domingo, 11 de outubro de 2015

O PROTO-JESUS

O Instituto do Mundo Árabe é um dos meus prédios favoritos de Paris, mas eu não punha os pés lá há quase vinte anos. Hoje eu tive uma boa desculpa: a colossal exposição "Osíris - Mistérios Submersos do Egito", que reúne estátuas e objetos recuperados numa escavação arqueológica no fundo do mar, perto de Alexandria. Também  tem muita coisa encontrada em terra firme, para dar contexto e substância à mostra - que é simplesmente a mais completa e interessante que eu já vi sobre os antigos egípcios. Além da beleza e da ótima conservação das obras, também chama a atenção a similaridade do mito de Osiris não só com Jesus Cristo, mas muitas outras passagens bíblicas. O deus foi morto por Seth, seu irmão recalcado, precedendo em séculos a história de Caim e Abel. Ísis, sua irmã e esposa, também tem o atributo da maternidade, o que faz dela uma antecessora de Maria. E Osíris voltou à vida depois de morto, num óbvio paralelo com a ressurreição de Jesus. Esta passagem gerou a peça mais linda de todas: essa da foto abaixo. Sim, ele está ressuscitando, embora pareça que está prestes a fazer outra coisa.

8 comentários:

  1. Interessante, acho fascinante toda esta cultura egípcia o tempo passa e cada vez mais intrigante é.

    ResponderExcluir
  2. Cristianismo e outras religiões são apenas historinhas e mitos reciclados de povos anteriores e as pessoas levam isso tão a sério né? Será que depois da Quarta Guerra Mundial, quando quase todos os registros da nossa atual civilização estiverem destruídos, os poucos humanos que sobreviverem vão reconstruir a religião com base em revistinhas de HQ de super-heróis bombados e genéricos que nem Capitão América e Superman?

    ResponderExcluir
  3. Os egípcios são glamorosos, daí um dos motivos do sucesso dessa novela da Record, repare que outras histórias bíblicas que eles filmaram não tiveram tanta repercussão.

    ResponderExcluir
  4. O mio babbino caro
    Reprodução da Civilização Egípcia após 430 anos do Cativeiro Judeu no Egito.

    ResponderExcluir
  5. Parece q ele tá fazendo yoga. Egito colocando todos no chinelo como sempre...impressionante como o mundo antigo era menos repressivo mais legal q hj.

    ResponderExcluir
  6. De onde sai tanta gente ignorante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos mesmos lugares que você também frequenta.

      Excluir