terça-feira, 27 de outubro de 2015

NÃO ESQUEÇAM O QUE EU ESCREVI

Ontem deixei de lado as séries que fazem a alegria das minhas noites em casa para assistir de cabo à rabo ao "Roda Viva" com Fernando Henrique Cardoso. Eu não sou tucano, mas votei em FHC nas duas vezes que ele concorreu à presidência e não me arrependo. Pelo contrário: acho que ele foi o homem certo na hora certa. E hoje, afastado do poder mas ainda dando seus pitacos, ele tem se mostrado lúcido e coerente. Sei muito bem que ninguém vai mudar de ideia por causa dessa entrevista, mas ela merece ser vista mesmo por quem ainda acredita na balela da "herança maldita". FHC sofreu um processo brutal de desconstrução por Lula - justo Lula, que recebeu das mãos dele a faixa presidencial numa das transições mais tranquilas da república. Hoje a história mostra que FHC nem de longe foi o monstro pintado pelo PT, e é gratificante ver que ele está recuperando em vida sua reputação tão combalida. Também é admirável que ele publique ainda vivo os diários de sua presidência: nenhum outro mandatário fez isto, nem mesmo os que sabiam ler e escrever. FHC está dando a cara para bater, sem se esconder em manobrinhas nos bastidores. Também esclareceu que nunca disse a frase que seus detratores mais usam para desqualificá-lo: "esqueçam o que eu escrevi", algo que realmente não combina com alguém que assinou tantos livros.

14 comentários:

  1. O único presidente que eu tive orgulho!!

    ResponderExcluir
  2. O mio babbino caro
    Votei no cara para Prefeito...

    ResponderExcluir
  3. "nem mesmo os que sabiam ler e escrever" KKKKKK

    Morri e renasci com a frase/indireta.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade ele só gravou um diário em fitas cassete durante a presidência. Alguém do instituto FHC transcreveu. Ainda teremos um livro de memórias do Lula pra colorir.

    ResponderExcluir
  5. Pior presidente da história, record de desemprego, menino da CIA. E o plano real foi idéia do ministro Ricupero. Só vc mesmo Tony...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar da Privataria Tucana e a compra para aprovação do segundo mandato.

      Excluir
  6. FHC foi um bom presidente, junto com o Serra (que também participou recentemente do Roda Viva) são as pessoas mais lúcidas do PSDB. Quem compra essa história de "herança maldita" não sabe que nos primeiros anos de governo Lula ele manteve a mesma matriz econômica.
    Sobre as polêmicas privatizações, acho que ele fez foi pouco, os cargos importantes das estatais funcionam como moeda de troca no atual governo. Gerando corrupção e má administração.

    ResponderExcluir
  7. Tem q ser muito ignorante ou trabalhar pra CIA pra defender o PSDB

    ResponderExcluir
  8. Prefiro o país quebrado pelo FHC do que por Lula e Dilma. Tenho nojo dessa enganação populista. Fico chocado que ainda possa existir gente inteligente que apoie isso, desconfio que a inteligência era que nem eles, tudo mentira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceitem, isto é luta de classes, e não sou eu o culpado.

      Excluir
  9. Houve coisas boas e ruins, como em todos ou quase todos os governos. Mas é da índole humana, desde os primórdios dos homens e mulheres sapiens, que uma ação ruim apague ou manche 99 boas. Privatização, compra de votos pela reeleição, as bases dos atuais programas sociais, o Plano Real, a crise do 2º mandato... o bem e o mal muito bem misturados nesses e em vários outros aspectos. Mas o mal prevalece na maioria das vezes. E, pelo mal que prevaleceu, eu nunca votaria em tucano em toda a minha vida.

    ResponderExcluir
  10. Dá um certo desespero ler coisas desse tipo. Somente pessoas como eu, que ganhava 74 reais de salário mínimo, pode dizer como foi o governo dele. Este lance de falar que Lula não sabe ler nem escrever parece briguinha de segunda série. FHC foi rejeitado pq esta crise agora parece brincadeira se vc olhar aquela época... Carro era item de luxo, passagem aérea só pra milionário, gente morrendo de fome, nível superior só pra gente da laia dele, desemprego galopando... Somente o Tony lembra com saudade daquela época. Será pq o dólar era baixo e ele podia viajar o mundo?

    ResponderExcluir