segunda-feira, 14 de setembro de 2015

YOOOU... ARE MY AAANGEL...


O tema de abertura da novela "Verdades Secretas" soa como novidade para muita gente, mas na verdade é velho de 17 anos. Trata-se de "Angel", a faixa de abertura de "Mezzanine", o terceiro álbum da banda Massive Attack, lancado em 1998. Na época eu comprei e gostei, mas menos do que "Protection", o trabalho anterior dos caras. Achei tudo soturno demais, com faixas muito parecidas entre si. Mesmo assim, o disco estourou no mundo inteiro, virando a trilha sonora oficial de qualquer lugar que se pretendesse transado. Durante um bom tempo, não dava para ir a um restaurante ou loja moderninha sem que "Mezzanine" estivesse tocando ao fundo. E, na verdade, está tocando até hoje, através de seus inúmeros descedentes. É um dos CDs mais influentes de todos os tempos, com texturas intrincadas, clima hipnótico e vocais ameaçadores. Voltei a ouvir "Mezzanine" depois de muito tempo, e me surpreendi como ele ainda soa atual. Poderia ter sido gravado semana passada. Isso talvez diga mais sobre a estagnação do panorama atual do que sobre as qualidades intrínsecas do disco, mas o fato é que "Mezzanine' é bom pacas, da primeira à última música. Se você não conhece, procure na rede.

14 comentários:

  1. Eu tinha na excelente trilha sonora do Snatch, aquele filme do Guy Ritchie com o Brad Pitt, que no Brasil ganhou o subtítulo de "Porcos e Diamantes".

    ResponderExcluir
  2. Massive Attack é fantástico mesmo. E eles parecem ser bons de tema de abertura. Teardrop era o de abertura da série House.

    ResponderExcluir
  3. Esse é do tempo que a gente achava o cd na prateleira e corria pra mostrar aos amigos o quanto era bom. Não tinha os "media influencers" que correm desesperados pra dar a recomendação on line o mais rápido possível pra garantir a sua popularidade. Vc me deu uma ótima idéia, vou começar a falar de coisa velha e deixar entre esse bando de mediático chatos querendo determinar o que é cool e influente falando sozinho e pro seu rebanho de ovelhas retardadas.

    ResponderExcluir
  4. Brega, essa novela é muito brega. Como a Globo. Mas n pode-se esperar bom gosto de quem "chegou-lá" através da tortura e assassinato das nossas melhores mentes.

    ResponderExcluir
  5. Aliás bee, tem milico q tá ativo até hoje.

    ResponderExcluir
  6. É um tal de gente querer ditar o que é cool ou não. Eu não aguento mais. O problema é que as pessoas são preguiçosas e querem que alguem as digam o que elas devem gostar ou não. Claro que vão dizer o que vai encher o bolsinho delas de dinheiro. Melhor falar de coisa velha

    ResponderExcluir
  7. Esse país é uma bagunça! Tony, faz um post sobre a escolha do novo líder ultra esquerdista do partido labour inglês. Beaj!

    ResponderExcluir
  8. Começou as recomendativas: "eu aprovo" , "eu recomendo". Todo mundo virou selo de qualidade agora.

    ResponderExcluir
  9. Veja você que não dá pra dizer o mesmo nem dos cds mais recentes de muita "diva" por aí. Que dirá daqui a 17 anos.

    ResponderExcluir
  10. "Mezzanine" é maravilhoso. O Moby que também teve muita música usada em comerciais, filmes, etc e ninguém mais ouvi porque ficou datado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Play" do Moby saiu um ano depois, em 1999, e também foi um marco. Acho que todas as faixas do álbum foram licenciadas para algum filme ou comercial - um recorde.

      Mas também é verdade que o Moby nunca mais fez nada tão bom. Quando ele abre a boca para cantar, então, corram para as colinas.

      Aliás, o Massive Attack tampouco atingiu as mesmas alturas que seus três primeiros discos.

      Excluir
  11. Oh mio babbino caro
    Angel: No Brasil se conseguiria a proeza de rolar todas essa cenas, sem um único negro, e se alguém chamasse atenção para isso seria crucificado. Isso que é ser moderno, e não me venham dizer oque já sei.

    ResponderExcluir
  12. Por incrível que pareça os vocais dessa faixa de abertura me lembram a voz da Pitty. Hahaha... Nunca gostei dela, mas aparentemente, parece soar. Será mesmo? Rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Pitty é a Valeska do heavy metal brasileiro! :)

      Excluir