sexta-feira, 11 de setembro de 2015

UBER PRESSURE

O cálculo político é o seguinte: existem 30 mil motoristas de táxi em São Paulo. Se o prefeito Fernando Haddad vetar o projeto que proíbe o Uber, ele terá 30 mil famílias contra ele. Alguma coisa entre 90 e 150 mil votos a menos na eleição do ano que vem, mais do que o suficiente para decidir um pleito que promete ser apertado. Portanto, foda-se o Uber e todo mundo que gosta dele. Os motoristas do serviço ainda são poucos; os usuários não vão decidir seus votos por causa de um vetinho desses. Só que não precisa ser assim. Eu nunca usei o Uber, mas acho um absurdo São Paulo proibir o serviço. A concorrência é saudável: os táxis já pararam de cobrar a taxa extra de 50 reais para levar passageiros para o aeroporto de Cumbica, que fica em outro município. Se não tiver mais Uber, a qualidade dos táxis (que em SP costuma ser melhor que no Rio) vai despencar ainda mais. Fora que é pra frente que se anda: que se faça como em Nova York, onde táxis e Uber compartilham o mesmo aplicativo. Por tudo isto, aderi a mais um movimento que está rolando no site Panela de Pressão (o mesmo site que pressionou os deputados fluminenses a desistir do "PL da Desgraça"). Haddad precisa saber que, se está agradando a uma categoria profissional, também está indo contra os interesses de muitos consumidores. Democracia também é isto.

15 comentários:

  1. Além disso, o Uber prova o quanto a intervenção do Estado é desnecessária e até nociva em alguns ramos da vida econômica.
    Uber provou q toda isenção de impostos a taxistas, todo processo caro e burocrático de licenças, etc, no fundo só servem, diante da tecnologia atual, pra justificar a existência desse elefante que é o Estado( União, Estados e Municípios).
    A longo prazo, essa luta contra o Uber é uma luta perdida. Mas, políticos pensam a curto prazo, e tem eleições no ano que vem!

    ResponderExcluir
  2. O mio babbino caro
    O Uber de hoje ainda é, as Vans de ontem.

    ResponderExcluir
  3. Under pressure...put it all on me.

    ResponderExcluir
  4. Eu uso o 99Taxi. Tenho 20% de desconto em todas as corridas. Muito melhor que Uber. E ainda recebo email com todos os dados do taxista e o valor da corrida. O táxi chega rápido, porque o app procura o táxi mais próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também uso muito o 99 e gosto muito.

      Excluir
    2. Joanelha, mesmo com os 20% por pagar com paypal, o uberx ainda é mais barato e melhor que o 99. uber também envia email com percurso, valor e dados do motorista. Acho pavoroso que os taxistas de aplicativos tenham acesso ao seu nr de telefone. No uber, o contato é feito via central e portanto mais seguro. Os carros mais novos e motoristas mais educados.

      Excluir
    3. Jura que acha o carro mais perto? Kkkkk achei que fosse o mais longe

      Excluir
    4. Querida Joanete, vc acha que o 99 táxis passou a dar 20% de desconto porque resolveram antecipar o Natal? Vou te explicar: isso aconteceu por causa da concorrência com o Uber. Quando temos livre concorrência, sobrevive quem oferece serviço com melhor custo-benefício e isso beneficia os consumidores como eu e vc

      Excluir
    5. É verdade. Aliás, o que tem de táxi tentando oferecer serviços melhores e até mimos como o Uber... Viva a livre concorrência.

      Excluir
    6. Tem aplicativo que manda o primeiro taxista a aceitar a corrida e não o que está mais próximo. O EasyTaxi faz isso, tanto que demora muito mais. O 99 chega super rápido.

      Sobre a concorrência: sim, claro que o 99 nasceu por conta do Uber. And...?

      Excluir
    7. Ah sobre o 99: no Rio é muito mais barato que o Uber. Uma corrida de R$ 27 no Uber sai por uns R$ 17 no 99. Faz diferença. Mas entendo quem escolhe o Uber. Na verdade, no Rio o Uber sequer concorre com o táxi. São serviços com faixas de preço distintas e públicos distintos. A coisa é mais acirrada em São Paulo, onde o táxi é mais caro...

      Excluir
    8. Joanete, toda errada a sra. Vamos por partes:
      A 99 já operava no Br antes da chegada do Uber.
      Todos os aplicativos dependem da aceitação do taxista, que são geo-localizados por proximidade. 99 chega mais rápido pela simples razão de ter um número bem maior de taxistas cadastrado que o Easytaxi.
      O uberblack é mais caro que o taxi (exceto na bandeira 2), o uberx é sempre mais barato que taxi, mesmo com os descontos do 99.

      Excluir
  5. Uber é uma batalha em tantos lugares do mundo. Se fosse só são paulo... até em paris teve bagunça. Povo resistindo o progresso inevitável

    ResponderExcluir