar que não era tão bom assim não:

      - 11 de setembro de 1973 - golpe militar no Chile, liderado pelo general Augusto Pinochet, derruba o governo de Salvador Allende.

      - Com derrota dos Estados Unidos, em 1975, termina a Guerra do Vietnã.

      - 25 de abril de 1974 - Revolução dos Cravos em Portugal acaba com o regime militar no país.

      - Abril de 1975 - começa a Guerra Civil no Líbano.

      - Em 1979, na Nicarágua, ocorre a revolução sandinista (movimento de caráter socialista), contra a ditadura de Anastásio Somoza.

      - Abril de 1979 - Revolução Iraniana.

      E tem mais, muito mais. Pesquise.

      Excluir
    2. A desigualdade social era menor, a vida melhor...posso estar errado mas tenho a impressão q tudo está cada vez mais difícil

      Excluir
    3. Tá não. Acontece que antes não tinha internet, então os acontecimentos eram meio que "locais". Hoje somos informados e procuramos saber sobre as desgraças que acontecem. Achar que antes era melhor é só ilusão. O mundo sempre foi ruim.

      Excluir
    4. Desigualdade social só caiu no Brasil. A América Latina, de forma geral, também melhorou.

      Vocês estão viajando...

      Excluir
    5. A lista de acontecimentos pra mostrar que o mundo era pior, é patética. Prova de que o mundo ficou mais burro. Essa é a grande diferença. Ler esse foro de comentários só confirma o presente estado de indigência. Lamentável.

      Excluir
    6. O Estado Islâmico manda bjs.pra vc caro otimista.

      Excluir
  2. "Em cuja" é feio demais e errado nesse caso. Melhor "na garagem de quem".

    ResponderExcluir
  3. Fiquei interessado na história, vou pesquisar.. ^^ Abs

    ResponderExcluir