quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A BELEZA MAIOR AINDA


Pronto, ele fez de novo. Dois anos depois de "A Grande Beleza", o diretor italiano Paolo Sorrentino volta com mais uma obra-prima absoluta, tão ou mais linda que sua antecessora. "Youth" ainda não tem título em português, mas, mesmo que o traduzam como "Dois Velhinhos Muito Loucos", não vão conseguir estragar o filme. Que, já vou avisando, não vai agradar todo mundo. Aqui também não há uma história propriamente dita, mas uma meditação sobre a passagem do tempo. Um maestro inglês aposentado, de férias num spa na Suíça, recebe um convite para reger uma orquestra diante da rainha. Seu melhor amigo, um cineasta, também está lá, e os dois conversam e observam os outros hóspedes. A filha do maestro, que também é sua empresária, passa por uma separação tumultuada. Ponto. A partir disso, Sorrentino constrói um universo estético onde cada detalhe foi meticulosamente curado: da trilha sonora absurdamente boa à fotografia resplandecente. Michael Caine e Rachel Weisz podem esperar indicações ao Oscar; se houvesse justiça no mundo, Jane Fonda também seria indicada por sua pequena e avassaladora participação. E ainda tem a popstar Paloma Faith no papel não exatamente de si mesma, mas de uma caricatura cruel do que seja uma popstar, e um sósia do Maradona que é de cortar o coração. "Youth" é uma experiência sensorial e um filme muito complexo para ser digerido de uma só vez. Ao mesmo tempo, é bastante simples (bem mais do que "A Grande Beleza"), recheado de piadinhas que parecem gratuitas ou que podem ser interpretadas como pistas para uma mensagem maior. Não importa. Saí extasiado do cinema, e já quero ver de novo.

19 comentários:

  1. A Grande Beleza foi um filme maravilhoso. Retrado absoluto e genial da sociedade decadente italiana atual. Uma elite cafona e um luxo jeca. É, de certa forma, a cara de São Paulo. Quando vejo o programa do Amaury Junior eu sempre lembro desse filme.
    Não vejo a hora de assistir esse novo filme dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais cafona for a elite e mais jeca for o luxo, mais o povo gosta, meu amor!

      Simulando decadência, os ricos cumprem uma importante função social: entreter.

      ;-)

      Excluir
    2. Pra qual assessoria de imprensa vc trabalha The Fool? Tá na cara que vc está aqui trabalhando pra manter e influenciar a mídia a favor dessa elite decadente. Vc passa a fazer parte desse cenário de A Grande Beleza.

      Excluir
    3. Não, não, esse the fool só elegeu o blog do Tony como Bunker da direita cor de rosa, na América ele apoiaria Trump aqui vai de aécio mesmo. "Pra que discutir com madame".

      Excluir
    4. Eu não sei onde que vêem tanta elite decadente assim, eu vejo muito carrão, muito banqueiro, empresário nadando em dinheiro, a mulherada adora, todas vivendo lindas e ricas ao lado deles, acho esse papo de elite decadente bem coisa de proletariado que queria ser elite e fica falando que t-u-d-o é cafona, menos a cafonice deles mesmo, e olha que esse povo indie, as gays de santa cecília e por aí vai são de uma cafonice atroz.

      Excluir
    5. O anônimo 23:43 conseguiu a façanha de extrapolar quaquer nível de decadência. Vc é assessor de imprensa de qual bogueira? O discurso perfeito do idiota que sonha em ser um palhaço nesse circo ridículo. Como s todo mundo quisesse ser rico ou se for rico, tem que ser estilo "mulheres ricas". Ser rico não quer dizer ser palhaço de instagram.

      Excluir
    6. Vc jura mesmo que alguém rico, ache vc decadente ou não, está mesmo muito preocupado com o que vc acha sobre os ricos? Por favor, se enxerga. Vai trabalhar porque julgar a decadência dos outros só expõe a sua.

      Excluir
  2. Bee, vc viu isso??? http://gu.com/p/4d465?CMP=Share_iOSApp_Other

    ResponderExcluir
  3. Pelamor, você é jovem ainda é fica se achando velho, falando de filme de velho. Tenta falar de blockbusters, de assuntos pop's e deixa as coisas de velho pra lá. Um rapaz tão bonito que fica tentando se fazer de velho, Aff!
    Depois do sessenta vc pode começar a se preocupar, agora não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Tony! Seja bem raso, fale sempre apenas sobre os mesmos assuntos que milhões de pessoas falam todos os dias! não demonstre nenhum tipo de cultura ou de conhecimento mais aprofundados, porque não pega bem hoje em dia! Porque é isso aí, a juventude tem que ser aculturada, tem que ser nivelada por baixo, tem que consumir tudo (e apenas) o que lhe é imposto!

      Sério agora, me diga que esse anônimo tentou ser irônico e que fui eu quem não pescou a piada. Por favor!

      Excluir
    2. Acho que o anônimo das 17:16 é bicha velha, com mais de 70 anos.

      Excluir
    3. Eu já acho que a classe deveria se orgulhar de uma bicha ultrapassar os 70 anos. Diante de tudo que você passa, já era para ter aprendido que viado com mais de 70 é contrariar as estatísticas. Aprenda viado (supostamente) novo. Já que o nível é este, tome!

      Excluir
    4. Zzzzzzz
      Preguiça de bicha velha e esquentadinha.

      Excluir
  4. Tony, o que vc acha da seção in love do universo AA? eu achei um pouco pasteurizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que aqueles mulatinhos AA são bem apanhados. Qualquer gringo faria a festa.

      Excluir
  5. O mio babbino caro
    When I do count the clock that tells the time,
    And see the brave day sunk in hideous night;
    When I behold the violet past prime,
    And sable curls all silver'd o'er with white;
    When lofty trees I see barren of leaves
    Which erst from heat did canopy the herd,
    And summer's green all girded up in sheaves
    Borne on the bier with white and bristly beard,
    Then of thy beauty do I question make,
    That thou among the wastes of time must go,
    Since sweets and beauties do themselves forsake
    And die as fast as they see others grow;
    And nothing 'gainst Time's scythe can make defence
    Save breed, to brave him when he takes thee hence.

    –William Shakespeare

    ResponderExcluir
  6. Nossa, o tony fala besteira mesmo. Mas esse cineasta é tao bom que merecia outros posts.

    ResponderExcluir
  7. A seção é pasteurizada? Aquilo não serve nem pra colocar na Grande Beleza como decadencia.

    ResponderExcluir
  8. A Grande Beleza: o melhor filme sobre o nada.

    Curioso pra ver Youth.

    ResponderExcluir