quinta-feira, 17 de setembro de 2015

BAFO DE ONÇA

Ah, as delícias de ser um marqueteiro moderno no Brasil. O creme dental Close-Up (para quem eu já trabalhei em priscas eras) sempre usou o beijo em sua comunicação, pois sua promessa básica é o hálito puro. Nesses tempos de mídias sociais, alguém teve a brilhante ideia de fazer uma açãozinha no Instagram, postando fotos de casais se beijando. Fotos para lá de pudicas, aliás: nada de línguas se roçando, nem de qualquer sinal de paixão. Até aí tudo bem, porque as bocas precisam aparecer semi-abertas de modo a denotar que ninguém está com bafo de onça. Como estamos em 2015, uma das fotos publicadas trazia dois rapazes. Mas como também estamos em 10.000 a. C., um punhado de boçais expeliu um punhado de comentários homofóbicos - recheados, é claro, de erros crassos de português.

E aí, o que foi que a marca fez? Removeu a foto do Instagram. Não teve o culhão de O Boticário. Provou, por A + B, que de moderna não tem porra nenhuma. E atirou no próprio pé: a reação a essa cagada está sendo intensa, e a imagem de Close-Up pode ficar seriamente prejudicada justamente entre o público prafrentex que eles pretendiam atingir. Tomara, mas, para isso acontecer mesmo, não podemos ficar calados. Sugiro que todo mundo entre na página deles no Facebook, no perfil do Twitter ou na própria conta do Instagram, e manifeste seu desagrado. Close-Up não sabe brincar, portanto nem deveria ter descido pro play. E seu bafo de homofobia é podre e repugnante. Volta pra Idade da Pedra, que naquela época ninguém escovava os dentes.


ATUALIZAÇÃO: Já deu certo. A Close-Up não só colocou a foto de volta no Instagram, como incluiu fotos de beijo a três, interracial, etc. Ah, mais uma vitória do bem contra o mal.

ATUALIZAÇÃO 2: Os responsáveis pelas redes sociais de Close-Uo entraram em contato comigo e com outros sites que repercurtiram este caso para esclarecer que a foto dos rapazes se beijando foi publicada primeiro como post patrocinado no Instagram (daqueles que aparecem na sua timeline sem você precisar seguir a marca) e só depois incluída no perfil oficial do creme dental. Foi este intervalo de tempo que, segundo eles, gerou a sensaçnao em muita gente de que a marca havia apagado a foto por causa dos comentários homofóbicos. Acredito,  mas também falei para eles melhorarem essa estratégia de postagem. O público gay é MUITO sensível a qualquer coisa que cheire a discriminação. A gente magoa fácil e não perdoa. De qualquer forma, é ótimo saber que Close-Up sempre esteve oficialmente do lado dos LGBT.

31 comentários:

  1. Instagram é ferramenta de um nicho.

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  2. Não é à toa que é a marca com os piores cremes dentais do mercado!

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  3. Tony.. fui no insta e a foto está la.. pelos comentários, acho que recolocaram...

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    1. Eu vi. Dei uma atualizada no post assim que me avisaram. Obrigado!

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  4. No final foi um VRÁÁÁ nesses homofobicos de merda! Que morram com os dentes podres essa escória medieval!

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  5. Acho tudo muito bacana, mas nessas situações em que gays não perdoam e caem de pau em tudo e todos, eu queria mesmo é saber dos gays com o que eles tem preconceito, ou se pegam tendo preconceito, exercitar um pouco a autocrítica, sabe? Não compro nem em 48 parcelas a idéia de toda uma comunidade gay isenta de preconteitos. Basta ver como que gays se tratam entre si quando se consideram diferentes, ursosXsarados, pobresXricas, lindasXfeias etc.

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    1. O preconceito existe em qualquer meio, mas no meio LGBT ninguém fica patrulhando a internet para ofender, agredir gratuitamente, oprimir ou fazer campanha de boicote ao que é publicado dos grupos que são diferentes do seu. Existe um mínimo de respeito, educação e noção do ridículo. São quesitos básicos de cidadania e humanidade que parece faltar para esse pessoal que se diz cristão.

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    2. Vamos com calma. Vc tem razão. Mas é preciso entender toda a dinâmica do grupo.
      É preciso separar a população gay do país dos empresários e oportunistas agindo dentro do grupo de minoria gay.
      Do caminho da sua casa ao trabalho vc esbarra com milhares de gays: pobres, ricos, classe média, afeminados, heteronormativos, transexuais, travestis, sarados, ursos, magros, gordos, peludos, executivos, empregados domésticos, funcionários públicos, lindos, feios, etc...essa é a parcela da popuação gay brasileira, correto? Vc não os vê. No hospital o médico te atendeu sem vc sonhar que ele é gay.

      Os conflitos sociais, que deveriam ser menores dentro de grupos de minoria, entre gays ocorre o inverso: os conflitos são mais acentuados por meio de empresários e "grupinhos de mídia" que de alguma forma lucram com essa segmentação, estratificação social e diferenciação.

      Dentro de clubes e sites específicos para público gay, um grupo de pobres, ricos, classe média, etc....quaquer coisa... tentam definir quem são os gays no Brasil conforme seus interesses financeiros.

      Por isso digo: Não falem por mim tais grupos! Não queiram me representar.

      Olhem os sites: só tem homem branco magro heteronormativo. ABSOLUTAMENTE estereotipados com músculos, veias e tatuagem tribal.
      Quem precisam ser "edificadas" são as afeminadas, as negras, as trans, as travas.
      A nação gay é enorme e nada tem a ver com os AA Acéfalos Anônimos que são 1% do grupo mas que fazem um alarde e baruho como se representassem a totalidade.

      Nesse 1%, vc vai achar maioria de pobres e classe média. Seja em site, na pista ou camarote. É uma mistura de palhaços tentando ganhar um trocado com a cafonice e ignorância.





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    3. Vc vai entender pq dessas diferenças nos coentários desse artigo. Sente antes de começar a ler.

      http://ffw.com.br/noticias/comportamento/universo-aa-empresario-andre-almada-e-jornalista-antonio-trigo-comandam-site-de-lifestyle-gay/

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    4. Existem nichos diferentes. Só isso. Se um gay branco, lindo e blá, blá, blá entra num site de relacionamento trans ou urso ele será gongado e aí? Cada público tem o seu canal. Isso não tem nada a ver com ficar postando em páginas de facebook e instagram de marcas para fazer comentários negativos ou campanha contra outros grupos LGBT. Isso não acontece. Não misture alhos com bugalhos.

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    5. Ai bi, tá bom. Então se junta aos crentelhos e vai lá no insta da close-up para xingar a marca porque os gays da foto são brancos e deveriam ser uma trans japonesa beijando uma sapatão negra para não reforçar esteriótipos. Chama a Zambininha.

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    6. Anônimo 15:46 ficou na fila do black 5 anos e conseguiu, né?

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    7. Fiquei confuso. Certo que o mercado, empresários acabam usando e usufruindo da causa para se promover, mas isso não é algo ruim. Porém, o modelo branco hetero sarado não é exclusividade no meio gay, É também entre heteros. O meio gay, por criar nichos, até que consegue driblar isso. Entre os heteros, os nichos se dão muito pela classe social, há uma enorme aceitação por mulheres obesa entre os menos ricos (os cafuçus adoram), já as ricas são obrigadas a serem magras.
      As vezes, eu questiono a agenda patológica dos militantes em exigir que a publicidade retrate a sociedade como eles entendem que seria justo. É um dos motivos que não apoio nenhum tipo de ideologia socialista ou comunista. Querem ser livres proibindo a liberdade

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    8. Ao anônimo das 16:30: Amore, se você emite suas opiniões e lê as opiniões alheias baseadas em boate gay, que nem é o tema do post, desculpa querido, mas quem queria ter ficado nessa tal fila e desejado esse tal cartão deve ser você. Eu raramente vou em boate, nem sei do que você tá falando. Como diria Valeiska: Keep calm e deixa de recalque.

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    9. Anônimo 17:35. O tema clube gay foi levantado pq o anônimo 14:12 havia perguntado pq entre gays a discriminação entre os supostos grupos: "feiasxbonitas", "incluidasxexcluidas", "ursosxbarbies", "pintosasxheteronormativas", "pobresxricas" , etc... é tão frequente.
      O conceito de "rica" entre os gays é bastante diverso do resto da população e do que define o dicionário Aurélio. Para os gays, um gay executivo de uma empresa seria "rica".
      Achamos sempre a uma forma de nos discriminarmos. Muito mais que os heteros se discriminam entre eles.

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  6. Oh mio babbino caro
    Pastor cospe na boca de fiel: Será que ao menos estava usando close-up rs
    https://www.youtube.com/watch?v=kCf7bZAfSOQ

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  7. Fora do grupo q frequenta clubes gays a discriminação ocorre como em qualquer outro grupo. Dentro do grupo de gays que frequenta eventos gays, a discriminaçao é escandalosa. Deveria ser o inverso.
    Os responsáveis sao os discriminadores e tb os que se deixam discriminar. Vergonhoso.

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  8. Só gay branco, lindo e jovem beija e tem espaço na mídia?

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    1. Se não for assim as meninas AA vão reclamar que a mídia trata os gays de forma caricata.

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  9. Vamos pensar além da "cidadania por consumo" ou "pink money". Não é só a " comunidade" LGBT que fica magoada, mas boa parte da opinião pública, que vem se tornando antidiscriminatória.

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    1. Exatamente. Já tá cansando esse papo de Pink Money, de só respeitar viado porque viado gasta dinheiro e bla bla. Tem que respeitar os gays, as lésbicas e as trans porque nós somos gente também. É tão difícil assim?

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    2. Claro. Mas muitos gays se vendem fácil para qualquer empresário do pinkmoney que as oferecem um privilégio qualquer, uma pulseirinha vip, um cartão, um artigo em um site, etc...
      Os gays, em geral, ficam totalmente expostos ao ridículo por conta de meia dúzia de empresários, principalmente donos de clubes. Não estamos misturando alho com bugalhos como muitos dizem. Esses assuntos todos tem relação. O público hétero fica totalmente sem entender como ocorrem esses conflitos sociais.

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    3. Vamos parar com esse papo de pink money gente. É money apenas e ponto final. Chatíssimo isso já.

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  10. Tempos modernos. Toda essa cultura de gays supostamente "ricas" virou uma cultura lixo.

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    1. E não sei onde estão esses tais gays mais ricos que a média. Só vejo quebrado pagando de poser.

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    2. Isso é uma lenda. Gays tem realmente menos custos mas ganham muito menos que os héteros na média.

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  11. Doritos lança salgadinho nas cores do arco-íris em apoio às causas LGBT http://pausadramatica.com.br/2015/09/17/doritos-lanca-salgadinho-nas-cores-do-arco-iris-para-apoiar-causa-lgbt

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    1. Já tenho um post pronto sobre este assunto. Vou postar amanhã.

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    2. KKKKKKK Tudo que é para gay agora é escondido na internet. Foto gay no instagram da Close Up, comercial com casal gay no Youtube, salgadinho Doritos vendido só pela internet... Foi aberto um gueto gay na rede.

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  12. Um empresário da noite disse claramente que mostrar gays caricatos no site não ajuda em causas gays. Já começamos atacar um preconceito criando outro. O importante é não incomodar as bonitas...

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  13. Acho muito cafona produtos feitos para gays. Não coloco nada no meu corpo que seja direcionado ao público gay mesmo sendo eu gay. Aquelas sungas das circuits são horríveis. E os empresários que tanto querem estimular o pink money ( que termo velho) tb não usam esses produtos que seus seguidores tanto apreciam...e a marca da mama...chesus.

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