sábado, 10 de outubro de 2015

MANGÁ DO SÉCULO 19

Eu já conhecia a arte da gravura japonesa, mas nada me preparou para o impacto que é Kuniyoshi. Uma exposição que abrange toda a carreira desse cara que viveu duzentos anos atrás ocupa boa parte do Petit Palais, em Paris, e é tão colorida e cheia de detalhes que meus olhos quase doeram. Kuniyoshi ficou famoso por ilustrar romances populares sobre heróis e monstros, e suas imagens são verdadeiros mangás. Ele retrata figuras cheias de movimento, seres fantasmagóricos e gatinhos, muitos gatinhos. Além de usar recursos gráficos como o "splash" da água muito antes do surgimento das histórias em quadrinhos.
Na verdade, trata-se de uma mostra dupla chamada "Fantastique". A segunda parte traz gravuras europeias em preto e branco, com temática que tende ao horror absoluto. Lucifer devorando uma alma penada, demônios provocando pesadelos em donzelas e por aí vai. A que mais me impressionou está aí ao lado, "A Última Noite do Condenado" de Boulanger. Brr, calafrios.

8 comentários:

  1. O roseval fechou, qual restaurante vc e seu marido foram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem fomos ao Chez Paul, um francês super tradicional perto da Bastilha que estava apinhado de gente. E hoje almoçamos num italiano simpeatico em pleno Palais-Royal.

      Excluir
    2. Próximo ao Palais Royal tem o Balm, é bem legal...Mas se quer ver gente, acho que o Miss Ko ainda é o lugar...

      Excluir
  2. O mio babbino caro
    Van Gogh e Goya, muito próximos do Oriente.

    ResponderExcluir
  3. Já morei Paris Tony. Restaurante mais tradicional de Paris pra tombar as bixas e alta sociedade no Brasil, vá ao Chez L'Ami Louis. Muito antigo. Melhor fois gras de Paris,Tente uma reserva antes. Essa dica é pros entendidos mesmo. O resto é tudo dica de cafonalha latina que viajava na decada de 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sempre uma lacradora que viveu abroad e sabe de verdade o que é hype e glamour e que não se mistura com as cucarachas e tampouco se acha latina brasileira. Deve estar comentando isso direto da vida glamurosa na santa cecilia de frente pro minhocão.

      Excluir
    2. Nada disso, é direto do "Bom Prato" mesmo rs

      Excluir
  4. Esta gravura japonesa fez me lembrar um desenho antigo que assisti tem tempo: Príncipe Suzano e o Dragão de Oito Cabeças. Quanto a outra exposição que medo! Arrepiante!

    ResponderExcluir