quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ELA ESTÁ NO MEIO DE NÓS

A MTV Brasil é que nem a zoeira: it never ends. Dois anos depois do término das transmissões e exatos 25 de sua inaguração, o canal mais influente das últimas décadas reuniu várias gerações para uma festa improvisada em São Paulo. No começo era só o grupinho pioneiro "da Coropé", o primeiro endereço, que iria se reunir, mas a ideia se espalhou e pegou. O Via Matarazzo cedeu o espaço, as bebidas foram na base cada-um-paga-a-sua e ainda se consegiu transmissão ao vivo para um canal do YouTube. Eu, que nunca fui funcionário da emissora - só fiz uns frilas para alguns programas - consegui ser incluído na lista de convidados, já que sou parenete e amigo de algumas pessoas fundamentais para a história da MTV. E ainda aproveitei para comemorar o meu anivesário praticamente de graça... Lá fui eu me surpreender com caras que eu não via há um tempão e outros que estão por aí até hoje. Entre os VJs (vovô-Js?) pesentes estavam Astrid Fontenelle, Thunderbird, Cuca Lazzarotto, Zeca Camargo, Marina Person, Edgard Piccoli, Leo Madeira, Dani Barbieri, Adriane Galisteu, Renata Neto, Rodrigo Leão, Fernanda Lima, Cazé Peçanha, Marcos Mion, Adriana Lessa, Chirs Couto, João Gordo, Maria Paula e Chris Nicklas. Mais um monte de gente dos bastidores, no que foi praticamente uma reunião de formandos de colégio. A MTV Brasil foi isto mesmo: uma puta escola, que mudou para sempre a televisão brasileira.

15 comentários:

  1. Ah, os anos 90!... Deu saudade lendo todos esses nomes.

    ResponderExcluir
  2. A Fernanda foi a que seu melhor ne, ta la na globo ganhando salario de 100mil mesmo fora do ar. O Zeca Camargo tb se deu bem apesar das polemicas eu o considero o modelo de macho perfeito: rico, inteligente e com uma discreta barriguinha. Cansei de competir com otras bicha sarada, quero um boy diferente agora. Daqueles q comem x-bacon de vez em quando e insista pra eu sair da dieta junto com ele. Vo te mandar uma mensagem no face tony, ja q vc é amiguinho dele vc poderia fazer a ponte entre a gente ne hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, ser rico é uma qualidade.

      Excluir
    2. E nao seria pq? É uma qualidade SIM!

      Excluir
  3. MTV faz parte da minha vida, cresci assistindo MTV e foram momentos ótimos em frente da telinha.

    ResponderExcluir
  4. O mio babbino caro
    "Bia falou: ah, claro que eu vou
    Clara ficou até o sol raiar
    Dadá também saracoteou
    Didi tomou o que era pra tomar
    Ainda bem que Isa me arrumou
    Um barco bom pra gente chegar lá
    Lelê também foi e apreciou
    O baticum lá na beira do mar
    Aquela noite tinha do bom e do melhor
    Que Baticum, de madrugada quando eu ia embora ainda estava chegando gente...
    Tô lhe contando que é pra lhe dar água na boca"
    (O que foi, será;
    o que aconteceu, acontecerá) né.

    ResponderExcluir
  5. Aaaah! Que Saudade desse povo td! Tbm sou cria da MTV.
    Cresci c/ a vontade de ser um dia Vj (mesmo c/ meu inglês podrão).
    São tantas lembranças, referencias...Parlatore apresentando o Disk, depois a Sarah...Marina Top 10 Staduzinidus, Fernanda Lima (Linda dos Infernos) no Fica Comigo, Mochilão...Meuuu...Pê no Ponto P d+++...MTV na Praia...Edgard Picoli Gaaaatttooooo, Astrid na Cozinha, Hermes e Renato, Pitty no VMB c/ a Nacao Zumbi fazendo uma versão FODA de Deus lhe Pague (Chico Buarque), Marisa Monte cantando Amor I Luv U, Raimundos, no mesmo VBM cantando 20 e Poucos Anos, que era tema da Serie 20 poucos anos (eu era Apaixonado pelo João, um dos participantes da serie, n lembro qual temporada... Ele era ator, fazia linha estranho, mas ia jogar tênis no clube de pinheiros...hahaha)...nossa Meu...quase chorando! hehe
    A Tv brasileira sentirá por n ter mais a MTV como Fonte de Talentos logo mais. Ultima safra foi Tata Wernek, Adnet, Calabresa, que ja estão tds alocados. E depois?...Quem serão as new face da Tv? Medo dos que se inspiram nos Geraldos/ Gugu/ Resende/ Datenas da vida...esse povo Féde hehe
    A MTV tinha os maiores Criadores, Produtores, Diretores e Apresentadores da Tv Ever...e se n tinha, criavam em cativeiro esse povo. E vou confessar uma coisa bem Loka. Eu jurava que c/ o fim da MTV BR, a galera iria se unir (tds - diretores/ produtores/ vjs) e abrir um canal novo (que fosse no Youtube) c/ td essa turma, so pra n deixar a maquina parar...Sim, sou uma Bicha Sonhadora (q acredita em Principes bla bla bla hahahahahahaha). E pra fuder mais ainda, ja n estava mais no Braza qdo apagaram as luzes do canal, n assisti ao ultimo dia da MTV Brazil :(
    Enfim...
    Miss u MTV...a lot! : (....


    Valeu Tony, por me fazer relembrar coisas que nem foram citadas no seu texto...hehehe
    Bro!


    Vgn

    ResponderExcluir
  6. Cade a deusa da Ellen Jabor?

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Não foram, assim como Gastão Moreira, Marcelo Adnet, Didi Effe, Babi Xavier, Jairo Bauer, Otaviano Costa, Marimoon... Muita gente, impossível reunir tantos com tão pouco tempo de sobreaviso. Mas já foram muitos!

      Excluir
  8. Mais influente? Mudou a cara da tv brasileira? A MTV Brasil foi um fenômeno localizado e de uma tribo. Não aconteceu realmente fora de SP e, sobretudo, do circuito Zona Oeste-Jardins-Morumbi. Os profissionais que surgiram com a emissora e entraram no mainstream televisivo forjaram personas e carreiras além e apesar da MTV. Astrid Fontenele, por exemplo, que não era nenhuma estreante quando se tornou VJ, sempre foi ela mesma, sem carregar vestígios do juventudismo burguês do canal da Abril no Sumaré. Um acontecimento, concordo, mas não uma febre avassaladora capaz de sacudir hábitos e costumes da cultura jovem do país. Isso foi a MTV América que fez. Mesmo assim parabéns aos envolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIQ?
      No Rio, a MTV também forjou toda uma geração e com a vantagem de ter estreado no canal 9 VHF, bem entre a Band e o SBT na TV aberta.

      Excluir
    2. Concordo integralmente com o Anonimo 10h44.

      Excluir
    3. "circuito Zona Oeste-Jardins-Morumbi" também é gente. E se pra você não teve importância direta, lembre que eles influenciaram outras emissoras, tanto que os VJs foram contratados muitas vezes pra fazer o mesmo programa que apresentavam na MTV. Eles forjaram sim uma geração e mudaram a tv brasileira.

      Excluir
  9. MTV revelou muita gente talentosa. Adorava, marcou minha adolescência. Único canal brasileiro que em conteúdo e forma dialogava tão bem com os jovens.

    ResponderExcluir