domingo, 25 de outubro de 2015

ESPIONAGEM PARA ADOLESCENTES


Ao longo de toda sua carreira, Steven Spielberg fez um único filme 100% adulto: "Munique", de dez anos atrás (não por acaso, também é o único onde aparece uma mulher nua). Em todos os seus outros títulos, em maior ou menor grau, ele se deixou levar pela sentimentalidade. Não há nada de errado com isso quando se trata de obra-primas infanto-juvenis como "E.T." ou "Caçadores da Arca Perdida". Mas quando a temática é séria, como em "A Cor Púrpura" ou mesmo "A Lista de Schindler", a dose extra de açúcar ameaça desandar a receita. É o que acontece com "Ponte de Espiões". Apesar do roteiro ter sido reescrito pelos irmãos Coen, que são conhecidos pelo humor seco, o que poderia ser uma boa trama de espionagem e intriga política vira uma aula de educação moral e cívica para garotos de 14 anos. Tom Hanks nada de braçada num tipo de personagem que é a sua especialidade: o sujeito íntegro, honrado e com uma ponta de autoironia. Mais interessante é o trabalho do inglês Mark Rylance, que eu conheci na série "Wolf Hall". Aqui ele faz um espião soviético capturado pelos americanos que não tem um pingo de compaixão por si mesmo. A história, baseada em fatos reais, é previsível ao ponto de não emocionar. E talvez por isto Spielberg force a mão no final, com simetrias bobinhas que só são perdoáveis em cineastas adolescentes.

11 comentários:

  1. Queria ver só por causa da tal ponte. Interditaram por uns dias pra filmagem. Mas o filme só estreia em dezembro por estas bandas.

    ResponderExcluir
  2. A Lista de Schindler é um dos filmes da minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Baseado em fatos**

    Fato é real...

    ResponderExcluir
  4. Olha...como cansa o império protestante americano, tudo o q eles fizeram com o Brasil, com os brasileiros. Queriam dividir o país em 2, estragaram nossa educação/saúde pública, e agora que descobrimos o pré sal estão destruindo as 2 maiores empresas do país. 2 anos atrás armaram as jornadas de junho, uma black op fajuta. A Europa morreu, governos fantoches, muitos problemas. Torço pela Rússia única nação q pode quebrar a hegemonia redneck.

    N aguento mais filmes americanos.

    Munique é o melhor filme do cara, inclusive pela ambiguidade, no final o agente da Mossad tem medo de ser morto pela própria Mossad e percebe q matou gente inocente. Fora a excelente escolha de atores, eu adoro o Éric Bana, e a bela mulher pelada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço pela Rússia kkkkkll.
      You.go, girl!
      Vai ser a primeira fuzilada pelo pelotão antigay. Mas feliz porque salvou o planeta dos yankees do mal kkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Para quem tem Eduardo Cunha como salvador da pátria...

      Excluir
    3. Eles são péssimos com os gays, o Castro mandava prender e agora na ®ussia. Mas com o q o USA fez com o Brasil, os fdp q colocaram no poder e até hj estão, n dá...tento minhas chances na terra dos ursos.

      Excluir
  5. Na lista de schindler temos nudez feminina e sexo com as mulheres que o Schindler pegava

    ResponderExcluir
  6. Poderoso, influente, prolífico, mas acho a obra dele uma grande bobagem.

    ResponderExcluir