sexta-feira, 4 de setembro de 2015

GUATEMALA A MEJOR

Era uma vez uma nação da América Latina onde a presidência da república era ocupada por uma pessoa extremamente impopular. Essa impopularidade se devia à ineficácia de seu governo e ao seu evidente envolvimento com um vasto esquema de corrupção. Durante semanas a fio, multidões ocuparam as ruas exigindo não só sua saída do poder como também sua prisão - e isto apesar da tal pessoa ter sido legitimamente eleita, como manda a consituição. Mas a voz do povo se fez ouvir e o presidente Otto Pérez de Molina não só renunciou como foi direto do palácio para a prisão. E isto tendo apenas quatro meses de mandato pela frente, sem poder concorrer à reeleição. A Guatemala, como muitos países da região, está de saco cheio não só de seus governantes de plantão, como também de todo o sistema que os governa. Quase todos foram ditaduras militares até meados dos anos 80 ou 90. Quase todos transicionaram para a democracia. E quase todos estão desencantados com ela. Felizmente, poucas pessoas pedem a volta dos milicos: a maioria quer mesmo é uma reforma política profunda e abrangente, que impeça a ascensão de quadrilhas como a comandada por Pérez de Molina. Domingo agora tem eleição no país mais rico e populoso da América Central. Ele terá a chance de evitar a piada que o persegue desde sempre - que está indo de Guatemala a peor. Mas só uma eleição não basta, como bem sabemos aqui no Brasil. A América Latina inteira precisa ser passada a limpo. Será que começou?

13 comentários:

  1. As coisas mudam, mas apenas na aparência. O novo presidente empossado Alejandro Maldonado Aguirre no passado participou de grupos paramilitares de extrema-direita que deram um golpe militar sangrento no governo da Guatemala na década de 50.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas este presidente é interino. Fica só até janeiro, quando assume o que for eleito neste domingo.

      Oremos.

      Excluir
  2. Faltou dizer que é um general aposentado e foi eleito por um partido de direita. O Partido Patriota, vulgo PP. Em 2007 o slogan era "Mano dura, cabeza y corazón"
    E não. Não começou.
    Concordo. América Latino precisa ser passada a limpo.

    ResponderExcluir
  3. De Guatemala a Guatepeor, pobre país!!

    ResponderExcluir
  4. Enquanto isto por aqui a criatura não quer largar o osso e nem o ex demônio de nove dedos que ainda manda e dá pitaco em tudo e quer voltar, estamos é FU mesmo o País inteiro!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se dou risada ou choro quando leio esse tipo de comentário. Em todo caso vamos lá Brasil.

      Excluir
    2. Concordo com o anônimo este País está é perdido e quanto ao que não sabe se ri ou chora deve ser um que não vê nada!

      Excluir
    3. FELIZMENTE acredito que estamos a atingir a maturidade e partirmos para uma guerra civil declarada e acabar com essa palhaçada.

      Excluir
  5. A eterna república das bananas, qdo o USA promoveu um golpe na Guatemala tirando um governo popular por causa das bananas e qdo instalaram a ditadura militar no Brasil, NINGUÉM FOI PRESO. Estranho isso né?

    ResponderExcluir
  6. Empresários militares e CIA, essa turma se juntou pra destruir o Brasil e nunca se separou. Quem acredita q junho 2013 foi um movimento orgânico acredita em tudo, provas assim como "notícias" podem ser fabricadas, assisti uma entrevista interessante com a Annie Machon, whistleblower do serviço secreto inglês, recomendo q vc googue e saiba com o q estamos lidando.

    ResponderExcluir
  7. A América Latina ainda vai demorar algumas gerações pra perceber que o assistencialismo barato é uma das políticas mais caras que existem!
    Mas todo o continente parece amar os políticos que oferecem saídas fáceis, soluções mágicas... Líderes que encontram os culpados por todos os nossos problemas: é tão gostoso finalmente conhecer os inimigos que a gente sempre soube que existiam mas não conseguíamos identificar sozinhos...
    Os populistas das Américas podem até começar a ir pra a cadeia, um a um. Mas o populismo ainda vai estar no centro do poder por muito e muito tempo!

    ResponderExcluir
  8. Ah sim, aí a mulher dele vai pro segundo turno. AHAHAHAHA Nossa, que Guatemala revolucionária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é a mulher desse presidente que acabou de renunciar. E essa ex-primeira dama, na verdade, é a mais à esquerda de todos os candidatos.

      Excluir